SIEX - Sistema de Informações de Extensão

26892 - Próxima parada: ¡América Latina!
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: 1. Identificação do Curso: Próxima parada: ¡América Latina! - Período: 18/01/2025 a 15/02/2025 - Modalidade: Não presencial - Plataforma: Google Meet (link será enviado às pessoas inscritas) - Carga horária total: 12 horas - Público-alvo: Jovens e adultos. 2. Objetivos - o curso visa proporcionar uma aproximação inicial à língua espanhola e à cultura de povos hispano-falantes e ao mesmo tempo servir de campo de prática supervisionada para futuras/os docentes de espanhol. 3. Metodologia - Os conteúdos serão desenvolvidos seguindo uma metodologia que prevê a participação ativa das/dos estudantes, o diálogo colaborativo e a realização de tarefas significativas que conduzam à construção do conhecimento. A carga horária de 12 horas será dividida entre encontros síncronos (7h30) e atividades assíncronas (4h30). 4. Avaliação: a avaliação será processual e não serão atribuídas notas às/aos participantes. Para ser considerada aprovada, a pessoa deverá ter a frequência mínima de 75% dos encontros síncronos e realizar pelo menos 75% das atividades assíncronas. 5. Recursos Didáticos: serão utilizadas as ferramentas disponíveis no aplicativo Google Meet, bem como materiais audiovisuais, como apresentações em slides, vídeos e aplicativos para interação, e materiais de leitura complementar disponibilizados previamente aos alunos.

Objetivos e Resultados Esperados: Este minicurso tem como objetivo introduzir jovens e adultos à Língua Espanhola de forma dinâmica e envolvente, explorando o tema ¿Viagens pela América Latina¿. O curso, destinado a iniciantes, busca despertar o interesse dos(as) participantes pela língua ao mesmo tempo em que promove uma apresentação da diversidade cultural e histórica de países latino-americanos. Por meio de atividades interativas e contextualizadas, os(as) estudantes serão incentivados(as) a conhecer vocabulário e estruturas gramaticais para que sejam capazes de: apresentar-se, pedir informações e orientações em contextos como aeroportos, restaurantes, passeios, etc., em língua espanhola.

Justificativas: Este curso, de curta duração e gratuito, tem como público-alvo pessoas interessadas em iniciar uma aproximação com a língua espanhola e com as culturas dos países hispano-falantes. Trata-se de uma ação de extensão universitária que busca contribuir para a democratização do acesso ao ensino de línguas e ao fortalecimento do vínculo entre a universidade pública e a sociedade. Além de beneficiar os participantes externos, o curso também se configura como um espaço pedagógico para o exercício da prática docente das/os licenciandos da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Espanhol II. Sob a orientação e supervisão das professoras responsáveis, as/os futuras/os professoras/es têm a oportunidade de planejar, ministrar e avaliar atividades de ensino em um ambiente real, desenvolvendo competências didático-pedagógicas fundamentais para sua formação profissional. Dessa forma, o curso cumpre uma dupla função: promover um primeiro passo no aprendizado da língua espanhola e contribuir para a qualificação docente, consolidando o papel da universidade como promotora de conhecimento e agente transformador da realidade social.

