SIEX - Sistema de Informações de Extensão

26927 - Seleção de bombas para aplicações industriais
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: O curso apresenta conceitos sobre bombas industrias (centrífugas e de deslocamento positivo); metodologias de cálculo de altura manométrica total (AMT) e NPSH; guia de seleção do tipo de bomba de acordo com tipo do líquido, vazão e AMT; avaliação de curvas de bombas centrífugas; e estudo de caso. Por se tratar de um curso com alta carga prática (síncrona e assíncrona), a quantidade de participantes é limitada a até 30 pessoas, característica que nos permite garantir que os participantes estarão aptos e preparados para uma imersão nos conceitos apresentados. A 1a edição do Curso terá carga horária de 16 horas, divididas entre atividades síncronas (10 h) e assíncronas (06 h). O formato síncrono será ministrado entre 08 de agosto e 12 de setembro, na sexta-feira das 15.30 às 17.30 h. O formato assíncrono será abordado pelos participantes entre 19 e 26 de setembro. O curso é promovido por docentes e pesquisadores do Departamento de Engenharia Química (DEQ) do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O curso será gratuito e on-line, realizado por meio da plataforma Google Meet. O idioma oficial do curso é o Português.

Objetivos e Resultados Esperados: Aplicar os conceitos de bombas centrífugas e de deslocamento positivo de maneira que o cursante seja capaz de avaliar o tipo mais adequado de bomba a ser usado em aplicações industriais, e também de dialogar tecnicamente com fabricantes de bombas. O cursante terá as ferramentas necessárias para selecionar o modelo e o tamanho de bomba para diversas aplicações industriais.

Justificativas: Bombas são equipamentos presentes em quase todas as indústrias químicas. Todo engenheiro químico em determinado momento de sua atuação profissional se deparará com a necessidade de avaliar o desempenho de uma bomba já existente ou de selecionar uma bomba para um serviço. Apesar de conceitos básicos da operação de bombas serem conhecidos pela maioria dos engenheiros químicos, a seleção de bombas exige análises mais detalhadas quanto ao serviço da bomba como características do líquido bombeado, aspectos de segurança e meio-ambiente, faixa de operação exigida para a bomba, entre outros fatores. O curso proposto tem como objetivo revisar brevemente esses conceitos básicos e abordar os fatores que devem ser analisados para a seleção de bombas.

Metodologias: O curso está dividido no formato síncrono (10 h) e assíncrono (6 h). Durante o formato síncrono, a metodologia utilizada para abordar o desenvolvimento do curso se concentra no método de Estudo de Casos, originário da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas. A estratégia e/ou metodologia têm o intuito de permitir os participantes um contato com problemas reais ou simulados. Esse método possibilita a interação entre os sujeitos da aprendizagem: professor, participantes e conhecimento, objetivando a construção coletiva do conhecimento. Deste modo, a abordagem de estudos de caso consiste em narrativas de situações complexas que necessitam do conhecimento para a tomada de decisão. No curso serão abordados quatro estudos de caso direcionados à seleção de bombas em casos particulares de indústrias químicas. Durante o período assíncrono (prazo para o desenvolvimento de duas semanas), os participantes terão a possibilidade de fazer, experimentar, e testar o desenvolvimento de competências sobre seleção de bombas.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: 1. Identificar os vários tipos de bomba a. Bombas dinâmicas. Bombas centrífugas. Tipos de rotores. Bombas axiais. b. Tipos de bombas de deslocamento positivo (diafragma, pistão, engrenagens, lóbulos, cavidades progressivas, peristáltica, etc.). 2. Leitura de curvas de bombas a. Ponto de shut-off e de runout. Tamanho de rotores. Velocidade de rotação. Ponto de melhor eficiência (BEP) b. Curvas de bombas de deslocamento positivo. c. Curvas de potência e NPSH requerido. 3. Cálculo de vazão, perda de carga e NPSH disponíveis para aplicações. a. Vazão mínima de bombeamento. Vazão de projeto e de operação. b. Cálculo de perda de carga em tubulações, acessórios e equipamentos. c. Cálculo de NPSH disponível para sucção de bombas 4. Acionadores de bombas a. Motores elétricos. Frequência de corrente alternada. Partidas de motores elétricos. b. Variadores de frequência. c. Turbinas. Motores de combustão interna. 5. Vazamento em bombas a. Gaxetas e selos mecânicos b. Bombas de acoplamento eletromagnéticos c. Bombas à prova de vazamento (herméticas) 6. Instalações de bombas em aplicações industriais a. Limitações de vazão de bombas b. Associação de bombas em paralelo e em série 7. Guia de seleção de bombas para aplicações 8. Estudos de Caso

Referências (bibliográficas e outras): 1. Volk, M. (2014). Pump Characteristics and Applications. 3rd Edition. CRC Press 2. Stewart, M. I. (2019). Surface production operations: Pumps and compressors ¿ Volume IV. Gulf Professional Publishing. 3. Coker, A. K. (2007). Ludwig¿s applied process design for chemical and petrochemical plants. 4th Edition. Gulf Professional Publishing. 4. Pontes, R.F.F. (2024). Cooling Towers and Chilled Water Systems. Elsevier

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: 60% de participação nas atividades síncronas e submissão do desenvolvimento assíncrono.

Estratégias de Divulgação: A divulgação será realizada pelos seguintes canais: *E-mail institucional de docentes / colegas em cursos de engenharia química de Brasil e a UNIFESP *Canais oficiais da UNIFESP Redes sociais do ECQV - Grupo de pesquisa - Engenharia de Processos, Catalíticos, Biorrefinaria e Química Verde * Redes sociais (Instagram, LinkedIn)

Recursos didáticos: Dentre os recursos didáticos que permitem o desenvolvimento do curso utilizando a estratégia e/ou metodologia descrita acima, encontra-se: ***Professor***: *Computador *Plataforma Google Classroom *Acesso à internet *Google Classroom ou plataforma integrada para disponibilização e criação de conteúdos, distribuição e avaliação de tarefas e comunicação com os participantes. *Instrumentos didáticos: - Estudo de caso - fluxogramas de processo mostrando o contexto da aplicação de bombas e dados do líquido a ser bombeado *Acesso a software de seleção de bombas dos principais fornecedores de bombas ***Participante*** *Os inscritos selecionado deverão dispor de dispositivo (celular, tablet ou notebook) para realizar os procedimentos que serão ensinados durante as atividades do curso. *Acesso à plataforma Google Classroom *Acesso à internet *Acesso ao Google Classroom do curso, após a confirmação da inscrição. *Dispor de um pacote OpenOffice Excel online *Acrobat Reader ou semelhante para leitura de arquivos em PDF *¿ Acesso a software de seleção de bombas dos principais fornecedores de bombas

Ementa: Tipos de bombas. Princípios de operação de bombas centrífugas e de deslocamento positivo. Parâmetros para seleção de bombas: vazão, altura manométrica e NPSH. Guia de seleção e dimensionamento de bombas. Aplicações industrias de bombas. Estudos de caso.