26947 - LABORATÓRIO DE HUMANIDADES: Ciclo de Encontros e Discussões sobre Humanização em Saúde (26) ONLINE
Ano Base: 2025Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: A metodologia do curso propõe levar os participantes a uma leitura profunda da obra e uma posterior discussão com a turma, buscando um mergulho nas questões humanas. No primeiro encontro é apresentado o curso e a metodologia. No segundo fazmos as ¿histórias de leitura¿, onde compatilhamso as primeiras impressões de cada um, antes destas serem ¿impregnadas¿ com a discussão do grupo. Depois vem os encontros de ¿itinerário de discussão¿, onde tratamos de cada parte do livro (ou filme) por vêz, criando uma cadência na discussão e permitindo uma maior atenção aos detalhes. No encontro final realizamso as ¿histórias de conviência¿ onde cada um pode relatar como foi sua experiência como um todos, fazendo assim um fechamento do ciclo.
Objetivos e Resultados Esperados: - Fomentar e promover o hábito da leitura dos clássicos da literatura universal; - Oferecer um espaço de compartilhamento de impressões e idéias suscitadas pela leitura dos clássicos; - Levantar questões essenciais referentes ao processo de humanização individual e coletiva; - Confrontar leituras e discussões com a prática cotidiana, profissional e de pesquisa; - Gerar um espaço de socialização e humanização a partir da troca de idéias e concepções; - Fornecer um amplo repertório humanístico para o pesquisador pós-graduando na área da saúde.
Justificativas: As discussões sobre humanização em saúde são fortemente presentes no ambito universitário, profissional e pessoal, e uma experiência prática pode, além de fomentar uma discussão fundamentada, promover a humanização em sí mesma.
Metodologias: Leitura de obras pré-determinadas da Literatura Universal e encontros semanais para discussão sobre as mesmas, na seguinte dinâmica: - Encontro inicial: apresentação dos objetivos e metodologia - Encontro de Histórias de Leitura - Encontros de Itinerário de Discussão: levantamento e discussão de impressões, questões e idéias. - Encontro de sistematização e conclusão: Histórias de Convivência. O Ciclo de Encontros do LabHum são semestrais. Ao iniciar o Ciclo os participantes já deverão ter feito a leitura.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Aula 01 - Apresentação 25/4 Aula 02 ¿ Histórias de Leitura 9/5 Aula 03 - Itinerário de discussão Zorbás 01 16/5 Aula 04 - Itinerário de discussão Zorbás 02 23/5 Aula 05 - Itinerário de discussão Zorbás 03 30/5 Aula 04 - Itinerário de discussão Zorbás 04 06/6 Aula 05 - Itinerário de discussão Zorbás 05 13/6 Aula 08 - Itinerário de discussão Zorbás 06 20/6 Aula 09 - Histórias de Convivência 27/6
Referências (bibliográficas e outras): Vida e Proezas de Aléxis Zorbás, de Níkos Kazantzákis. Edição recomendada: Grua Livros. Bibliografia Complementar: GALLIAN, D.M.C. A Literatura como Remédio ¿ Os Classicos e Saúde da Alma. Editora Martin Claret, São Paulo, 2017. GALLIAN, D. M. C.; LIMA, C. C. ; DE BENEDETTO, M.A.C. ; GUZMAN, S. M. . Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde. Interface (Botucatu. Online), v. 18, p. 139-150, 2014. RIBEIRO, M.; SAKAMOTO, J. ; GALLIAN, D. M. C. A cultura estética e a educação do gosto como caminho de formação e humanização na área da saúde. Trabalho, Educação e Saúde (Online), v. 12, p. 15-28, 2014. BITTAR, Y, SOUZA, M.S, GALLIAN, D.M. A Experiência Estética da Literatura como Meio de Humanização em Saúde: O Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista Interface, v.17, n.44, p.171-86, jan./mar.2013. GALLIAN, D.M.C. Literatura e Formação Humanística em Medicina: o Experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista de Medicina (USP), v. 91, p. 174-177, 2013. GALLIAN, D. M., PONDÉ, L.F., RUIZ, R. Humanidades, Humanismos e Humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. Revista Internacional de Humanidades Médicas. Vol 1, n. 1, p. 5-16, out/dez, 2012. GALLIAN, D.M., RUIZ, R. O Bem, o Mal ¿ é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare. Memoramdum, v. 23, p. 198 ¿ 209, out 2012. GALLIAN, D.M. A Cultura Contemporânea na Clínica de Joseph Ratzinger: as patologias da modernidade e a terapêutica da humanização. Memorandum, v. 21, p. 249-260, out 2011. ORTEGA Y GASSET, José, A Desumanização da Arte, São Paulo, Cortez, 5a edição, 2005. ---------------------------------- A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, Eduerj, 1999. PEIPER, Josef, A Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Ensaio. São Paulo, Apel, 1989. RIBEIRO, Renato Janine. Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001. RUIZ RETEGUI, Antonio, Pulchrum. Reflexiones sobre la Belleza desde la Antropologia cristiana. 2ª ed., Madrid, Rialp, 1999. TEIXEIRA COELHO. ¿A Cultura como Experiência¿, in RIBEIRO, Renato Janine (org.) Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Ao aluno será exigido um relato escrito sobre o impacto da experiência do LabHum e comentários a respeito dos livros lidos. Este relato de experiência deve ser de caráter pessoal, ou seja, relatando a experiência pessoal do aluno com a vivência.
Estratégias de Divulgação: O curso é promovido pelas redes socias e grupos pré-existentes de whatsApp e e-mails.
Recursos didáticos: Sala com cadeiras em roda, sistema multimídia para exibição de filmes e outrso recursos audio-visuais.
Ementa: A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde.