SIEX - Sistema de Informações de Extensão

27169 - CARTOVIVÊNCIAS NAS PERIFERIAS DA CIDADE - CIEJA ERMELINO MATARAZZO
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: O curso compõe 16 horas divididas em 3 oficinas presenciais, nos quais serão realizadas rodas de conversa, mapeamento participativo e escrita literária. O plano de ensino é detalhado nos componentes abaixo.

Objetivos e Resultados Esperados: O curso de extensão ¿Cartovivência nas Periferias da Cidade¿ tem como objetivo estimular a leitura e a escrita, promovendo o registro das vivências e experiências de moradores das periferias urbanas, ampliando, assim, a valorização de suas histórias e territórios. Os resultados esperados baseiam-se em proporcionar uma reflexão crítica sobre a trajetória de vida dos participantes, a partir da leitura e escrita das periferias urbanas. Pretende-se também um fortalecimento da leitura literária como forma de acesso a cidadania e incentivando o pertencimento ao lugar.

Justificativas: O curso de extensão ¿Cartovivência nas Periferias da Cidade¿ consiste em oficinas que articulam a cartografia social e a escrevivência como metodologias para refletir sobre as vivências e experiências nas periferias da cidade de São Paulo. A proposta visa proporcionar aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) de Ermelino Matarazzo (Zona Leste), um espaço de expressão e exercício de cidadania por meio do mapeamento e da escrita literária.

Metodologias: A metodologia do curso baseia-se na articulação entre a cartografia da ação social e o conteúdo literário da escrevivência. Fundamentado na indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, pretende-se neste curso apoiar a valorização da oralidade e expressão espacial das histórias dos participantes no mapa. Em um segundo momento, proporcionar o registro de suas histórias mapeadas, convertidas em textos literários. Para tanto, serão realizadas três oficinas, sendo uma sobre as narrativas, uma de cartografia social e outra de escrita literária. Após as oficinas, a comunidade docente do CIEJA Ermelino Matarazzo será incentivada a estimular os estudantes na prática contínua da reescrita.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: 1. OFICINA: NARRATIVA Ministrante: Prof. Dr. Ricardo Barbosa da Silva (Campus Zona Leste, Unifesp) Apoio: Bolsista de extensão da Unifesp (à definir) e comunidade local do CIEJA (Coordenação e Docência) Local: CIEJA Ermelino Matarazzo 2. OFICINA: CARTOGRAFIA SOCIAL Ministrante: Prof. Dr. Ricardo Barbosa da Silva (Campus Zona Leste, Unifesp) Apoio: Bolsista de extensão da Unifesp (à definir) e comunidade local do CIEJA (Coordenação e Docência) Local: CIEJA Ermelino Matarazzo 3. OFICINA: ESCRITA LITERÁRIA Ministrante: Prof. Dr. Ricardo Barbosa da Silva (Campus Zona Leste, Unifesp) Apoio: Bolsista de extensão da Unifesp (à definir) e comunidade local do CIEJA (Coordenação e Docência) Local: CIEJA Ermelino Matarazzo

Referências (bibliográficas e outras): FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. EVARISTO, C. A Escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, C. L.; NUNES, I. R. (Orgs,). Escrevivência: a escrita de nós - reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. LACOSTE, Y. A pesquisa e o trabalho de campo: um problema político para os pesquisadores, estudantes e cidadãos. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 84, 2006, p. 7-24. SILVA, C. A.; SCHIPPER, I. Cartografia da ação social: Reflexão e criatividade no contato da escola com a cidade. Revista Tamoios (Online), v. 8, 2012, p. 25-39.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Presença de 75%, participação e socialização final de uma avaliação do curso.

Estratégias de Divulgação: Será utilizado os canais de divulgação interno da respectiva unidade do CIEJA.

Recursos didáticos: - Roda de conversa; - Mapeamento participativo; - Oficina de escrita literária.

Ementa: Proposta metodológica da Cartovivências; estudos urbanos sobre vivência e experiência de moradores de bairro periférico; práticas de ensino em Geografia de leitura e escrita da cidade, análise das condições de mobilidade e acessibilidade aos lugares; processo de segregação espacial, desigualdade e racismo na cidade.