SIEX - Sistema de Informações de Extensão

26939 - Circulação científica: Teoria, métodos e estudos de caso
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: O curso será composto por doze aulas ministradas pela equipe ¿Science in Circulation¿ (IEAC/UNIFESP), que congrega pesquisadores da USP, UFABC, UNICAMP, UFPR, FGV-RJ, IESP-UERJ e UFRJ. As aulas serão baseadas em leituras teóricas sobre o tema e na discussão de estudos de caso que fazem parte da agenda coletiva do SCICI, evitando uma divisão entre "teoria e empiria". As seguintes dimensões da circulação científica serão analisadas ao longo do curso: circulação internacional de ideias e agentes intelectuais; circulação científica e a geopolítica global da produção de conhecimento; transferências científicas entre campos centrais e periféricos e homologias de posição; bibliometria, citações e métricas de circulação científica; internacionalização da educação superior; circulação de práticas de conhecimento entre campo científico e campo político. O curso será ofertado entre abril e junho de 2025.

Objetivos e Resultados Esperados: OBJETIVOS: O curso propõe fomentar e articular análises e pesquisas da agenda do Grupo "Science in Circulation" a partir de três eixos específicos : I - História e sociologia das ciências Sociais em perspectiva transnacional; II- Instituições e circulação do conhecimento no mundo contemporâneo; III ¿ Internacionalização da produção científica no mundo contemporâneo . RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que ao final do curso os inscritos possam obter recursos teóricos e empíricos para fomentarem as suas próprias pesquisas relacionadas ao tema da circulação internacional de ideias e agentes intelectuais.

Justificativas: O curso busca promover um debate amplo sobre os aspectos que envolvem a circulação na área de ciências humanas: I - Discutir algumas modalidades de transferências científicas entre países centrais e periféricos a partir das relações entre o Brasil e a França na primeira metade do século XX; trata-se de entender a circulação internacional de cientistas estrangeiros no Brasil e seu impacto sobre os modelos de ensino e pesquisa em ciências sociais; II - Considerando-se que ao longo das duas últimas décadas, a noção de circulação ¿ em especial, circulação ¿internacional¿ ¿ de ideias e pessoas assentou-se no léxico de sociólogos e historiadores devotados ao estudo da dimensão sociológica do conhecimento. O curso revisita essa problemática a partir de dois ângulos: 1) teórico, pela discussão de uma literatura antropológica que se ocupou de diversas formas e objetos de ¿circulação¿ e que pode contribuir para a elaboração de estratégias de investigação sobre o trânsito de pessoas e ideias na história das ciências sociais; 2) empírico, por meio da exposição de uma pesquisa em curso sobre a coleção ¿Biblioteca de Ciências Sociais¿ ¿ publicada pela editora Livraria Martins entre 1943 e 1949 ¿, que é peça importante nos intercâmbios entre cientistas sociais brasileiros e estadunidenses naquele período; III - A reação entre os seguintes temas: a) a relação entre geopolítica e circulação do conhecimento; b) o trabalho com arquivos da Guerra Fria; c) a tensão e negociação entre agendas hegemônicas e periféricas; IV - A criação de um circuito Sul-Sul de circulação de ideias relativas ao desenvolvimento econômico; com base em pesquisas sobre a difusão derivada da abertura de um escritório regional da Comissão Econômica para a América Latina no Brasil e mapeia os deslocamentos sucessivos de economistas entre países da América do Sul para ministrar cursos voltados à preparação de quadros de Estado; V - Discutir o papel da circulação internacional do conhecimento gerencial na transformação do governo acadêmico de universidades brasileiras a partir da reforma universitária de 1968, recorrendo à reconstrução histórica das relações acadêmicas entre Brasil e Estados Unidos no campo do conhecimento gerencial, enfatizando o papel da circulação internacional de saberes, técnicas e profissionais, consequência da construção de redes institucionais entre os dois países na área. VI - Discutir a internacionalização do ensino superior a partir de questões como: qual o estado atual da internacionalização do ensino superior do Brasil? Com quais países e universidades o país mais coopera? Quais as naturezas de tais cooperações? Quais os desafios e possibilidades inerentes a este processo? ; VII - Discutir o espaço de reprodução e circulação de ideias sobre o mundo social na contemporaneidade, pensando a interseção entre universidade, think tanks, mídias (imprensa, radiodifusão e Internet) e mercado editorial; VIII - Discutir a questão da "citação" em relação à posição do pesquisador, tanto em relação ao estudo que cita, como em relação ao autor do estudo que cita; IX -Trazer novas perspectivas e insights sobre a organização social, institucional, semântica e cognitiva das chamadas ¿humanidades¿ no Brasil; X- explorar como propostas recentes vinculadas a perspectivas multi-situadas e de bibliodiversidade podem oferecer novas ancoragens teórico-práticas a uma sociologia global.