Metodologias: O curso terá uma carga horária de 12 horas dividida entre atividades síncronas (7 horas e 30 minutos) e assíncronas (4 horas e 30 minutos). No desenvolvimento dos conteúdos durante os encontros síncronos, estão previstos os seguintes passos com objetivos distintos: (i) introdução ao tema das aulas a partir de diferentes gêneros e com atividades breves que visem contextualizar o que será abordado; (ii) apresentação dos conteúdos com estratégias e recursos que proporcionem a participação e o diálogo para a construção coletiva do conhecimento; (iii) atividades de prática individual ou em pequenos grupos; (iv) formalização e socialização dos resultados das atividades de prática; (v) síntese do que foi abordado e orientações para as ações seguintes e atividades assíncronas. Os materiais e orientações serão compartilhados com as/os participantes usando ferramentas digitais tais como Google Classroom, WhatsApp ou Google Drive. A escolha dependerá de acordos com o grupo, conforme as particularidades de cada um.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Módulo 1: Introdução ao curso (Bienvenidos/as) - Saudações e apresentações pessoais em língua espanhola; - Léxico e estruturas gramaticais em língua espanhola para o planejamento e organização de viagens; - Compreensão de textos orais e escritos a respeito de planejamento e organização de viagens, pertencentes a diferentes gêneros, tais como: podcast, cena de filme ou série, post de blog, etc. Módulo 2: Aeroporto - Léxico relacionado ao aeroporto e trâmites de viagens internacionais; - Verbos de movimento, como: llegar (chegar), ir (ir), salir (sair), volver (voltar); - Compreensão de textos orais e escritos a respeito de itinerários, meios de transporte e pontos turísticos do México, pertencentes a diferentes gêneros, tais como: podcast, cena de filme ou série, post de blog, etc. - Interação oral em língua espanhola em situações de aeroporto, tais como: pedir informações, entender avisos e comunicar necessidades básicas neste contexto em espanhol. Módulo 3: Primer país - Llegada a México - Descrição de pratos típicos mexicanos em língua espanhola; - Expressão de preferências alimentares em língua espanhola; - Compreensão de textos orais e escritos a respeito de pratos e comidas típicas mexicanas, pertencentes a diferentes gêneros, tais como: podcast, cena de filme ou série, post de blog, etc. - Interação oral em língua espanhola em situações de restaurante, tais como: fazer pedidos, pedir esclarecimentos e agradecer. Módulo 4: Segundo país - Viajando a Porto Rico - Compreensão de textos orais e escritos a respeito da relação entre música e identidade cultural em Porto Rico, pertencentes a diferentes gêneros, tais como: podcast, cena de filme ou série, post de blog, etc. - Expressão de experiências pessoais relacionadas à música e de preferências musicais em língua espanhola, incorporando variações linguísticas como "flipar" e "perrear". - Verbos conocer (conhecer), gustar (gostar) e descubrir (descobrir) aplicados ao contexto de repertório musical, cultura e viagens. Módulo 5: Tercero y cuarto país - Viajando a Colombia y Argentina - Descrição e comparação dos ritmos Tango e Cumbia; - Léxico sobre dança e movimentos rítmicos, como "bailar" (dançar), "moverse" (mover), "deslizar" (deslizar), "girar" (virar), "pisar" (pisar), "acompañar" (acompanhar), "perrear", "frenético"/"lento"; - Compreensão de textos orais e escritos a respeito do gênero musical do tango na Argentina e da cumbia na Colômbia, pertencentes a diferentes gêneros, tais como: podcast, cena de filme ou série, post de blog, etc.; - Diálogos sobre eventos musicais na Colômbia e Argentina.

Referências (bibliográficas e outras): - Alonso, Encina. Soy profesor/a: Aprender a enseñar, Vol. 2. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 2012. - Giovannini, A. Martín Peris, E. Rodríguez, M. Simón, T. Profesor en acción, Vol. 2, 1er ed. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 1996. - Ortale, F. L., Ferri, S. A. C., Silva, M. A. R. e. (2021). A Pedagogia Pós-Método: o ensino de línguas como compromisso político para além da sala de aula, Revista De Italianística, 42, 176-189. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p176-189

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: A avaliação será processual e não serão atribuídas notas às/aos participantes. Para ser considerada aprovada, a pessoa deverá ter a frequência mínima de 75% dos encontros síncronos e realizar pelo menos 75% das atividades assíncronas.

Estratégias de Divulgação: O curso será divulgado por meio de postagens nas redes sociais do curso de Letras - Espanhol e da EFLCH, bem como no site da referida Escola.

Recursos didáticos: Serão utilizadas as ferramentas disponíveis no aplicativo Google Meet, bem como materiais audiovisuais, como apresentações em slides, vídeos e aplicativos para interação, e materiais de leitura complementar disponibilizados previamente aos alunos.

Ementa: Curso de espanhol de curta duração de nível inicial na modalidade não presencial tendo como público-alvo a comunidade em geral. Iniciativa ligada ao Estágio Curricular Supervisionado em Espanhol II para aproximação do público-alvo à língua espanhola e à cultura dos países hispano-falantes, bem como para o exercício da prática docente às/aos licenciandas/os que ministram o curso sob orientação e supervisão das professoras responsáveis pela UC de Estágio. Trabalho desenvolvido tendo viagens por países hispano falantes como contexto temático.