27224 - GRUPO DE ESTUDOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: A CIDADE VIRTUOSA DE AL-FARABI I
Ano Base: 2025Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: GRUPO DE ESTUDOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: A CIDADE VIRTUOSA DE AL-FARABI I Realização: NUR ¿ Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental (Unifesp) Projeto Histórias de Sabedoria e Ensinamento Coordenação: Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo Duração: 10 horas - De 08/07/2024 a 22/07/2024 (quartas-feiras às 15h - quinzenal) Objetivos: O grupo de estudos propõe a leitura, o estudo e discussão da primeira parte do texto de Al-Farabi "A Cidade Virtuosa". Justificativa: Acredita-se que este seja um texto de maturidade de Al-Farabi, um dos últimos antes de sua morte, considerado uma síntese de seu sistema filosófico. "Os princípios das ideias dos habitantes da cidade virtuosa", apesar de ser uma obra considerada política, abrange vários domínios, como física, metafisica, teologia, cosmologia, astronomia, biologia e antropologia filosófica. Nela, Al-Farabi explica seu sistema a partir de uma descrição do surgimento das realidades a partir do Primeiro incausado por emanação necessária. Influenciado fortemente tanto pela leitura de Aristóteles quanto pelas ideias de Plotino, que lhe chegaram através do texto da "Teologia" erroneamente atribuída a Aristóteles. Sua síntese das ideias provenientes do Aristotelismo e do Neoplatonismo formaram a base a partir da qual a grande maioria dos filósofos medievais, e não só no âmbito do Islam, construiu suas próprias obras. Descreve a primeira emanação, a formação do mundo celeste e do mundo sublunar. Trata da estrutura do ser humano e da questão do conhecimento, abordando o conhecimento sensível, a imaginação e o intelecto, bem como as demais faculdades da alma. Aborda o tema da Profecia e, por fim, chega à questão da política, definindo a cidade ideal ou excelente em contraposição aos demais tipos de cidades. Metodologia: Aulas expositivas e interativas síncronas online por videoconferência através do Google Meet. Conteúdo programático: No primeiro semestre de 2025 pretendemos estudar a exposição de seu sistema metafísico e cosmológico em geral para compreendermos posteriormente (no segundo semestre de 2025) a necessária dependência que sua antropologia e suas ideias políticas mantêm para com a metafísica. Critérios de aproveitamento: Presença e participação nas aulas online. Cronograma: Seguiremos a estrutura de explanação do texto, observando-se que a divisão dos capítulos é atribuída ao próprio Al-Farabi. 19/03/2025 (SECÇÃO I: A PRIMEIRA CAUSA) CAPÍTULO I: A PRIMEIRA CAUSA É UNA E É INTELECTO - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo 02/04/2025 CAPÍTULO II: A PRIMEIRA CAUSA COMO ORIGEM DE TODO O SER (SECÇÃO II) - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo 16/04/2025 CAPÍTULO III: O MUNDO SUPRALUNAR - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo 30/04/2025 CAPÍTULO IV: OS EXISTENTES SUBLUNARES - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo 14/05/2025 CAPÍTULO V: MATÉRIA E FORMA - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo 28/05/2025 CAPÍTULO VI: O MUNDO SUBLUNAR E O MUNDO SUPRALUNAR - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo 11/06/2025 CAPÍTULO VII: OS CORPOS CELESTES - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo 25/06/2025 CAPÍTULO VIII: O DEVIR - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo 02/07/2025 CAPÍTULO IX: OS CORPOS SUBLUNARES - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo Estratégias de divulgação: Canais institucionais da UNIFESP; Mailing do NUR ¿ Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental; redes sociais. Bibliografia (a ser complementada ao longo do curso): ALFARABI, A Cidade Virtuosa. Tradução do árabe, introdução, notas e glossário de Catarina Belo, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018. PEREIRA, R. H. S. ¿Platão, Al-fârâbî e Averróis: as qualidades essenciais ao governante¿. Trans/Form/Ação 34 (1), 2011 SILVA, F. G. P. ¿La ontología como fundamento de la política en al-Farabi¿. In: Roberto Hofmeist Pich; Alfred Culleton. (Org.). Homo, Natura, Mundus: Human Beings and their relationship. 01ed. Turnhout: Brepols, 2020, v. 01, p. 280-288. TER REEGEN, Jan G. J. ¿A Teologia do Pseudo-Aristóteles¿. Kairós
Objetivos e Resultados Esperados: Objetivos: O grupo de estudos propõe a leitura, o estudo e discussão da primeira parte do texto de Al-Farabi "A Cidade Virtuosa". Resultados esperados: dar a conhecer aos estudantes um texto importantíssimo da tradição filosófica islâmica que veio a ser a base da metafísica medieval, não somente entre os árabes, mas depois, pela recepção cristã de seu conteúdo.