Metodologias: 12 encontros em formato remoto síncrono

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: AULA 1: Apresentação do programa e cronograma, metodologia de ensino e critérios de avaliação Docente:: Marcia Consolim (Ciência Sociais - UNIFESP) EIXO 1 - HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS EM PERSPECTIVA TRANSNACIONAL AULA 2: Institucionalização das ciências sociais no Brasil: professores e textos em circulação Docente: Marcia Consolim (UNIFESP - Ciências Sociais) AULA 3: Relações Brasil ¿ Estados Unidos na gênese da profissionalização das ciências sociais brasileiras Docente: Miguel Palmeira (História - USP) AULA 4: Circulação do conhecimento em ciências sociais: o caso do ILARI Docente: João Maia (FGV-RJ) AULA 5: O Centro CEPAL-BNDE - uma porta para um circuito Sul-Sul de ideias sobre o desenvolvimento Docente: Elisa Klüger (Laboratoire d¿économie et de sociologie du travail, CNRS, Aix-Marseille Université) EIXO 2: INSTITUIÇÕES E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO AULA 6 - Circulação Internacional e expansão do conhecimento gerencial universitário Docente: Maria Carlotto (UFABC) AULA 7: Internacionalização da Ciência e da Educação Superior Docente: Augusto Clemente (UFPR - Ciência Política) AULA 8: Espaços de circulação das ideias: universidades, think tanks, mídias e mercado editorial Docente: Allana Meirelles Vieira (UNESP - Ciências Sociais) EIXO 3: INTERNACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO AULA 9: Economia das citações e estratégias acadêmicas: uma proxy para mapear os campos científicos Docente: Adriano Codato (UFPR - Ciência Política) AULA 10: As ciências sociais na coleção Ciências Humanas-SciELO/Brasil Docente: Antonio Brasil Jr. (UFRJ) AULA 11: Uma nova sociologia global? Circulação situada e bibliodiversidade Docentes: Breno Bringel (IESP - UERJ) e Geoffrey Pleyers (UCLouvain / Presidente da International Sociological Association) AULA 12: Fechamento do curso. Discussão do trabalho dos alunos. Marcia Consolim (Unifesp)

