SIEX - Sistema de Informações de Extensão

27233 - Sistemas agroalimentares urbanos
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Ementa: Análise e sistematização de conhecimentos sobre Agricultura Urbana e Periurbana de base Agroecológica (AUPA) e sobre estratégias solidárias de beneficiamento e comercialização nas modalidades associativas e cooperativas. AUPA como estratégia de melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida em espaços urbanos. Importância da AUPA na gestão territorial das cidades e na garantia de direitos para os seus habitantes. A UC elenca questões fundamentais dos sistemas agro-alimentares urbanos, desde iniciativas de produção, tais como hortas e quintais urbanos, até estratégias de aquisição e distribuição de alimentos. Também são abordadas as múltiplas questões atreladas à AUPA além da questão alimentar, tais como benefícios na gestão medioambiental, promoção da saúde física e mental e contribuição na educação. Associativismo e cooperativismo como estratégias de organização comunitária e de solidariedade entre consumidores e produtores. Agroecologia. Histórico do conceito e definição. Mudança de paradigma: Agroecossistema e Sistema Agroalimentar. Princípios de implantação e manejo agroecológico. Agricultura urbana e periurbana (AUP). Definição, importância e particularidades. AUP como ferramenta de gestão territorial nas cidades. Meio ambiente e qualidade de vida na cidade: AUP na gestão territorial das cidades: clima, água e solo. Potencial da AUP para a economia circular mediante sistemas de compostagem. AUP e a manutenção da diversidade: Biodiversidade natural e agrícola. Diversidade de práticas e conhecimentos. Reprodução da vida e reprodução social em iniciativas de AUP. AUP e garantia de direitos: Direito a uma alimentação garantida. Segurança alimentar. PANCs, modelos produtivos. Plantas de uso múltiplo. Adubação verde. Direito ao trabalho. Geração de renda. Segurança institucional e permanência no território. Direito à saúde. Plantas medicinais, fitoterapia e práticas integrativas. Direito à educação. Potencial das hortas como instrumento pedagógico em educação formal (BNCC) e não formal. O papel do estado na garantia de direitos. Integração de Políticas públicas para fomento e fortalecimento da AUP. AUP e Economia Social e Solidária: Associativismo e cooperativismo como estratégias de organização comunitária e de solidariedade entre consumidores e produtores Autogestão e auto-organização. Associações e cooperativas de produtores e de consumidores: diferenças e complementaridades. Consumo, financiamento e produção: fundamentos da construção de redes de produção e de distribuição de alimentos. Exemplos de Circuitos curtos de comercialização, empreendimentos solidários, grupos de consumo responsável, feiras, etc...

Objetivos e Resultados Esperados: Apresentar as principais diretrizes da agroecologia em contextos urbanos e periurbanos, junto com as suas implicações como ferramenta de gestão do território e importância na manutenção dos direitos dos habitantes das cidades. Apresentar estudos de caso relevantes, tais como iniciativas de agricultura urbana e periurbana (AUP), empreendimentos solidários de distribuição de alimentos agroecológicos na cidade e outros. Contribuir com a formação para a cidadania ao colocar os participantes em contato com as complexidades dos sistemas agroalimentares.

Justificativas: Considerando que há sérios problemas de segurança alimentar e que a população humana está concentrada em cidades, fica manifesta a importância de trabalhar estratégias de agricultura urbana e periurbana. Levando em conta os sérios problemas sociais e ambientais relacionados com a produção de alimentos e a urbanização, se faz necessário trabalhar com AUP de base agroecológica (AUPA). A partir da complexidade socioeconômica e ambiental dos territórios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), urge a gestão dos mesmos, destrinchando as ferramentas ambientais, sociais, econômicas e políticas necessárias para diminuição da insegurança alimentar na RMSP, entre elas: manejo do solo, espaços de reprodução social, economia solidária e políticas públicas. Redes de agricultoras urbanas colocam como principais entraves da atividade as dificuldades de acesso e apropriação das ferramentas disponibilizadas pelo poder público, assim como ressaltam a continua invisibilização do protagonismo femenino na AUPA. Considerando todo esse cntexto, surge a presente proposta, como forma de fortalecimento e capacitação para agricultoras e agentes de AUPA na RMSP.