Justificativas: Acredita-se que este seja um texto de maturidade de Al-Farabi, um dos últimos antes de sua morte, considerado uma síntese de seu sistema filosófico. "Os princípios das ideias dos habitantes da cidade virtuosa", apesar de ser uma obra considerada política, abrange vários domínios, como física, metafisica, teologia, cosmologia, astronomia, biologia e antropologia filosófica. Nela, Al-Farabi explica seu sistema a partir de uma descrição do surgimento das realidades a partir do Primeiro incausado por emanação necessária. Influenciado fortemente tanto pela leitura de Aristóteles quanto pelas ideias de Plotino, que lhe chegaram através do texto da "Teologia" erroneamente atribuída a Aristóteles. Sua síntese das ideias provenientes do Aristotelismo e do Neoplatonismo formaram a base a partir da qual a grande maioria dos filósofos medievais, e não só no âmbito do Islam, construiu suas próprias obras. Descreve a primeira emanação, a formação do mundo celeste e do mundo sublunar. Trata da estrutura do ser humano e da questão do conhecimento, abordando o conhecimento sensível, a imaginação e o intelecto, bem como as demais faculdades da alma. Aborda o tema da Profecia e, por fim, chega à questão da política, definindo a cidade ideal ou excelente em contraposição aos demais tipos de cidades.
Metodologias: Aulas expositivas e interativas síncronas online por videoconferência através do Google Meet.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: No primeiro semestre de 2025 pretendemos estudar a exposição de seu sistema metafísico e cosmológico em geral para compreendermos posteriormente (no segundo semestre de 2025) a necessária dependência que sua antropologia e suas ideias políticas mantêm para com a metafísica. Seguiremos a estrutura de explanação do texto, observando-se que a divisão dos capítulos é atribuída ao próprio Al-Farabi. 19/03/2025 (SECÇÃO I: A PRIMEIRA CAUSA) CAPÍTULO I: A PRIMEIRA CAUSA É UNA E É INTELECTO - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo 02/04/2025 CAPÍTULO II: A PRIMEIRA CAUSA COMO ORIGEM DE TODO O SER (SECÇÃO II) - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo 16/04/2025 CAPÍTULO III: O MUNDO SUPRALUNAR - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo 30/04/2025 CAPÍTULO IV: OS EXISTENTES SUBLUNARES - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo 14/05/2025 CAPÍTULO V: MATÉRIA E FORMA - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo 28/05/2025 CAPÍTULO VI: O MUNDO SUBLUNAR E O MUNDO SUPRALUNAR - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo 11/06/2025 CAPÍTULO VII: OS CORPOS CELESTES - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo 25/06/2025 CAPÍTULO VIII: O DEVIR - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo 02/07/2025 CAPÍTULO IX: OS CORPOS SUBLUNARES - Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo
Referências (bibliográficas e outras): ALFARABI, A Cidade Virtuosa. Tradução do árabe, introdução, notas e glossário de Catarina Belo, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018. PEREIRA, R. H. S. ¿Platão, Al-fârâbî e Averróis: as qualidades essenciais ao governante¿. Trans/Form/Ação 34 (1), 2011 SILVA, F. G. P. ¿La ontología como fundamento de la política en al-Farabi¿. In: Roberto Hofmeist Pich; Alfred Culleton. (Org.). Homo, Natura, Mundus: Human Beings and their relationship. 01ed. Turnhout: Brepols, 2020, v. 01, p. 280-288. TER REEGEN, Jan G. J. ¿A Teologia do Pseudo-Aristóteles¿. Kairós, v. 7 n. 1 (2010), p. 9-42. TER REEGEN, Jan G. J.; SILVA, F.G.P. ¿O UNIVERSO, A CIDADE E O HOMEM EM AL-FARABI¿. Kairós - Ano IV/2, Jul/Dez 2007. p. 214-229.
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Presença e participação nas aulas online.
Estratégias de Divulgação: Canais institucionais da UNIFESP; Mailing do NUR ¿ Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental; redes sociais.
Recursos didáticos: Google Meet, textos em pdf e livros da biblioteca.
Ementa: Acredita-se que este seja um texto de maturidade de Al-Farabi, um dos últimos antes de sua morte, considerado uma síntese de seu sistema filosófico. "Os princípios das ideias dos habitantes da cidade virtuosa", apesar de ser uma obra considerada política, abrange vários domínios, como física, metafisica, teologia, cosmologia, astronomia, biologia e antropologia filosófica. Nela, Al-Farabi explica seu sistema a partir de uma descrição do surgimento das realidades a partir do Primeiro incausado por emanação necessária. Influenciado fortemente tanto pela leitura de Aristóteles quanto pelas ideias de Plotino, que lhe chegaram através do texto da "Teologia" erroneamente atribuída a Aristóteles. Sua síntese das ideias provenientes do Aristotelismo e do Neoplatonismo formaram a base a partir da qual a grande maioria dos filósofos medievais, e não só no âmbito do Islam, construiu suas próprias obras. Descreve a primeira emanação, a formação do mundo celeste e do mundo sublunar. Trata da estrutura do ser humano e da questão do conhecimento, abordando o conhecimento sensível, a imaginação e o intelecto, bem como as demais faculdades da alma. Aborda o tema da Profecia e, por fim, chega à questão da política, definindo a cidade ideal ou excelente em contraposição aos demais tipos de cidades. No primeiro semestre de 2025 pretendemos estudar a exposição de seu sistema metafísico e cosmológico em geral para compreendermos posteriormente (no segundo semestre de 2025) a necessária dependência que sua antropologia e suas ideias políticas mantêm para com a metafísica.