SIEX - Sistema de Informações de Extensão

26983 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO, AUTOMAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Módulo I: Introdução à Programação usando Python Carga horária: 20h Objetivo: Fornecer aos participantes as noções básicas de programação de computadores e lógica de programação, com o estudo da linguagem de programação Python. Módulo II: Noções de Automação e Robótica usando o Arduino. Carga horária: 8 horas Objetivo: Fornecer aos participantes noções básicas de Eletrônica, Programação e Mecânica aplicadas para a automação e robótica (sensores, atuadores, etc) Módulo III: Noções de Empreendedorismo. Carga horária: 8 horas Objetivo: Introduzir o aluno aos conhecimentos fundamentais de empreendedorismo e boas práticas de administração. Apresentar ao aluno conceitos de negócios para efetuar análises quali- tativas, e planejamento.

Objetivos e Resultados Esperados: * Introdução à lógica da Programação usando a linguagem de programação Python * Introdução à eletrônica e à programação usando o Arduino * Introdução ao Empreendedorismo. Dentro desses temas, a oferta de um curso presencial para alunos de ensino médio, criação de um canal com estréias semanais e de uma comunidade de ajuda mútua sobre o tema.

Justificativas: A linguagem de programação Python tem uma curva de aprendizagem suave, é um Software Livre e está disponivel em uma vasta gama de plataformas, sendo acessível à comunidade em geral sem custos. A variedade de pacotes para várias aplicações para esta linguagem de programação é ampla permitindo várias aplicações. A plataforma utilizada para a parte de Automação será o Arduino, de código livre, baseada em uma simples placa microcontroladora com pinos de entrada e saída digital. Devido à sua filosofia de sofware livre, cada professor pode ter acesso à variado desenhos ou mesmo confeccionar sua própria placa controladora. Ainda existe uma grande variedade de exemplos e uma vasta comunidade trabalhando com esta mesma plataforma. Iremos incluir principalmente alunos do ensino médio na proposta, almejando os usos ativos das tecnologias para a transformação da sua própria realidade. Esta proposta visa promover a extensão, aberta à participação da população (principalmente de forma ativa, por meio de fóruns e trocas de experiências nis cursos), visando à difusão das conquistas e benefícios do estudo tecnológico gerado na instituição, peemirinso uma troca de saberes. Esperamos com esta proposta capacitar jovens e adolescentes, fomentar o espírito empreendedor de parte do público alvo (alunos do ensino médio), permitir a atualização profissional de professores dentro da "cultura maker" e talvez a inserção de alguns dos participantes no mercado de trabalho.

Metodologias: *Curso em formato presencial de 36 horas . Nesse curso os alunos terão uma rápida introdução teórica, e através de exemplos irão implementar os seus códigos. No caso do Arduino, os alunos irão trabalhar cada aula com um projeto específico, tendo o arcabouço teórico em cada aula. Na parte de empreendedorismo teremos aulas teóricas somente. . Essa proposta pode ser expandida para a formação de uma comunidade virtual.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: (Carga horária: 20h) Brev¿¿ssima história da computação. Computadores: unidades básicas, instruções, programa armazenado, endereçamento. Conceitos de linguagens de programação: expressões; estruturas de controle (condicionais, seletivas, repetitivas); entrada/sa¿¿da de dados,variáveis estruturadas; funções. Desenvolvimento e documentação de programas. (Carga horária: 8h) Introdução ao Arduino e a Computação F¿¿sica. Conceitos básicos de programação: linhas de código em C e programação em blocos. Conceitos básicos de eletrônica: resistores, capacitores, leds, LDR, buzzers e potenciômetros . Uso do protoboard. Sensores e atuadores. (Carga horária: 8h) Conceitos básicos de marketing (4 Ps). Conceitos básicos de finanças. Planejamento de negócios.

Referências (bibliográficas e outras): 1. Introdução à programação com Python ¿ 2ª edição: Algoritmos e lógica de programação para iniciantes Nilo Ney Coutinho Menezes 1.Automação e instrumentação industrial com Arduino: Teoria e projetos ,- 2ª Edição- Sergio Luiz Stevan Júnior e Rodrigo Adamshuk Silva 2. Arduino Descomplicado. Aprenda com Projetos de Eletrônica e Programação , por Cláudio Lu¿¿s Vieira Oliveira, Editora érica, 2015 1. SEBRAE. Curso Aprender a Empreender. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae 2. DORNELAS, J. Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios. Editora GEN, 2016 3. DRUCKER, P. , Inovação e Esp¿¿rito Empreendedor: Prática e Princ¿¿pios. Editora CEN- GAGE Learning, 2010 Rua São

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Avaliações por meio de exercícios e tarefas semanais.

Estratégias de Divulgação: Através do site do SiEx e pelas redes sociais do Programa de Educação em Software Livre- Diadema

Recursos didáticos: Computadores do laboratório didático, kits de eletrônica básica e arduino do próprio proponente.

Ementa: Introdução à linguagem Python e algumas bibliotecas relevantes. Estruturas condicionais e de repetição. Computação Física. Programação no arduino . Noções básicas de eletrônica e circutios. Sensores e atuadores..Conceitos básicos de Marketing e finanças