26921 - Arte e língua: um encontro com a cultura hispano-falante
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: 1. Identificação do Curso: Arte e língua: um encontro com a cultura hispano-falante - Período: 17/01/2025 a 14/02/2025 (sextas-feiras) das 17h00 às 18h30 - Modalidade: Não presencial - Plataforma: Google Meet (link será enviado às pessoas inscritas) - Carga horária total: 12 horas - Público-alvo: Jovens e adultos. 2. Objetivos - o curso visa proporcionar uma aproximação inicial à língua espanhola e à cultura de povos hispano-falantes e ao mesmo tempo servir de campo de prática supervisionada para futuras/os docentes de espanhol. 3. Metodologia - Os conteúdos serão desenvolvidos seguindo uma metodologia que prevê a participação ativa das/dos estudantes, o diálogo colaborativo e a realização de tarefas significativas que conduzam à construção do conhecimento. 4. Avaliação: a avaliação será processual e não serão atribuídas notas às/aos participantes. Para ser considerada aprovada, a pessoa deverá ter a frequência mínima de 75% dos encontros síncronos e realizar pelo menos 75% das atividades assíncronas. 5. Recursos Didáticos: serão utilizadas as ferramentas disponíveis no aplicativo Google Meet, bem como materiais audiovisuais, como apresentações em slides, vídeos e aplicativos para interação, e materiais de leitura complementar disponibilizados previamente aos alunos.
Objetivos e Resultados Esperados: O curso tem como objetivo apresentar o universo artístico-cultural da cultura hispano-falante, a partir de uma abordagem multimodal. Os conteúdos serão desenvolvidos em cinco módulos, cujos objetivos estão especificados a seguir. Módulo 1: Este módulo tem por objetivo sensibilizar sobre as necessidades e direitos das pessoas migrantes com relação às línguas e culturas de origem e de chegada e desenvolver a habilidade de compreensão auditiva; Módulo 2: Este módulo tem por objetivo estabelecer pontos de contato entre lendas brasileiras e de países hispano-falantes e desenvolver a habilidade da compreensão escrita. Módulo 3: Este módulo tem por objetivo aproximar as/os participantes à vida e obra de Frida Kahlo, como exemplo da produção pictórica hispânica, bem como desenvolver repertório lexical em espanhol referente ao universo pictórico. Módulo 4: Este módulo tem por objetivo aproximar as/os participantes da vida e obra de Manu Chao e proporcionar recursos linguísticos para expressar gostos e preferências. Igualmente desenvolver a habilidade da compreensão escrita e oral. Módulo 5: Este módulo tem por objetivo aproximar as/os participantes da vida e obra do poeta cubano Nicolás Guillén, promover o reconhecimento e sistematização do conhecimento sobre os fonemas da língua espanhola, bem como reforçar as noções de língua e cultura no que se refere às práticas educativas interculturais;
Justificativas: Este curso, de curta duração e gratuito, tem como público-alvo pessoas interessadas em iniciar uma aproximação com a língua espanhola e com as culturas dos países hispano-falantes. Trata-se de uma ação de extensão universitária que busca contribuir para a democratização do acesso ao ensino de línguas e ao fortalecimento do vínculo entre a universidade pública e a sociedade. Além de beneficiar os participantes externos, o curso também se configura como um espaço pedagógico para o exercício da prática docente das/os licenciandos da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Espanhol II. Sob a orientação e supervisão das professoras responsáveis, as/os futuras/os professoras/es têm a oportunidade de planejar, ministrar e avaliar atividades de ensino em um ambiente real, desenvolvendo competências didático-pedagógicas fundamentais para sua formação profissional. Dessa forma, o curso cumpre uma dupla função: promover um primeiro passo no aprendizado da língua espanhola e contribuir para a qualificação docente, consolidando o papel da universidade como promotora de conhecimento e agente transformador da realidade social.
Metodologias: Os conteúdos serão desenvolvidos seguindo uma metodologia que prevê a participação ativa das/dos estudantes, o diálogo colaborativo e a realização de tarefas significativas que conduzam à construção do conhecimento. A carga horária de 12 horas será dividida entre encontros síncronos (7h30) e atividades assíncronas (4h30).
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Módulo 1: Apresentação do curso. Curta-metragem Migrante e as necessidades e direitos de pessoas migrantes; contextos migratórios e contato entre culturas; falsos-cognatos; elementos verbo-visuais que compõem a narrativa do curta-metragem. Módulo 2: Lendas dos povos originários do México e do Peru. Pontos de contato com lendas brasileiras. Recursos linguísticos para falar de sentimentos, emoções e estados de ânimo em espanhol. Módulo 3: Vida e obra de Frida Kahlo. Apresentação do gênero auto-retrato. Léxico sobre o universo pictórico. Visita virtual ao Museu Frida Kahlo. Módulo 4: Vida e obra de Manu Chao. Recursos linguísticos para expressar gostos e preferências. Módulo 5: Vida e obra de Nicolás Guillén e a presença da cultura afrodescendente em seus poemas. Estratégias de reconhecimento de fonemas da língua espanhola, com ênfase no contexto de sua aprendizagem por falantes de português. Encerramento do curso.
Referências (bibliográficas e outras): - Alonso, Encina. Soy profesor/a: Aprender a enseñar, Vol. 2. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 2012. - Giovannini, A. Martín Peris, E. Rodríguez, M. Simón, T. Profesor en acción, Vol. 2, 1er ed. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 1996. - Ortale, F. L., Ferri, S. A. C., Silva, M. A. R. e. (2021). A Pedagogia Pós-Método: o ensino de línguas como compromisso político para além da sala de aula, Revista De Italianística, 42, 176-189. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p176-189
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: A avaliação será processual e não serão atribuídas notas às/aos participantes. Para ser considerada aprovada, a pessoa deverá ter a frequência mínima de 75% dos encontros síncronos e realizar pelo menos 75% das atividades assíncronas.
Estratégias de Divulgação: O curso será divulgado por meio de postagens nas redes sociais do curso de Letras - Espanhol e da EFLCH, bem como no site da referida Escola.
Recursos didáticos: Serão utilizadas as ferramentas disponíveis no aplicativo Google Meet, bem como materiais audiovisuais, como apresentações em slides, vídeos e aplicativos para interação, e materiais de leitura complementar disponibilizados previamente aos alunos.
Ementa: Curso de espanhol de curta duração de nível inicial na modalidade não presencial tendo como público-alvo a comunidade em geral. Iniciativa ligada ao Estágio Curricular Supervisionado em Espanhol II para aproximação do público-alvo à língua espanhola e à cultura dos países hispano-falantes, bem como para o exercício da prática docente às/aos licenciandas/os que ministram o curso sob orientação e supervisão das professoras responsáveis pela UC de Estágio. Trabalho desenvolvido tendo o universo artístico-cultural como contexto temático.