Referências (bibliográficas e outras): BOURDIEU, P. (2002). ¿As Condições Sociais da Circulação Internacional das ideias¿. Enfoques, Rio de Janeiro, vol.1/1, pp. IV - XV. HEILBRON, J. (1999). Towards a Sociology of Translation: Book Translation as a Cultural World-System. European Journal of Social Theory, v. 2, n. 4, pp. 429-444. L¿ESTOÎLE, Benoit de; NEIBURG, Ferderico; SIGAUD, Lygia. Antropologia, impérios e estados nacionais: uma abordagem comparativa. In: Idem (orgs.). Antropologia, Impérios e Estados Nacionais. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002, pp. 9-37. BEIGEL, Fernanda. (2013), ¿Introduction¿.In ____. (org) The politics of academic autonomy in Latin America. Franham: Ashgate. KLÜGER, E.; WANDERLEY, S. & BARBOSA, A. F. (2022). The CEPAL-BNDE Center and the building of a generation of intellectuals engaged in planning the Brazilian development. CEPAL Review, 136: 133-154. https://hdl.handle.net/11362/48044 CARLOTTO, Maria. "Posições sociais e visões de futuro: a emergência da universidade como objeto de gestão". In. CARLOTTO, Maria. 2014. Universitas semper reformanda? A Universidade de São Paulo e o discurso da gestão à luz da estrutura social. 2014. 570f. Tese de Doutorado (em Sociologia), Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, São Paulo. ALCADIPANI, Rafael & BERTERO, Carlos Osmar. Guerra Fria e ensino do management no Brasil: o caso da FGV-EAESP. Revista de Administração de Empresas, v. 52, n. 3, p. 284-99, 2012. KNIGHT, J. Internationalization Remodeled: Definition, Approaches, and Rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, p. 5¿31, 1 mar. 2004. MEDVETZ, Thomas. (2012), Think tanks in America. Chicago, The University of Chicago Press SAPIRO, Gisèle. (2009), ¿Modèles d¿intervention politique des intellectuels. Le cas français¿. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 176-177: 8-31. CANO, Virginia. ¿Citation Behavior: Classification, Utility, and Location.¿ Journal of the American Society for Information Science 40 (1989): 284¿90. https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4571(198907) SWALES, J. ¿Citation Analysis and Discourse Analysis.¿ Applied Linguistics 7, no. 1 (1986): 39¿56. https://doi.org/10.1093/applin/7.1.39. MENEGHINIi, Rogerio, Rogerio Mugnaini, e Abel L. Packer. 2007. ¿International versus National Oriented Brazilian Scientific Journals. A Scientometric Analysis Based on SciELO and JCR-ISI Databases¿. Scientometrics 69(3):529¿38. doi: 10.1007/s11192-006-0168-z. BRINGEL, Breno; Domingues, José Maurício (2015) `Teoria social, extroversão e autonomia: impasses e horizontes da sociologia (semi)periférica contemporânea¿, Caderno CRH, v.28, n.73, p.59-76. HANAFI, Sari (2020) `Global sociology revisited: toward new directions¿, Current Sociology, v.68, n.1, p.3-21.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Leitura, trabalho e participação durante as aulas.

Estratégias de Divulgação: Site institucional do SciCi-IEAC; Listas do setor de eventos Unifesp.

Recursos didáticos: Acesso à internet; Acesso á paste de textos e links de referência; Link para acompanhamento das aulas a ser disponibilizado.

Ementa: 31/03 ¿ aula 1 ¿ Marcia Consolim (Ciência Sociais - UNIFESP) 07/04 ¿ aula 2 - Marcia Consolim (Ciência Sociais - UNIFESP) 14/04 ¿ aula 3 - Miguel Palmeira (História USP) 28/04 ¿ aula 4 - João Maia (FGV - RJ) 05/05 ¿ aula 5 - Elisa Klüger Laboratoire d¿économie et de sociologie du travail, CNRS, Aix-Marseille Université) 12/05 ¿ aula 6 - Maria Carlotto (UFABC) 19/05 ¿ aula 7 - Augusto Clemente (UFPR - Ciência Política) 26/05 ¿ aula 8 - Allana Meirelles (Unesp - Ciências Sociais) 02/06 ¿ aula 9 - Adriano Codato (UFPR - Ciência Política) 09/06 ¿ aula 10 - Antônio Brasil Jr. (UFRJ) 16/06 ¿ aula 11 ¿ Breno Bringel (IESP - UERJ) e Geoffrey Pleyers (UCLouvain / Presidente da International Sociological Association) 23/06 ¿ aula 12 ¿ Marcia Consolim (Unifesp)