26881 - O basiquito para viagens
Ano Base: 2025Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: 1. Identificação do Curso: O basiquito para viagens - Período: 17/01/2025 a 14/02/2025 - Modalidade: Não presencial - Plataforma: Google Meet (link será enviado às pessoas inscritas) - Carga horária total: 12 horas - Público-alvo: Jovens e adultos. 2. Objetivos - o curso visa proporcionar uma aproximação inicial à língua espanhola e à cultura de povos hispano-falantes e ao mesmo tempo servir de campo de prática supervisionada para futuras/os docentes de espanhol. 3. Metodologia - Os conteúdos serão desenvolvidos seguindo uma metodologia que prevê a participação ativa das/dos estudantes, o diálogo colaborativo e a realização de tarefas significativas que conduzam à construção do conhecimento. A carga horária de 12 horas será dividida entre encontros síncronos (7h30) e atividades assíncronas (4h30). 4. Avaliação: a avaliação será processual e não serão atribuídas notas às/aos participantes. Para ser considerada aprovada, a pessoa deverá ter a frequência mínima de 75% dos encontros síncronos e realizar pelo menos 75% das atividades assíncronas. 5. Recursos Didáticos: serão utilizadas as ferramentas disponíveis no aplicativo Google Meet, bem como materiais audiovisuais, como apresentações em slides, vídeos e aplicativos para interação, e materiais de leitura complementar disponibilizados previamente aos alunos.
Objetivos e Resultados Esperados: O curso tem por objetivo apresentar aspectos da língua espanhola para estudantes que não tenham nenhum conhecimento prévio do idioma. Ao final do curso, é esperado que os alunos sejam capazes de participar das seguintes práticas usando a língua espanhola: cumprimentar e se despedir; se apresentar; perguntar e dar informações sobre como chegar a determinados lugares; descrever objetos e falar sobre gostos pessoais.
Justificativas: Este curso, de curta duração e gratuito, tem como público-alvo pessoas interessadas em iniciar uma aproximação com a língua espanhola e com as culturas dos países hispano-falantes. Trata-se de uma ação de extensão universitária que busca contribuir para a democratização do acesso ao ensino de línguas e ao fortalecimento do vínculo entre a universidade pública e a sociedade. Além de beneficiar os participantes externos, o curso também se configura como um espaço pedagógico para o exercício da prática docente das/os licenciandos da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Espanhol II. Sob a orientação e supervisão das professoras responsáveis, as/os futuras/os professoras/es têm a oportunidade de planejar, ministrar e avaliar atividades de ensino em um ambiente real, desenvolvendo competências didático-pedagógicas fundamentais para sua formação profissional. Dessa forma, o curso cumpre uma dupla função: promover um primeiro passo no aprendizado da língua espanhola e contribuir para a qualificação docente, consolidando o papel da universidade como promotora de conhecimento e agente transformador da realidade social.
Metodologias: O curso terá uma carga horária de 12 horas dividida entre atividades síncronas (7 horas e 30 minutos) e assíncronas (4 horas e 30 minutos). No desenvolvimento dos conteúdos durante os encontros síncronos, estão previstos os seguintes passos com objetivos distintos: (i) introdução ao tema das aulas a partir de diferentes gêneros e com atividades breves que visem contextualizar o que será abordado; (ii) apresentação dos conteúdos com estratégias e recursos que proporcionem a participação e o diálogo para a construção coletiva do conhecimento; (iii) atividades de prática individual ou em pequenos grupos; (iv) formalização e socialização dos resultados das atividades de prática; (v) síntese do que foi abordado e orientações para as ações seguintes e atividades assíncronas. Os materiais e orientações serão compartilhados com as/os participantes usando ferramentas digitais tais como Google Classroom, WhatsApp ou Google Drive. A escolha dependerá de acordos com o grupo, conforme as particularidades de cada um.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Aula 1 - Conociendo la lengua / Apresentação do curso e do programa / Situação comunicativa: consultar a reserva de um hotel. Objetivos: levar as/os estudantes a reconhecer e reproduzir os sons da língua espanhola, ser capaz de soletrar o próprio nome; reconhecer os verbos ser e ter; conhecer o alfabeto, os números em espanhol, fórmulas para cumprimentar e se despedir Aula 2 - Conociendo la gente: Situação comunicativa: fazer amigos em um país extranjeiro. Objetivos: levar as/os estudantes a serem capazes de dizer quem são, de onde são e reconhecer contextos de fala mais ou menos formais; a conhecer os usos e os modelos de conjugação de alguns verbos regulares e dos irregulares mais frequentes (ser/estar) no presente do indicativo; bem como léxico de nacionalidades, profissões e estudos. Aula 3 - ¿Dónde voy? Situação comunicativa: perguntar como se chega a um lugar. Objetivos: levar as/os estudantes a serem capazes de perguntar e responder a pergunta ¿¿cómo llego a¿?¿; reconhecer e usar os verbos ir, vir e outros verbos de movimento, preposições de lugar, direções e meios de transporte. Aula 4 - ¿Cómo describo? Situação comunicativa: Visitando um museu Objetivos: levar as/os estudantes a serem capazes de descrever um objeto ou falar de uma obra de arte; a usar muy y mucho e verbos relacionados à descrição; bem como conhecer léxico relacionado a formas, cores e tipos de arte. Aula 5 - Mis gustos - Situação comunicativa: conversando com amigos / Encerramento do curso. Objetivos: levar as/os estudantes a serem capazes de expressar seus gostos sobre alimentos durante uma conversa; a usar os recursos linguísticos como verbos relacionados a impressões pessoais, intensificadores, adjetivos, bem como o léxico relacionado a alimentos..
Referências (bibliográficas e outras): - Alonso, Encina. Soy profesor/a: Aprender a enseñar, Vol. 2. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 2012. - Giovannini, A. Martín Peris, E. Rodríguez, M. Simón, T. Profesor en acción, Vol. 2, 1er ed. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 1996. - Ortale, F. L., Ferri, S. A. C., Silva, M. A. R. e. (2021). A Pedagogia Pós-Método: o ensino de línguas como compromisso político para além da sala de aula, Revista De Italianística, 42, 176-189. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p176-189
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: A avaliação será processual e não serão atribuídas notas às/aos participantes. Para ser considerada aprovada, a pessoa deverá ter a frequência mínima de 75% dos encontros síncronos e realizar pelo menos 75% das atividades assíncronas.
Estratégias de Divulgação: O curso será divulgado por meio de postagens nas redes sociais do curso de Letras - Espanhol e da EFLCH, bem como no site da referida Escola.
Recursos didáticos: Serão utilizadas as ferramentas disponíveis no aplicativo Google Meet, bem como materiais audiovisuais, como apresentações em slides, vídeos e aplicativos para interação, e materiais de leitura complementar disponibilizados previamente aos alunos.
Ementa: Curso de espanhol de curta duração de nível inicial na modalidade não presencial tendo como público-alvo a comunidade em geral. Iniciativa ligada ao Estágio Curricular Supervisionado em Espanhol II para aproximação do público-alvo à língua espanhola e à cultura dos países hispano-falantes, bem como para o exercício da prática docente às/aos licenciandas/os que ministram o curso sob orientação e supervisão das professoras responsáveis pela UC de Estágio. Trabalho desenvolvido tendo viagens por países hispano-falantes como contexto temático.