26948 - O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM NA PRÁTICA
Ano Base: 2025Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: PLANO DE ENSINO CURSO: O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM NA PRÁTICA Carga horária total: 80h Período de inscrição: 03/02/2025 a 17/02/2025 Período de realização: 10/03/2025 a 17/04/2025 Perfil dos candidatos: professores, atuantes na Educação Básica, que busquem o aprimoramento das suas práticas para o fomento de uma educação verdadeiramente inclusiva. Ministrantes: Jéssica Alegria Arca e Silene de Carvalho da Silva Minibiografia: Jéssica Alegria Arca Nascida em 1990, na cidade de São Paulo. Escritora, pesquisadora e professora. Mestranda em Educação Inclusiva, especialista em Psicopedagogia, em Alfabetização e Letramento e em História do Brasil. Graduada em Pedagogia e História. Atuante na Educação de Jovens e Adultos e apaixonada pela Educação. Silene de Carvalho da Silva Nascida na cidade de São Caetano do Sul. Escritora, pesquisadora e professora. Mestranda em Educação Inclusiva, especialista em Psicopedagogia, em Educação Especial (Altas Habilidades e Superdotação) e em Alfabetização e Letramento. Graduada em Pedagogia e Letras. Atuante no Ensino Fundamental I e se dedica a tornar a educação acessível, equitativa e transformadora. Colaboradores: Márcio Hollosi e Valéria Sperduti Lima
Objetivos e Resultados Esperados: Objetivo Geral Oferecer formação, em nível de extensão, voltada ao desenvolvimento de estratégias e recursos pedagógicos acessíveis, fundamentados no Desenho Universal para a Aprendizagem, com foco na promoção do trabalho colaborativo e de uma educação equitativa e de qualidade. 2 Objetivos Específicos Conhecer a história da Educação Especial no Brasil; Compreender os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem; Reconhecer o DUA como ferramenta de acessibilidade e inclusão nas práticas pedagógicas; Refletir sobre estratégias pedagógicas para a mitigação das barreiras de aprendizagem; Incentivar a colaboração entre educadores para o fortalecimento de práticas inclusivas 3 Resultados Esperados Espera-se suscitar, através da imbricação entre teoria e prática, a reflexão sobre estratégias pedagógicas voltadas para a mitigação das barreiras de aprendizagem e a colaboração entre educadores para o fortalecimento de práticas inclusivas.
Justificativas: O presente Plano de Ensino justifica-se na necessidade da promoção de práticas inclusivas e colaborativas no ambiente educacional através do fomento da práxis das três diretrizes principais do DUA: a Representação, a Ação e Expressão, e o Engajamento. Os Princípios Fundamentais do Desenho Universal para a Aprendizagem consistem em proporcionar um ambiente educacional que favoreça a diversidade das formas de aprendizagem, permitindo que todos os estudantes tenham acesso equitativo ao conhecimento.
Metodologias: O curso será realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Plataforma Moodle - FORMA. No AVA serão disponibilizadas atividades que objetivam a aproximação dos participantes com os conteúdos do curso por meio de leituras, vídeos, fóruns de discussão e encontros síncronos, possibilitando uma relação direta entre o Conteúdo Programático proposto e a realidade vivenciada no ambiente escolar.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Módulo 01: 20h 1 atividade avaliativa 1 encontro síncrono (13/03 - 19h às 20h30) Contextualização Histórica da Educação Especial no Brasil: resgate da história da Educação Especial no Brasil e das Políticas Públicas no âmbito da Educação Inclusiva. Módulo 02: 20h 1 atividade avaliativa 1 encontro síncrono (20/03 - 19h às 20h30) Introdução aos Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem: contextualização das diretrizes do Desenho Universal para a Aprendizagem. Módulo 03: 20h 1 atividade avaliativa 1 encontro síncrono (03/04 - 19h às 20h30) Perspectivas Práticas da Aplicabilidade dos Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem: análise e promoção das possibilidades práticas do Desenho Universal para a Aprendizagem em sala de aula. Módulo 04: 20h 1 atividade avaliativa 1 encontro síncrono (10/04 - 19h às 20h30) O Trabalho Colaborativo na Perspectiva Policêntrica do Desenho Universal para a Aprendizagem: abordagem do Trabalho Colaborativo em um prisma policêntrico como facilitador da implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem.
