27147 - LIBRAS EM PRODUÇÕES DE MATERIAIS LÚDICOS
Ano Base: 2025Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: O Plano de Ensino consiste em doze aulas, na área de educação , para formação de professores, em rede pública de ensino com a presença de estudantes Surdos. Nesse plano de ensino está em valorizar aspecto cultural e linguístico da Libras na prática de ensino em diversas áreas disciplinares.
Objetivos e Resultados Esperados: Os principais objetivos do Curso são: ¿ Promover a formação continuada de professores que atuam com alunos Surdos; ¿ Agregar saberes das diferentes áreas do conhecimento; ¿ Analisar aspectos que permeiam a educação de Surdos; ¿ Estimular a construção de metodologias didático-pedagógicas inovadoras a serem desenvolvidas nas diferentes situações de aprendizagem; ¿ Produzir materiais que possam disseminar o conhecimento desenvolvido ao longo do Curso. Resultados Esperados Ao final do curso espera-se que os professores tenham desenvolvido conhecimentos acerca do conteúdo e objetivos do Curso e/ou refletido sobre os mesmos. Também, é desejável que, possam continuar desenvolvendo projetos embasados nos conhecimentos adquiridos e, a partir deles, produzir materiais que possam disseminar o conhecimento desenvolvido ao longo do Curso.
Justificativas: A formação continuada de professores é um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários para a atividade docente. Ela tem o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas e é realizada ao longo da vida profissional. A ação docente é uma atividade complexa que depende da eficácia da relação interpessoal e de processos subjetivos e as mudanças de paradigmas impostas pela sociedade nas últimas décadas intensificaram essa necessidade, pois, estar atualizado sobre as diversas demandas que a profissão comporta tornou-se obrigatoriedade para os professores numa escola que precisa aprender a trabalhar com uma diversidade enorme de questões da atualidade, como por exemplo, a diversidade cultural, as questões ambientais, o avanço tecnológico, as dificuldades de aprendizagem, os alunos com deficiência, dentre outras. Vale salientar que grande parte dos saberes necessários à ação docente não se fizeram presente no currículo de formação inicial do professor, mas se constituem em uma necessidade crescente em seu cotidiano. Nessa direção, o itinerário está em ampliar o repertório de cultura, de conteúdo, de conhecimento e de percepções de mundo no contexto educativo.
Metodologias: A metodologia de formação proposta nas atividades ¿ entendida como modo de abordar os conteúdos ¿ está baseada em alguns pressupostos fundamentais: Conhecimento e análise do que sabem os professores sobre os conteúdos que serão trabalhados. Tematização da prática pedagógica de sala de aula. Intercâmbio do conhecimento experiencial dos professores. Discussão das necessidades e dificuldades que são enfrentadas no trabalho pedagógico. Estudo de referenciais teóricos que favoreçam a compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem. Planejamento e desenvolvimento de propostas de ensino e de aprendizagem. Organização e sistematização das informações abordadas. Vivência e problematização de situações relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem. Avaliação do processo de aprendizagem dos professores.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Conteúdos: - Abertura: Apresentação do Curso (Professor Dr. Elias Cunha Júnior e Professora Dra. Silvana Zajac) - O contexto Lúdico: Percepções Culturais e Linguísticas (Teoria Prof. Dr. Elias e Dinâmica Prática Profa. Dra. Silvana) - A importância da ludicidade nos processos de ensino e aprendizagem (Teoria. Prof. Dr. Elias) - Planejamento dos registros e produto final (livro/artigo/relato de experiência) do Curso ¿ Orientações e Produção dos Alunos (Profa. Silvana e Prof. Elias) - Diferentes materiais de jogos existentes nas escolas (Prática. Silvana) - Conceituações: Jogos, Brincadeiras e Ludicidade (Teoria. Elias) - Estratégias de trabalho com diferentes materiais lúdicos e jogos-brincadeiras (Prática. Silvana) - Variáveis que interferem favorável e desfavoravelmente na aprendizagem (Teoria. Elias) - Planejamento de situações didáticas (Prática. Silvana) - Orientações gerais para o registro e produção de materiais que deverão ser entregues no final do Curso (Orientações: Silvana e Elias) - Orientações específicas para o registro e produção de materiais que deverão ser entregues no final do Curso (Orientações: Silvana e Elias) Atividades Extraclasse: - Leitura de materiais de apoio para as aulas - Pesquisas sobre os assuntos do Curso - Registro sistemático das produções realizadas em sala - Orientações Individuais e/ou em Grupo para a produção de materiais e produção do trabalho final.
Referências (bibliográficas e outras): AGUIAR, João Serapião de. Educação Inclusiva: Jogos para o Ensino de Conceitos. Campinas, SP: Papirus, 2004. KISHIMO, Tizuko M (Org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. Editora: Cortez, 1996. KISHIMO, Tizuko M. Jogos infantis. Editora: Vozes, 1994. MARCHESIN, Glaucia Ester Pereira. O Jogo para Crianças com Deficiência Auditiva e Surdez na educação Infantil. In:_. Caminhos para Inclusão Escolar de Alunos Surdos. 1 ed. Curitiba, 2018. P. 37-52. MORAIS, Artur Gomes de; ALMEIDA, Tarciana Pereira da Silva. Jogos para Ensinar Ortografia - Ludicidade e Reflexão: Inclui Jogos para Professores Utilizarem em Sala de Aula. Editora Autêntica, 2022.
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: A avaliação proposta nesse Curso é processual e está centrada no desenvolvimento das competências que se espera que os professores desenvolvam. Isso significa que será acompanhado, sistematicamente o progresso pessoal dos professores, como também o processo coletivo de aprendizagem do grupo. A avaliação será feita especialmente por meio da análise da participação e do envolvimento do professor durante o Curso, na realização das tarefas propostas nas Unidades, no Trabalho Pessoal e nas discussões realizadas nas aulas presenciais. É muito importante que os professores entendam a avaliação como uma situação de aprendizagem que integra seu processo de formação profissional. Para que essa compreensão seja garantida, é fundamental que se esclareça para o grupo que a avaliação não está voltada para qualquer tipo de classificação dos professores em função de seu desempenho, nem tampouco para a mensuração, ou a obtenção de uma nota ou conceito ao final do Curso. A avaliação é necessária para que os professores possam constatar o quanto conseguiram transformar em conhecimento próprio as informações com as quais tiveram contato durante os Encontros, permitindo localizar o que ainda não foi suficientemente esclarecido, buscar orientação para retomar os conteúdos que precisam ser aprofundados, etc. Se, por um lado, a avaliação é importante para os professores, ela também o é para os formadores, que se servirão dela para analisar a qualidade do trabalho que estão desenvolvendo e tomar decisões destinadas a torná-lo mais significativo para a aprendizagem do grupo.
Estratégias de Divulgação: Contatos para divulgação: E-mail: cunha.junior@unifesp.br e silvana.zajac@unifesp.br Site: https://www.unifesp.br/reitoria/proec/cursos-e-eventos
Recursos didáticos: Materiais lúdicos produzidos pelos alunos.
Ementa: Análise de adequação das situações didáticas a partir da (re)criação de materiais lúdicos e jogos-brincadeiras. Identificação das variáveis, que interferem na prática educativa da educação de surdos. Desenvolvimento das habilidades de ensino por meio das diferentes disciplinas. Planejamento de situações e projetos didáticos envolvendo atividades lúdicas. Valores e conhecimentos sobre a prática educativa, sobretudo, a percepção cultural-linguística formativa no processo de relações de ensino-aprendizagem.