26920 - Noções do mundo hispânico: sons, palavras e culturas
Ano Base: 2025Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: 1. Identificação do Curso: Noções do mundo hispânico: sons, palavras e cultura - Período: 14/01/2025 a 11/02/2025 (terças-feiras) das 17h00 às 18h30 - Modalidade: Não presencial - Plataforma: Google Meet (link será enviado às pessoas inscritas) - Carga horária total: 12 horas (7h30 encontros síncronos + 4h30 de atividades assíncronas) - Público-alvo: Jovens e adultos. 2. Objetivos - o curso visa proporcionar uma aproximação inicial à língua espanhola e à cultura de povos hispano-falantes e ao mesmo tempo servir de campo de prática supervisionada para futuras/os docentes de espanhol. 3. Metodologia - Os conteúdos serão desenvolvidos seguindo uma metodologia que prevê a participação ativa das/dos estudantes, o diálogo colaborativo e a realização de tarefas significativas que conduzam à construção do conhecimento. 4. Avaliação: a avaliação será processual e não serão atribuídas notas às/aos participantes. Para ser considerada aprovada, a pessoa deverá ter a frequência mínima de 75% dos encontros síncronos e realizar pelo menos 75% das atividades assíncronas. 5. Recursos Didáticos: serão utilizadas as ferramentas disponíveis no aplicativo Google Meet, bem como materiais audiovisuais, como apresentações em slides, vídeos e aplicativos para interação, e materiais de leitura complementar disponibilizados previamente aos alunos.
Objetivos e Resultados Esperados: O curso *Noções do Mundo Hispânico: sons, palavras e culturas* tem como propósito introduzir as/os participantes à língua e à cultura hispânica, explorando as semelhanças e diferenças da língua espanhola em relação ao português brasileiro para apresentar noções sobre o funcionamento da língua. Objetiva também proporcionar conhecimentos para a comunicação no cotidiano, com um enfoque interativo/comunicativo, enfocando a diversidade linguística e cultural dos países hispano-falantes.
Justificativas: Este curso, de curta duração e gratuito, tem como público-alvo pessoas interessadas em iniciar uma aproximação com a língua espanhola e com as culturas dos países hispano-falantes. Trata-se de uma ação de extensão universitária que busca contribuir para a democratização do acesso ao ensino de línguas e ao fortalecimento do vínculo entre a universidade pública e a sociedade. Além de beneficiar os participantes externos, o curso também se configura como um espaço pedagógico para o exercício da prática docente das/os licenciandos da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Espanhol II. Sob a orientação e supervisão das professoras responsáveis, as/os futuras/os professoras/es têm a oportunidade de planejar, ministrar e avaliar atividades de ensino em um ambiente real, desenvolvendo competências didático-pedagógicas fundamentais para sua formação profissional. Dessa forma, o curso cumpre uma dupla função: promover um primeiro passo no aprendizado da língua espanhola e contribuir para a qualificação docente, consolidando o papel da universidade como promotora de conhecimento e agente transformador da realidade social.
Metodologias: O curso terá uma carga horária dividida entre atividades síncronas e assíncronas. No desenvolvimento dos conteúdos durante os encontros síncronos, estão previstos os seguintes passos com objetivos distintos: (i) introdução ao tema das aulas a partir de diferentes gêneros e com atividades breves que visem contextualizar o que será abordado; (ii) apresentação dos conteúdos com estratégias e recursos que proporcionem a participação e o diálogo para a construção coletiva do conhecimento; (iii) atividades de prática individual ou em pequenos grupos; (iv) formalização e socialização dos resultados das atividades de prática; (v) síntese do que foi abordado e orientações para as ações seguintes. Os materiais e orientações serão compartilhados com as/os participantes usando ferramentas digitais tais como Google Classroom, WhatsApp ou Google Drive. A escolha dependerá de acordos com o grupo, conforme as particularidades de cada um.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Módulo 1 - Espanhol ou Castelhano? Refletir sobre a ¿dicotomia¿ espanhol ou castelhano. Identificar e praticar as principais diferenças fonológicas entre o espanhol e o português. Apresentar e desenvolver habilidades para realizar diálogos simples, como cumprimentar, apresentar-se e despedir-se. Módulo 2 ¿ Interação e distâncias social Apresentar a variedade linguística do espanhol da Colômbia por meio de um recorte do gênero telenovela (Yo soy Betty la fea). Refletir sobre as diferenças no uso de pronomes de tratamento (¿tú¿ x ¿usted¿) e como isso afeta a conjugação verbal, considerando contextos de respeito, hierarquia ou de proximidade e intimidade. Apresentar os pronomes pessoais e possessivos. Módulo 3 - Expressão de Gostos e Preferências Explorar cenas da telenovela Yo soy Betty la fea para trabalhar o presente do indicativo através da observação de como os verbos são usados em contextos cotidianos. Introduzir recursos linguísticos para expressar gostos e preferências através das música ¿Me gustas tú¿ e ¿A mí me gustan las hamburguesas¿. Módulo 4- Quem sou eu? Apresentar os dados pessoais a partir da análise do gênero perfil pessoal. Introduzir o léxico a respeito de descrições físicas. Orientações para a atividade final. Módulo 5- Finalização do curso Apresentação da atividade final. Finalização do curso.
Referências (bibliográficas e outras): - Alonso, Encina. Soy profesor/a: Aprender a enseñar, Vol. 2. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 2012. - Giovannini, A. Martín Peris, E. Rodríguez, M. Simón, T. Profesor en acción, Vol. 2, 1er ed. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 1996. - Ortale, F. L., Ferri, S. A. C., Silva, M. A. R. e. (2021). A Pedagogia Pós-Método: o ensino de línguas como compromisso político para além da sala de aula, Revista De Italianística, 42, 176-189. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p176-189
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: A avaliação será processual e não serão atribuídas notas às/aos participantes. Para ser considerada aprovada, a pessoa deverá ter a frequência mínima de 75% dos encontros síncronos e realizar pelo menos 75% das atividades assíncronas.
Estratégias de Divulgação: O curso será divulgado por meio de postagens nas redes sociais do curso de Letras - Espanhol e da EFLCH, bem como no site da referida Escola.
Recursos didáticos: Serão utilizadas as ferramentas disponíveis no aplicativo Google Meet, bem como materiais audiovisuais, como apresentações em slides, vídeos e aplicativos para interação, e materiais de leitura complementar disponibilizados previamente aos alunos.
Ementa: Curso de espanhol de curta duração de nível inicial na modalidade não presencial tendo como público-alvo a comunidade em geral. Iniciativa ligada ao Estágio Curricular Supervisionado em Espanhol II para aproximação do público-alvo à língua espanhola e à cultura dos países hispano-falantes, bem como para o exercício da prática docente às/aos licenciandas/os que ministram o curso sob orientação e supervisão das professoras responsáveis pela UC de Estágio. Trabalho desenvolvido tendo situações da vida cotidiana como contexto temático.