SIEX - Sistema de Informações de Extensão

27187 - Oficina Cultural de Leituras & Escritas em História da Arte
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Serão 11 encontros de 3 horas cada um, num total de 33 horas/aula, que ocorrerão no Laboratório de Artes (Labart) do Campus Guarulhos, EFLCH/Unifesp. Cada professor responsável por cada oficina irá propor metodologias diferenciadas e complementares para definição de estratégias de leitura, resumo, fichamento, resenhas e experimentação de escritas em diferentes estilos, gêneros e formatos, sempre voltados às temáticas da História da Arte. A seguir os encontros previstos e professores responsáveis: 1 9/04/2024 Prof. Dr. Pedro Arantes 2 16/04/2024 Profa. Dra. Elaine Dias 3 23/04/2024 Prof. Dr. José Geraldo Grillo 4 07/05/2024 Profa. Dra. Flávia Tatsch 5 14/05/2024 Profa. Dra. Flávia Tatsch 6 21/05/2024 Profa. Dra. Ilana Goldstein 7 28/05/2024 Prof. Dr. Pedro Arantes 8 04/06/2024 Profa. Dra. Ana Hoffmann 9 11/06/2024 Profa. Dra. Ana Hoffmann 10 25/06/2024 Profa. Dra. Marina Soler 11 02/07/2024 Profa. Dra. Marina Soler

Objetivos e Resultados Esperados: Incentivar, qualificar, ampliar repertório, instrumental e autoconfiança para que os estudantes de História da Arte possam estar melhor preparados e estabelecerem uma relação prazerosa e desenvolta para a leitura e escrita, em diferentes meios, estilos e formatos pertinentes à formação em nível superior.

Justificativas: Esta é a terceira edição de uma proposta de ação pedagógica complementar (extra-curricular) no curso de História da Arte iniciada em 2023. Nasceu com o objetivo de atuar na superação de algumas das principais dificuldades de nossos alunos em escrita e leitura, tendo em vista que não temos mais o apoio dos professores de Filosofia, como previa o Domínio Conexo. São elas: a falta de tempo e/ou dificuldade de gerir o tempo, método e disciplina para leitura acadêmica, para fichamento, resumo, resenha e apresentação crítica de textos e autores; e a falta de treino e competência na escrita dissertativa-argumentativa, estruturação de texto, compreensão da diferença entre método de pesquisa e de exposição escrita, vocabulário adequado ao formato escolhido, uso correto de citações e notas de rodapé, gramática e ortografia.

Metodologias: Teórico-prática, com exercícios e exemplos concretos de leitura crítica-analítica de textos e redações em diferentes tamanhos, formatos e objetivos, com ênfase em história, teoria e crítica da arte e da imagem. Cada professor assumirá dois encontros em que realizará um breve percurso com os estudantes em leitura e/ou escrita. Com a participação de 5 docentes, os estudantes terão acesso a diferentes perspectivas, metodologias e práticas, ampliando seu repertório de possibilidades na abordagem do texto. A oficina ocorrerá no Labart, um Laboratório de educação artística em galpão no Campus, que fica fora do Edifício Central, sem cara de ¿sala de aula¿, com mesas comunitárias, em que poderemos ter mais liberdade para novos formatos pedagógicos, uso de música, imagens, exercícios de meditação/concentração, lanche comunitário, entre outros.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: - Organização do material de estudos: textos, suportes; horário/local; metas - Apresentação de métodos de leitura crítica e interpretação de textos acadêmicos - Orientação para estudos e produção de material de pesquisa: fichamentos, resumos, indexação de referências bibliográficas - Aprimoramento da escrita: ortografia, gramática, construção frasal etc. - Produção de textos acadêmicos: estruturação do texto, vocabulário, linguagem, regras de citação bibliográfica e normas ABNT - Gêneros textuais: resumo, resenha, monografia, ensaios, verbetes para catálogos, entre outros - Técnicas de organização pessoal para planejamento e realização do trabalho acadêmico

Referências (bibliográficas e outras): ADORNO, Theodor. O ensaio como forma. In: (pág. 15-45). In: Adorno, W.T, Notas de Literatura I. Tradução Jorge de Almeida, Ed. 34, Coleção espírito crítico, 2003. Disponível em: https://grupocriticaedialetica.files.wordpress.com/2015/07/adorno-o-ensaio-como-forma.pdf BURSZTYN, Marcel; DRUMMOND, José Augusto; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Como escrever (e publicar) um trabalho científico: dicas para pesquisadores e jovens cientistas. Garamond, 2012. CASTRO, Cláudio de Moura. A prática da pesquisa. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006 FAPESP. Código de boas práticas científicas. São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf> GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Torfo (orgs.) Métodos de pesquisa (coordenado pela Universidade Aberta do Brasil ¿ UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica ¿ Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf> GOLDSTEIN, Norma; LOUZADA, Maria Silvia; IVAMOTO, Regina. O texto sem mistério. Leitura e escrita na universidade. São Paulo: Ática, 2009. GUITTON, Jean. O Trabalho Intelectual: conselho para os que estudam e para os que escrevem. Lucas Félix de Oliveira Santana (trad.). Kyrion, 2018. MELLO E SOUZA, Antonio Candido. O direito à literatura In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3327587/mod_resource/content/1/Candido%20O%20Direito%20%C3%A0%20Literatura.pdf NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora Unesp, 2011. SACRINI, Marcus. Leitura e Escrita de Textos Argumentativos. São Paulo: Edusp, 2022.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: A avaliação será dada por frequência nas oficinas e entrega dos exercícios solicitados. Não haverá nota.

Estratégias de Divulgação: Como o curso é dirigido para escrita e leitura em História da Arte, faremos a divulgação aos estudantes da EFLCH/Unifesp (post no Instagram da CAEC-Gru), com foco nos estudantes ingressantes de História da Arte (post no Instagram do CA de História da Arte). Dois dos professores que ministram este curso de extensão são professores de UCs do primeiro ano de História da Arte e farão divulgação na classe. O público externo pretendido é ligado à produção artística na cidade de Guarulhos. Faremos a divulgação para os coletivos de cultura que estão na mala direta do projeto de extensão Mapa das Artes de Guarulhos.

Recursos didáticos: O Labart dispõe de amplas mesas do tipo bancadas de ateliê para atividades em grupo, de escrita individual e coletiva, computador, projetor, sistema de som, podendo com isso proporcionar o uso de apresentações em slides, audiovisual, música. Também dispõe de material de desenho e pintura. Temos usado também o espaço para movimentação corporal de relaxamento, confraternizações e lanches ao longo das oficinas.

Ementa: A Oficina Cultural de Leituras & Escritas em História da Arte tem como objetivo desenvolver e aprimorar a leitura crítica e a produção de textos acadêmicos na área. A partir de uma abordagem teórico-prática, a oficina propõe estratégias para organização de estudos, interpretação de textos, elaboração de fichamentos, resumos e resenhas, além do aperfeiçoamento da escrita dissertativa-argumentativa. Serão trabalhadas questões essenciais como estruturação textual, diferenciação entre métodos de pesquisa e exposição escrita, uso adequado do vocabulário acadêmico, normas de citação, regras da ABNT, além de aspectos gramaticais e ortográficos. O curso também abordará diferentes gêneros textuais pertinentes à formação em História da Arte, como ensaios, verbetes para catálogos e artigos acadêmicos. A metodologia inclui leitura e análise de textos, exercícios práticos de escrita e atividades voltadas ao planejamento e organização do trabalho acadêmico, visando ampliar a autonomia e autoconfiança dos estudantes no processo de leitura e escrita.