26951 - Cultura digital, ativismo em rede e empoderamento de grupos sociais subalternizados: a contribuição de Paulo Freire para as questões contemporâneas.
Ano Base: 2024Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: Premissas ontológicas e epistemológicas do universo educacional freiriano. O conceito de empoderamento, na acepção freiriana do termo. O conceito de interação dialógica presente na obra de Paulo Freire. O papel da cultura digital no ativismo em rede e no empoderamento dos sujeitos sociais subalternizados. Educação e inteligência artificial generativa: possibilidades e controversas.
Objetivos e Resultados Esperados: Geral Aprofundar conhecimentos do campo da educação, aproximando-se das premissas epistemológicas e ontológicas de Paulo Freire, em articulação com os conceitos de cultura digital e ativismo em rede. Específicos ¿ Introduzir o cursista ao campo educacional de Paulo Freire. ¿ Apresentar os conceitos de empoderamento e interação dialógica, na perspectiva de Paulo Freire. ¿ Relacionar os conceitos de cultura digital, ativismo em rede, interação dialógica e empoderamento, na acepção freiriana dos termos. ¿ Refletir sobre as controversas e as possibilidades da inteligência artificial generativa na educação. ¿ Refletir sobre a ideia de que a cultura digital pode trazer desdobramentos positivos ao empoderamento dos sujeitos sociais subalternizados, se as ações educacionais/formativas se desenvolverem sob perspectiva dialógica, refutando a hegemônica perspectiva instrumental.
Justificativas: O presente curso de extensão universitária integra-se ao Projeto de Pesquisa Pq/CNPq (2023-2026) intitulado ¿Dispositivos digitais, Paulo Freire e decolonialidade: confrontos e avanços nos processos formativo¿, coordenado pela Profa. Dra. Lucila Pesce. O tema apresenta-se como relevante aos processos formativos contemporâneos, sobretudo considerando-se o recrudescimento da utilização da cultura digital para processos de desumanização, como o discurso de ódio, Fake News, Deep Fake e demais ações correlatas. A disseminação dos achados do projeto de pesquisa está prevista em publicações científicas e em um curso de extensão universitária voltado aos licenciandos da Unifesp e, prioritariamente, a professores da Rede Pública Municipal de Guarulhos (RME-GRU), da Rede Pública Municipal de São Paulo (RME-SP), da Rede Pública Estadual de São Paulo (SEDU-SP). Por ser ofertado de modo remoto, o curso também poderá receber professores de outras redes públicas do país.
Metodologias: ¿ O curso adotará uma metodologia dialógica, prevendo interações assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no decurso das quatro semanas da sua vigência e nos quatro encontros síncronos. ¿ As interações terão por base leituras e discussões de materiais audiovisuais disponibilizados no AVA. ¿ A discussão de cada encontro síncrono contará com a colaboração de um/a pós-graduando/a, junto com a Profa. Lucila Pesce, a qual estará presente nos quatro encontros. O quarto encontro síncrono contará com as duas professoras convidadas citadas na presente proposta. ¿ Será enviado o link do Google Meeting (aulas síncronas) e para o AVA (repositório e interações assíncronas) para o e-mail do participante inscrito. Atividades coletivas síncronas (10 horas): no Google Meet ¿ Encontros síncronos: dias 6, 13, 20 e 27 de março, das 17:00 às 19:30. ¿ Os encontros síncronos serão no Google Meeting institucional. Atividades coletivas assíncronas (20 horas): no AVA (Google Classroom) ¿ Leitura de textos acadêmicos sobre os temas centrais, acessíveis em periódicos online. ¿ Link a vídeos correlatos aos temas centrais. ¿ Discussões assíncronas sobre os temas centrais do curso, nos fóruns de discussão do AVA. Atividade individual (10 horas): envio do trabalho até 6 de abril ¿ Trabalho individual a ser enviado no AVA do curso: texto de opinião ou depoimento (em podcast ou vídeo) teoricamente fundamentado sobre o papel do curso na formação do/a cursista e possíveis contribuições para a sua futura/atual prática docente.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Unidade 1 - Paulo Freire e empoderamento Leitura básica: BAQUERO, Rute. Empoderamento: instrumento de emancipação social? Uma discussão conceitual. Revista Debates (UFRGS), Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 173-187, jan.