27225 - Sensibilidade e Palavra Poética nas Artes da Cena
Ano Base: 2025Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: O curso Sensibilidade e Palavra Poética nas Artes da Cena busca introduzir o cursista a práticas e conceitos do âmbito das artes da cena. Apresentando o conceito de sensibilidade, a partir dos autores Fayga Ostrower e Eleonora Fabião, bem como da prática de cerca de 10 anos de pesquisa nessa área realizada pelo coletivo Cia. do Caminho Velho. Sendo dividido em 3 momentos: Unidade 1 - Abertura ao meio. Será realizada a busca pelo "relaxamento-ativo" do corpo, como descrito pelos autores Sebastião Milaré, acerca da pesquisa prática desenvolvida no CPT do SESC e por Eleonora Fabião em sua pesquisa na área da performance. Unidade 2 - Experimentos criativos. Ampliação da investigação da abertura ao meio (sensibilidade), e como ela é a base para a criação artística, como descrito pela pesquisadora Fayga Ostrower. E Unidade 3 - A Voz e a Palavra Poética. Continuidade da leituras de textos poéticos em diálogo com as artes da cena, e apresentação de questões relacionadas a voz e a fala como, antes de tudo, relação, com base na teoria da filósofa Adriana Cavarero.
Objetivos e Resultados Esperados: Aproximar professores da rede pública à linguagem teatral, por meio de leituras e atividades práticas de criação de cenas. Promover estudos e o conhecimento de práticas teatrais, para que os docentes possam aplicar com seus alunos, reconhecendo sua relevância para o trabalho em sala de aula. Levar o público alvo a reconhecer a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento, por meio de ações práticas promovidas pelo teatro. Introduzir o cursista a práticas e conceitos do âmbito das artes da cena. Apresentar o conceito de sensibilidade, a partir dos autores Fayga Ostrower e Eleonora Fabião, bem como da prática de cerca de 10 anos de pesquisa nessa área do coletivo Cia. do Caminho Velho. Relacionar o conceito de sensibilidade com a prática pedagógica de professores no desenvolvimento de atividades artísticas com seus alunos.
Justificativas: O presente curso de extensão universitária integra-se ao Projeto de Pesquisa Pq/CNPq (2023-2026) intitulado Teatro e Escola: parcerias para a formação de professores e alunos, selecionado pelo edital Nº 01/2024/CÂMARA DE EXTENSÃO E CULTURA-CAEC CAMPUS GUARULHOS. AÇÃO DE FORTALECIMENTO E INTEGRAÇÃO DA EXTENSÃO E CULTURA NO CAMPUS GUARULHOS, e que une dois projetos de extensão, a saber, o projeto: GEPA - Grupo de Estudos e Práticas Artísticas da Cia. do Caminho Velho (número de inscrição no Siex: 23212), que é coordenado pela profa. Ana Cláudia Romano Ribeiro, do Departamento de Letras. e o projeto Jogos teatrais na escola para universitários, alunos e docentes do ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA) (número Siex: 24926), o qual é coordenado pela profa. Dra. Maria Cecilia Sanches, do Departamento de Educação. Esta oficina será oferecida para a escola parceira do Programa de Residência Pedagógica, escola municipal Elis Regina, localizada localizada na rua José Freitas, próxima ao Shopping Bonsucesso. A qual disponibiliza horários para a formação de seus docentes e equipe técnica. Nesse sentido, este projeto pretende ir a escola para realizar ações com os docentes suprindo uma demanda dessas instituições que é a falta de formações no âmbito artístico.
