26990 - Políticas educacionais da educação básica: reflexões e práticas sobre educação de crianças e adolescentes
Ano Base: 2025Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: O curso será realizado por meio de encontros mensais de 3 horas para apresentação e discussão do conteúdo do texto relativo a cada encontro. Além das três horas de aulas mensais, os participantes terão uma hora de atividades práticas na escolas onde atuam para levarem as reflexões e aprendizagens realizadas nas aulas ao grupo de professores.
Objetivos e Resultados Esperados: O objetivo do curso é proporcionar formação teórico-prática a estudantes de graduação e pós-graduação e professores da educação básica sobre políticas educacionais e implementação no cotidiano das escolas. Espera-se que os participantes qualifiquem suas compreensões sobre as políticas educacionais no contexto de crise e reestruturação do capital.
Justificativas: O Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (Geppege) reúne-se mensalmente para estudo de textos relacionados às políticas educacionais desde 2011 e tem recebido solicitações de professores da educação para a realização de um curso que pudesse dar as eles a oportunidade de ler e discutir textos nos encontros mensais e replicar as discussões/reflexões nas escolas. Dessa forma, organizamos este curso com participação de estudantes de graduação e pós-graduação e professores da educação básica.
Metodologias: A metodologia do curso contempla três momentos: 1)- leitura do texto indicado para cada encontro; 2)- participação no encontro para estudo e discussão do referido texto, com apresentação prévia do conteúdo pelas professoras responsáveis pelo curso; 3)- Apresentação da síntese do estudo em reuniões de ATPC nas escolas e debate com os professores e gestores.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: 1- Relação entre economia e Educação . 2- Relações étnicos raciais na escola. 3- Condições de trabalho docente frente às novas infraestruturas produtivas. 4- A educação pública no contexto da nova ordem do capital. 5- A crise global do capital e as novas formas de trabalho e construção de subjetividades. 6- Políticas educacionais contemporâneas. 7- Violência social e repercussões na escola.
Referências (bibliográficas e outras): BALL, S.; MAINARDES, J. (Orgs.). Pesquisa em políticas educacionais: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2024. FANON, F. Os condenados da Terra. Trad. Lígia Fonseca Ferreira e Regina Salgado Campos. Rio de Janeiro: Zahar, 2022 (1961). FESTI, R.; NÖWAK, J. (Orgs.). As novas infraestruturas produtivas: digitalização do trabalho, e-logística e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2024. HANUSHEK, E. A. Making schools work: improving performance and controlling costs. Washington, DC: The Brookings Institution, 1994. LINHART, D. L'insoutenable subordination des salariés. Toulouse: Érès, 2021. MANSO, B. P. A república das milícias: dos esquadrões da morte à era Bolsonaro. São Paulo: Todavia, 2020. MATTEI, C. E. A ordem do capital: como economistas inventaram a austeridade e abriram caminho para o fascismo. Trad. Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2023. VAROUFAKIS, Y. O Minotauro global: a verdadeira origem da crise financeira e o futuro da economia. Trad. Marcela Werneck. 2. ed. São Paulo: Autonomia Literária, 2016.
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: A avaliação será realizada considerando três aspectos da formação dos participantes: leitura e compreensão dos textos estudados; participação e contribuição com as discussões; apresentação da síntese do estudo realizado nas escolas e coordenação da discussão/reflexão.
Estratégias de Divulgação: O curso será divulgado por meio do site da Unifesp e pelos membros do Geppege junto aos docentes da educação básica interessados.
Recursos didáticos: Textos e vídeos.
Ementa: O curso tem como foco o estudo de políticas educacionais, considerando o contexto de mudanças nas sociedades capitalistas, com o objetivo de subsidiar teoricamente estudantes de graduação e pós-graduação e professores da educação básica para o enfrentamento dos desafios teóricos e práticos da sociedade contemporânea e da educação escolar.