26890 - "Hablando de mí": introdução ao espanhol
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: 1. Identificação do Curso: "Hablando de mí": introdução ao espanhol - Período: 18/01/2025 a 15/02/2025 - Modalidade: Não presencial - Plataforma: Google Meet (link será enviado às pessoas inscritas) - Carga horária total: 12 horas - Público-alvo: Jovens e adultos. 2. Objetivos - o curso visa proporcionar uma aproximação inicial à língua espanhola e à cultura de povos hispano-falantes e ao mesmo tempo servir de campo de prática supervisionada para futuras/os docentes de espanhol. 3. Metodologia - Os conteúdos serão desenvolvidos seguindo uma metodologia que prevê a participação ativa das/dos estudantes, o diálogo colaborativo e a realização de tarefas significativas que conduzam à construção do conhecimento. A carga horária de 12 horas será dividida entre encontros síncronos (7h30) e atividades assíncronas (4h30). 4. Avaliação: a avaliação será processual e não serão atribuídas notas às/aos participantes. Para ser considerada aprovada, a pessoa deverá ter a frequência mínima de 75% dos encontros síncronos e realizar pelo menos 75% das atividades assíncronas. 5. Recursos Didáticos: serão utilizadas as ferramentas disponíveis no aplicativo Google Meet, bem como materiais audiovisuais, como apresentações em slides, vídeos e aplicativos para interação, e materiais de leitura complementar disponibilizados previamente aos alunos.
Objetivos e Resultados Esperados: Introduzir os/as participantes à língua espanhola e cultura dos países de língua espanhola, especificamente, a partir das temáticas de: apresentações pessoais, expressão de sentimentos, expressão de gostos e preferências; trabalhando a capacidade para falar/escrever sobre si mesmo/a em língua espanhola e considerando o diálogo intercultural do Brasil com comunidades hispanófonas.
Justificativas: Este curso, de curta duração e gratuito, tem como público-alvo pessoas interessadas em iniciar uma aproximação com a língua espanhola e com as culturas dos países hispano-falantes. Trata-se de uma ação de extensão universitária que busca contribuir para a democratização do acesso ao ensino de línguas e ao fortalecimento do vínculo entre a universidade pública e a sociedade. Além de beneficiar os participantes externos, o curso também se configura como um espaço pedagógico para o exercício da prática docente das/os licenciandos da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Espanhol II. Sob a orientação e supervisão das professoras responsáveis, as/os futuras/os professoras/es têm a oportunidade de planejar, ministrar e avaliar atividades de ensino em um ambiente real, desenvolvendo competências didático-pedagógicas fundamentais para sua formação profissional. Dessa forma, o curso cumpre uma dupla função: promover um primeiro passo no aprendizado da língua espanhola e contribuir para a qualificação docente, consolidando o papel da universidade como promotora de conhecimento e agente transformador da realidade social.
Metodologias: O curso terá uma carga horária de 12 horas dividida entre atividades síncronas (7 horas e 30 minutos) e assíncronas (4 horas e 30 minutos). No desenvolvimento dos conteúdos durante os encontros síncronos, estão previstos os seguintes passos com objetivos distintos: (i) introdução ao tema das aulas a partir de diferentes gêneros e com atividades breves que visem contextualizar o que será abordado; (ii) apresentação dos conteúdos com estratégias e recursos que proporcionem a participação e o diálogo para a construção coletiva do conhecimento; (iii) atividades de prática individual ou em pequenos grupos; (iv) formalização e socialização dos resultados das atividades de prática; (v) síntese do que foi abordado e orientações para as ações seguintes e atividades assíncronas. Os materiais e orientações serão compartilhados com as/os participantes usando ferramentas digitais tais como Google Classroom, WhatsApp ou Google Drive. A escolha dependerá de acordos com o grupo, conforme as particularidades de cada um.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: MÓDULO 1 - Apresentação do contexto intercultural e Princípios de fonética - Noções de língua espanhola, partindo de um ponto de vista decolonial. - Países cujo idioma oficial é o espanhol; - Diferentes modos de falar espanhol. - Reconhecimento de alguns dos sons do espanhol que mais se diferem dos da língua portuguesa MÓDULO 2 - Apresentação - Recursos linguísticos para se apresentar em língua espanhola; - Interação oral em diferentes contextos sociais (turismo, trabalho, consulta médica, etc.) com o objetivo comunicativo de se apresentar em língua espanhola. MÓDULO 3 - Preferências - Vocabulário e estruturas gramaticais para expressar preferências em língua espanhola; - Expressão de gostos e preferências com o verbo ¿gustar¿ e ¿encantar¿. - Interação oral em contexto de debate com o objetivo comunicativo de expressar gostos e preferências em língua espanhola. - Escrita de entrada de diário pessoal em língua espanhola. MÓDULO 4 - Sentimentos - Vocabulário e estruturas gramaticais para expressar sentimentos, emoções e estados de ânimo em língua espanhola; - Escrita de uma entrada de blog em língua espanhola. MÓDULO 5 - Revisão dos módulos e Práticas Comunicativas - Revisão dos conteúdos dos módulos anteriores; - Interação oral e escrita no contexto escolar/universitário, das interações na web (redes sociais) e de viagens.
Referências (bibliográficas e outras): - Alonso, Encina. Soy profesor/a: Aprender a enseñar, Vol. 2. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 2012. - Giovannini, A. Martín Peris, E. Rodríguez, M. Simón, T. Profesor en acción, Vol. 2, 1er ed. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 1996. - Ortale, F. L., Ferri, S. A. C., Silva, M. A. R. e. (2021). A Pedagogia Pós-Método: o ensino de línguas como compromisso político para além da sala de aula, Revista De Italianística, 42, 176-189. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p176-189
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: A avaliação será processual e não serão atribuídas notas às/aos participantes. Para ser considerada aprovada, a pessoa deverá ter a frequência mínima de 75% dos encontros síncronos e realizar pelo menos 75% das atividades assíncronas.
Estratégias de Divulgação: O curso será divulgado por meio de postagens nas redes sociais do curso de Letras - Espanhol e da EFLCH, bem como no site da referida Escola.
Recursos didáticos: Serão utilizadas as ferramentas disponíveis no aplicativo Google Meet, bem como materiais audiovisuais, como apresentações em slides, vídeos e aplicativos para interação, e materiais de leitura complementar disponibilizados previamente aos alunos.
Ementa: Curso de espanhol de curta duração de nível inicial na modalidade não presencial tendo como público-alvo a comunidade em geral. Iniciativa ligada ao Estágio Curricular Supervisionado em Espanhol II para aproximação do público-alvo à língua espanhola e à cultura dos países hispano-falantes, bem como para o exercício da prática docente às/aos licenciandas/os que ministram o curso sob orientação e supervisão das professoras responsáveis pela UC de Estágio. Trabalho desenvolvido tendo a capacidade para falar/escrever sobre si mesmo/a como contexto temático.