Metodologias: O curso adotará uma metodologia dialógica, prevendo interações a partir de práticas teatrais e a apresentação de procedimentos criativos do grupo Cia. do Caminho Velho. E também em atividades complementares de leitura de bibliografia de apoio pelos participantes do curso, assim como na elaboração por parte dos mesmos de um trabalho final. As interações terão por base atividades práticas e discussões a partir da realização destas atividades, as quais estão embasadas na pesquisa cênica desenvolvida pelo grupo de teatro Cia. do Caminho Velho. Os encontros contarão com uma equipe de alunos da graduação, pós- graduandos/as e pesquisadores sociais que colaborarão propondo atividades, participando dos debates, e realizando registros por escrito e em imagens dos encontros. Serão realizados 15encontros presenciais de 2h cada, nos dias 21 e 28 de março, 04, 11, 18 e 25 de abril, 02, 09, 16, 23, 30 de maio e 06, 13, 20 e 27 de junho, das 11:30 às 13:30. (Totalizando 30 horas)
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Estrutura do curso: Unidade 1 - Abertura ao meio. Será realizada busca pelo "relaxamento-ativo" do corpo, como descrito pelos autores Sebastião Milaré, acerca da pesquisa prática desenvolvida no CPT do SESC e por Eleonora Fabião em sua pesquisa na área da performance. Atividades de busca pela percepção da abertura do corpo ao entorno (olhar e ver, perceber as sensações que chegam do ambiente na pele, escutar os sons). Leitura de apoio: FABIÃO, Eleonora. "Corpo Cênico, Estado Cênico". Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 10 - n. 3 - p. 321-326 / set-dez 2010. MILARÉ, Sebastião. Hierofania: o teatro segundo Antunes Filho São Paulo: Edições SESC SP, 2010. OIDA, Yoshi. O ator invisível. Com a colaboração de Lorna Marshall. Tradução de Marcelo Gomes. São Paulo: Via Lettera, 2007. Unidade 2 - Experimentos criativos. Ampliação da investigação da abertura ao meio (sensibilidade), e como ela é a base para a criação artística, como descrito pela pesquisadora Fayga Ostrower, caminhando de uma investigação mais individual, para uma investigação coletiva. E a realização de leituras de textos poéticos em diálogo com as artes da cena. Leitura de apoio: OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Editora Vozes, 2014. BROOK, Peter. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Tradução Antonio Mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998. Unidade 3 - A Voz e a Palavra Poética. Continuidade da leituras de textos poéticos em diálogo com as artes da cena. experimentos de criação de pequenas cenas a partir deste material. E apresentação de questões relacionadas a voz e a fala como, antes de tudo, relação, com base na teoria da filósofa Adriana Cavarero. Leitura de apoio: CAVARERO, D. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. WOLFSOHN, Alfred. Orpheus or The Way to a Mask. Translated by Marita Günther, Edited with notes and designed for publication by Jay Livernois from 2006,12. WISE, Linda. Voice and Soul. The Alfred Wolfsohn/Roy Hart Legacy. VASTA Voice and Speek Review, 2007. WISE, Linda. A voz é sempre um sonho: conversa com Linda Wise. Entrevista com Bárbara Biscaro. Revista Urdimento, v.1, n.22, p267-276, julho 2014. ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Editora Hucitec, 1997. ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
Referências (bibliográficas e outras): BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet 7ª edição. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas, v.1) BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Linguística. 2002 GROTOWSKI, Jerzy. Para um teatro pobre. Tradução de Ivan Chagas 3ª edição Brasília: Teatro Caleidoscópio & Editora Dulcina, 2013. NOVARINA, Valère. Carta aos atores e Para Louis de Funès. Tradução de Angela Leite Lopes 3ª edição Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. Leitura complementar: ARAUJO, Alex. O mecanismo dramatúrgico contemporâneo e suas estratégias de inovação formal: Investigação e análise das dramaturgias montadas pela Cia. do Caminho Velho. Dissertação de Mestrado em História da Arte, Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023. SANTOS, Paulo Eduardo Correia dos. TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO: Uma investigação sobre a pesquisa estética do TEN na montagem de uma peça com temática negra na periferia. Dissertação de Mestrado em História da Arte - Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2024. SOUSA, Daiane Sousa e. ¿Cia do Caminho Velho: Contribuição para uma sistematização da pesquisa teatral do grupo através de um estudo da palavra no teatro contemporâneo. Dissertação (Mestrado em História da Arte). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História da Arte, 2024.
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: a) Participação e desempenho nas atividades propostas. b)Assiduidade no comparecimento ao curso. c) Participação nos debates proporcionados pelo curso. d) Realização de leituras e de atividade escrita sobre o papel do curso na formação do cursista.
Estratégias de Divulgação: Como trata-se de parceria diretamente com a escola, os professores serão informados diretamente pela direção e pela equipe deste projeto sobre a inscrição no curso no site da PROEC. Os cursistas serão certificados pela PROEC, após divulgação da lista dos aprovados no curso.
Recursos didáticos: Serão utilizados eventualmente textos impressos e livros com textos poéticos e teóricos a serem abordados no curso. Objetos como bolas, tecido e corda, serão utilizados nos jogos teatrais a serem desenvolvidos coma turma. Eventualmente também poderão ser utilizados sistemas de caixas de som para a utilização de música na condução de alguma das atividades propostas de abertura ao meio.
Ementa: Abordaremos de forma teórico-prática o conceito de sensibilidade, na acepção de Fayga Ostrower, entendido como base para a criação artística. Aproveitando o saber acumulado em cerca de 10 anos de uma pesquisa artística desenvolvida pelo grupo teatral Cia. do Caminho Velho, grupo sediado na EFLCH-UNIFESP, que investiga em cena novas dramaturgias e a sensibilidade do atuante.