Referências (bibliográficas e outras): BRASIL, Lei n. 13.146/2015 ¿ Lei Brasileira de Inclusão. Brasília: Senado Federal, 2015. CAST UDL BOOK BUILDER. Book Builder, 2013. Homepage. Disponível em: http://bookbuilder.cast.org/. Acesso em 1 dez. 2024. HEREDERO, Eladio Sebastián. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira de Educação, Bauru, v.26, n.4, p.733-768, 2020 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/F5g6rWB3wTZwyBN4LpLgv5C/?format=pdf&lang=pt . Acesso em 19 nov. 2024. HEREDERO, Eladio Sebastián; PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; VITALIANO, Célia Regina. Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): uma abordagem inclusiva. 1. ed. São Carlos: de Castro, 2022. KASSAR, M. M. C.; Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial , Marília, v. 41-58, maio-atrás. 2011. Edição Especial. Disponível em: https://www.scielo.br / j /rbee /a /QnsLXV5R9QBcHpTc4qMQ9Tr / ? format = pdf &lang =pt . Acesso em: 1 dez. 2024. LAPA, Andrea et al. A cultura digital como espaço de possibilidade para a formação de sujeitos. Disponível em: https://comunic.paginas.ufsc.br/files/2020/04/Cultura-digital-como-espa%C3%A7o-de-possibilidade-para-a-forma%C3%A7%C3%A3o-do-sujeito.pdf. Acesso em 1 dez. 2024. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2 ed. 2006. MASETTO, Marcos Tarciso. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2013. MENDES, Enicéia Gonçalves. Ensino Colaborativo como Apoio à Inclusão Escolar: unindo esforços entre educação comum e especial/ Enicéia Gonçalves Mendes/ Ana Paula Zerbato. São Carlos: EdUFSCar, 2023. MORAN, JOSÉ. Tecnologias Digitais para uma Aprendizagem Ativa e Inovadora. Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá. Atualização do texto Tecnologias no Ensino e Aprendizagem Inovadoras do livro A Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2012 5ª ed. , cap. 4. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2017/11/tecnologias_moran.pdf. Acesso em 10 dez. 2024 ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org Acesso em 9 dez. 2024. ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 47, p. e233730, 2021. DOI: 10.1590/S1678-4634202147233730. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193215. Acesso em 19 nov. 2024
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: A avaliação será participativa, colaborativa e reflexiva, envolvendo atividades a serem desenvolvidas no AVA, ações colaborativas entre os cursistas e autoavaliação. As atividades serão analisadas pela equipe ministrante por meio de critérios pré-estabelecidos e divulgados no ambiente virtual. Eventuais dificuldades na realização das atividades serão sanadas pelas ministrantes antes do início dos próximos módulos. A aprovação se dará a partir da realização das atividades propostas, participação colaborativa e autoavaliação ao final do curso. 9 Instrumentos de Avaliação Atividade 1: elaboração de um texto reflexivo sobre o contexto histórico da Educação Especial no Brasil e compartilhamento das reflexões no segundo encontro síncrono; Atividade 2: proposição de aula pautada nos princípios do DUA (em duplas ou trios) e discussão coletiva no terceiro encontro síncrono; Atividade 3: avaliação por pares, no quarto encontro síncrono, das proposições realizadas na Atividade 2 (os cursistas receberão instruções de como avaliar os pares de forma ética e construtiva); Atividade 4: autoavaliação e avaliação do curso no AVA.
Estratégias de Divulgação: O curso será divulgado em diversas redes sociais (WhatsApp, Instagram, site da UNIFESP - FORMA).
Recursos didáticos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Ementa: Contextualização Histórica da Educação Especial no Brasil. Introdução aos Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. Perspectivas Práticas da Aplicabilidade dos Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. O Trabalho Colaborativo na Perspectiva Policêntrica do Desenho Universal para a Aprendizagem.