26835 - L'EXPRESSION AUTHENTIQUE: Introdução à Língua Francesa
Ano Base: 2025Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: Aula 1 (14/01/2025): Apresentação do curso e como saudar as pessoas Aula 2 (15/01/2025): Apresentar-se (dizer o nome, pronomes pessoais e verbo s'appeler) Aula 3 (21/01/2025): Apresentar-se (idade, verbos ÊTRE e AVOIR) Aula 4 (22/01/2025): Apresentar-se (dizer a profissão, a nacionalidade) Aula 5 (28/01/2025): Apresentar o outro (dizer o nome, a idade, a nacionalidade e a profissão) Aula 6 ( 29/01/2025): Negação simples: ne¿pas; moi aussi, moi non plus Aula 7 (04/02/2025): Exprimir seus gostos e preferências (dizer do que gosta) Aula 8 (05/02/2025): Exprimir seus gostos e preferências (dizer do que não gosta)
Objetivos e Resultados Esperados: Objetivo Geral: introduzir a língua e a cultura francófona a interessados, a partir de uma abordagem dos aspectos linguísticos, comunicativos e socioculturais do idioma, considerando as diferentes competências do nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR). Objetivos Específicos: 1- Apresentar elementos fonológicos, morfológicos e semântico-sintáticos da língua francesa; 2- Desenvolver habilidades comunicativas para apresentar-se, pedir informações e utilizar formas de polidez 3- Compreender elementos culturais que permeiam a francofonia e a língua francesa nos diversos territórios em que ela foi adotada e a relação do idioma com diferentes hábitos e costumes.
Justificativas: O curso visa possibilitar ao participante expressar-se autenticamente, interagir com manifestações culturais ou mesmo satisfazer o desejo pessoal do aluno de iniciar o aprendizado de uma nova língua.
Metodologias: Os encontros serão viabilizados de forma síncrona por meio da plataforma Google Meet. As aulas serão ministradas majoritariamente em francês. Os conteúdos serão extraídos de livros didáticos e de outras fontes, como documentos autênticos, e serão apresentados de forma progressiva a partir de atividades orais e escritas que permitam aos alunos mobilizarem suas novas aquisições.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: I. Comunicação: apresentar-se e apresentar o outro; dar ou pedir informações pessoais (idade, nacionalidade, nome); expressar gostos e preferências; Cumprimentar e despedir-se . II. Conteúdos Linguísticos: adjetivos de nacionalidade; adjetivos possessivos; a negação simples (ne¿pas) e a negação com "moi...aussi" e "moi... non plus"; artigos definidos; léxico de profissões; nomes de cidades e países; números ordinais; preposições antes dos nomes de países e cidades; pronomes pessoais; pronomes tônicos; verbos aimer, adorer, être, avoir, détester, s'appeler, habiter, préférer. III. Conteúdos Socioculturais: a polidez: les formules de politesse; Formas de tratamento: tutoiement et vouvoiement/nome e sobrenome; a Francofonia.
Referências (bibliográficas e outras): BERTET, A. et al. Alter Ego + 1. Paris: Hachette, 2012 CHAHI, F. et al. Défi. Méthode de français: livre d¿élève. Editions Maison des langues: Paris, 2020. CARRIÓN, A.; GAUCHER, L.; KHARBACHE, L. A Plus 1. Méthode de français pour adolescents: livre d¿élève. 1ª ed, Maison des Langues: Paris, 2015. Conte Moi. Disponível em: https://www.conte-moi.net/ DURRENBERGER, Vincent. Podcast Français Facile. Yokohama, 2012. Disponível em: www.podcastfrancaisfacile.com. ROBERT, ROSEN et REINHARD. Faire Classe en FLE. Paris: Hachette TV5 Monde. Apprendre avec TV5 Monde. Disponível em: https://apprendre.tv5monde.com/fr. TV5 Monde. Paroles de clips. Disponível em: https://enseigner.tv5monde.com/fiches-pedagogiques-fle/paroles-de-clips. GRÉGOIRE, Maïa; MERLO, Gracia. Grammaire progressive du Français: niveau débutant. 3e édition. Paris: CLE International.
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: A avaliação acontecerá por meio de produção escrita e oral ao longo do curso, como forma de tarefa durante as aulas. Para fazer jus ao certificado, o participante deverá cumprir um mínimo de 70% de frequência.
Estratégias de Divulgação: Catálogo Siex e redes sociais.
Recursos didáticos: Sala de aula Google Meet; slides com conteúdos; Documentos autênticos: áudio, vídeos, jornais.
Ementa: O minicurso pretende proporcionar ao participante uma introdução à língua francesa e à cultura francófona, possibilitando a aquisição de habilidades iniciais de comunicação em situações cotidianas, bem como a interação com manifestações socioculturais e documentos autênticos.