- abr. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/debates/article/view/26722 FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores ¿ Ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra. Estudos Avançados, 15, 42, p. 259-268, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n42/v15n42a13.pdf ROSO, Adriane; ROMANINI, Moisés. Empoderamento individual, empoderamento comunitário e conscientização: um ensaio teórico. In: Psicologia e Saber Social, UERJ, v. 3, n.1, p. 83-95, 2014. Disponível em DOI: https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2014.12203 Unidade 2 - Paulo Freire e Interação dialógica Leitura básica: CHAMPOUDRY, A. C. Do clássico às ideias pedagógicas: uma leitura da Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire. Revista de Estudos Culturais. Ed. 5, 2020, EACH USP, São Paulo. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revistaec/article/view/170632/161127 FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. O que é `método dialógico¿ de ensino? O que é uma `pedagogia situada¿ e o empowerment? In: ______. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. p. 121-146. PESCE, Lucila. Interação dialógica: conceito freireano que pode ser vivenciado na educação básica brasileira. Debates em Educação (UFAL), vol. 2, n. 3, jan.-jun. 2010. p. 1-15. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/62 Unidade 3 - Paulo Freire, cultura digital e ativismo em rede Leitura básica: BABO, Isabel. Redes, ativismo e mobilizações públicas. Ação coletiva e ação conectada. Estudos em Comunicação n. 27, v. 1, 219-244, 2018. Disponível em: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/481/pdf PESCE, Lucila; BRUNO, Adriana Rocha; HESSEL, Ana Maria Di Grado. Paulo Freire e cultura digital: contribuições para as docências decoloniais e os processos (trans)formativos. Revista e-Curriculum, v. 21, p. 1-24, set. 2023. p. 1-24. https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61429/43287 ZUIN, Antônio A. S; MELLO, Roseli Rodrigues. Por uma pedagogia da esperança e da autonomia na era da cultura digital. Pro-posições. Campinas, SP, 2021, v. 32. p. 1-23. DOSSIÊ: ¿Paulo Freire e a Educação: cem anos de dialogação, problematização e transformação¿. https://www.scielo.br/j/pp/a/R6JVbktpjPSv69NFp4G94FK/?format=pdf&lang=pt Unidade 4 - Paulo Freire, cultura digital e inteligência artificial generativa na educação Leitura básica: BRUNO, A.R; NAS, E., LIAO, T. Pode a Inteligência Artificial Generativa provocar uma revolução na educação? Apontamentos para a volta e re-volta do pensamento crítico. p. 120-135. In.: ChatGPT e educação na cibercultura: fundamentos e primeiras aproximações com inteligência artificial /Organização: Edméa Santos, Alexandre Chagas, João Bottentuit Junior. - São Luís: EDUFMA, 2024. Disponível em: https://www.nonio.uminho.pt/challenges/wp-content/uploads/2024/05/chatgpt_1.pdf HESSEL, Ana Maria Di Grado; NETO, Constantino; SILVA, Cristiane. A escrita acadêmica e a Inteligência Artificial Generativa: possibilidades e desafios. In: HESSEL, Ana Maria Di Grado e ARRUDA, Heloisa, Inteligência Artificial Em Debate: perspectivas no cenário do conhecimento, Cachoeirinha, Editora FI, 2024. p. 39-56. Acesso em https://www.editorafi.org/ebook/b93-inteligencia-artificial-debate
Referências (bibliográficas e outras): Referências: Leitura básica: ARRUDA CAMPOS, Luis Fernando Altenfelder de; LASTÓRIA, Luiz Antônio Calmon Nabuco. Semiformação e inteligência artificial no ensino. Pro-Posições, 31, 2020, https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0105 BABO, Isabel. Redes, ativismo e mobilizações públicas. Ação coletiva e ação conectada. Estudos em Comunicação n. 27, v. 1, 219-244, 2018. Disponível em: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/481/pdf BAQUERO, Rute. Empoderamento: instrumento de emancipação social? Uma discussão conceitual. Revista Debates (UFRGS), Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 173-187, jan.- abr. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/debates/article/view/26722 CHAMPOUDRY, A. C. Do clássico às ideias pedagógicas: uma leitura da Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire. Revista de Estudos Culturais. Ed. 5, 2020, EACH USP, São Paulo.Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revistaec/article/view/170632/161127 FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores ¿ Ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra. Estudos Avançados, 15, 42, p. 259-268, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n42/v15n42a13.pdf FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Empowerment. In: ______. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. PEREIRA, Artur; LEHMANN, Lúcia; OLIVEIRA, Mariana. O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores. Ensaio: aval. pol. públ. educ. 29 (113), Oct-Dec 2021, https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002803115 PESCE, Lucila. Interação dialógica: conceito freireano que pode ser vivenciado na educação básica brasileira. Debates em Educação (UFAL), vol. 2, n. 3, jan.-jun. 2010. p. 1-15. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/62 PESCE, Lucila; BRUNO, Adriana Rocha; HESSEL, Ana Maria Di Grado. Paulo Freire e cultura digital: contribuições para as docências decoloniais e os processos (trans)formativos. Revista e-Curriculum, v. 21, p. 1-24, set. 2023. p. 1-24. https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61429/43287 ROSO, Adriane; ROMANINI, Moisés. Empoderamento individual, empoderamento comunitário e conscientização: um ensaio teórico. In: Psicologia e Saber Social, UERJ, v. 3, n.1, p. 83-95, 2014. Disponível em DOI: https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2014.12203 SANTAELLA, Lucia. IA generativa e o perfil semiótico-cognitivo do leitor iterativo. Sociotramas: grupo de pesquisa dedicado ao estudo das redes sociais. Jan., 2024. https://sociotramas.wordpress.com/2024/01/02/ia-generativa-e-o-perfil-semiotico-cognitivo-do-leitor-iterativo/ ZUIN, Antônio A. S; MELLO, Roseli Rodrigues. Por uma pedagogia da esperança e da autonomia na era da cultura digital. Pro-posições. Campinas, SP, 2021, v. 32. p. 1-23. DOSSIÊ: ¿Paulo Freire e a Educação: cem anos de dialogação, problematização e transformação¿. https://www.scielo.br/j/pp/a/R6JVbktpjPSv69NFp4G94FK/?format=pdf&lang=pt Complementar ARRUDA CAMPOS, Luis Fernando Altenfelder de; LASTÓRIA, Luiz Antônio Calmon Nabuco. Semiformação e inteligência artificial no ensino. Pro-Posições, 31, 2020, https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0105 JOAQUIM, Bruno dos Santos; PESCE, Lucila. Inclusão digital, empoderamento e educação ao longo da vida: conceitos em disputa no campo da educação de jovens e adultos. Crítica Educativa (UFSCar). v. 3, n. 3, 2017. p. 185-199. Disponível em: http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/244/361 JUNQUEIRA, Eduardo; PAZ, Tatiana. Ativismo em rede e pedagogia decolonial articulados por mulheres negras no Youtube. Revista Teias. Edição Especial: Educação ativista na cibercultura: experiências plurais. v. 20, 2019. p. 22-39. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/43059/31260
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: ¿ A avaliação será processual e não serão atribuídas notas às/aos participantes. Para ser considerada aprovada, a pessoa deverá ter a frequência mínima de 75% dos encontros síncronos e realizar pelo menos 75% das atividades assíncronas. ¿ Participação e desempenho nas atividades propostas. ¿ Assiduidade nos acessos ao AVA do curso. ¿ Participação nos debates proporcionados pelo curso. ¿ Qualidade das intervenções realizadas nas atividades interativas. ¿ Qualidade do trabalho final enviado no AVA do curso.
Estratégias de Divulgação: ¿ Pela PROEC. ¿ O curso também será divulgado nas aulas da pós-graduação e da graduação (cuja disciplina ofertada pela docente propositora é aberta a todos/as os/as estudantes da EFLCH) e, se possível, junto às secretarias de educação supracitadas. ¿ Os/as cursistas serão certificados pela PROEC, após divulgação da lista dos/as aprovados/as no curso.
Recursos didáticos: ¿ Goggle Meeting ¿ para os encontros assíncronos ¿ AVA ¿ como repositório de material (textos, vídeos, apresentações etc.) e para as interações assíncronas
Ementa: Premissas ontológicas e epistemológicas do universo educacional freiriano. O conceito de empoderamento, na acepção freiriana do termo. O conceito de interação dialógica presente na obra de Paulo Freire. O papel da cultura digital no ativismo em rede e no empoderamento dos sujeitos sociais subalternizados. Educação e inteligência artificial generativa: possibilidades e controversas.