Metodologias: Metodologia de ensino: a) Atividades teóricas: aulas expositivo-dialogadas, apresentação de documentários e organização de debates. b) Atividades práticas: visitas de campo a experiências de AUP, participação em mutirões, rodas de conversa, etc. c) Atividades discentes: leitura dos textos, presença e participação nas atividades em aulas e nos trabalhos.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Agroecologia. Histórico do conceito e definição. Mudança de paradigma: Agroecossistema e Sistema Agroalimentar. Princípios de implantação e manejo agroecológico. Agricultura urbana e periurbana (AUP). Definição, importância e particularidades. AUP como ferramenta de gestão territorial nas cidades. Meio ambiente e qualidade de vida na cidade: AUP na gestão territorial das cidades: clima, água e solo. Potencial da AUP para a economia circular mediante sistemas de compostagem. AUP e a manutenção da diversidade: Biodiversidade natural e agrícola. Diversidade de práticas e conhecimentos. Reprodução da vida e reprodução social em iniciativas de AUP. AUP e garantia de direitos: Direito a uma alimentação garantida. Segurança alimentar. PANCs, modelos produtivos. Plantas de uso múltiplo. Adubação verde. Direito ao trabalho. Geração de renda. Segurança institucional e permanência no território. Direito à saúde. Plantas medicinais, fitoterapia e práticas integrativas. Direito à educação. Potencial das hortas como instrumento pedagógico em educação formal (BNCC) e não formal. O papel do estado na garantia de direitos. Integração de Políticas públicas para fomento e fortalecimento da AUP. AUP e Economia Social e Solidária: Associativismo e cooperativismo como estratégias de organização comunitária e de solidariedade entre consumidores e produtores Autogestão e auto-organização. Associações e cooperativas de produtores e de consumidores: diferenças e complementaridades. Consumo, financiamento e produção: fundamentos da construção de redes de produção e de distribuição de alimentos. Exemplos de Circuitos curtos de comercialização, empreendimentos solidários, grupos de consumo responsável, feiras, etc...

Referências (bibliográficas e outras): Bibliografia básica Curan, R.M. & Marques, P.E.M. (2021) Multifuncionalidade da agricultura urbana e periurbana: uma revisão sistemática. Agricultura urbana, Estud. av. 35 (101) https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.013 Gliessman, S.R. Agroecologia: Processos agroecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível online (em español): https://biowit.files.wordpress.com/2010/11/agroecologia-procesos-ecolc3b3gicos-en-agricultura-sostenible-stephen-r-gliessman.pdf Esteves, Egeu G.; Souza, Guilherme P. A. de; Santos, Vitória F. dos. Cooperativa Livres: relações solidárias na construção da economia dos trabalhadores. Org&Demo, v. 25. p.e024003, 2024. DOI https://doi.org/10.36311/1519-0110.2024.v25.e024003 Gonçalves, JULIANA R.; Mascarenhas, Thais S. (Orgs.). Consumo responsável em ação: tecendo relações solidárias entre o campo e a cidade. São Paulo: Instituto Kairós, 2017. (exemplares físicos na biblioteca do Campus diadema) e-book disponível: https://institutokairos.net/wp-content/uploads/2017/04/Consumo_Responsavel_Em_Acao.pdf Lorenzo Montero, Leda (Org.) Caminhos para o ensino da Agroecologia. Brasília, DF. G3 Comunicação, 2023. ISBN: 978-65-999477-2-8. Vol I e II. Vol I. disponível: https://repositorio.unifesp.br/server/api/core/bitstreams/7c4e85dd-95d6-4e54-9e0d-e73c810b9f03/content Vol II. disponível: https://repositorio.unifesp.br/items/0c0164e0-77bb-4b70-bb00-1f6f70500b06 Lorenzo Montero, L; de Barros Barreto, A. Gonçalves P. L. Ribeiro, F. O que você alimenta quando se alimenta? ComerAtivaMente: Um grupo de consumo responsável como estudo de caso. Em: Agroecologia em foco. vol. 4. Cap. 6. Ed. Poisson, 2020. DOI: https://doi.org/10.36229/978-65-86127-56-0.CAP.06 Nespolo, Nelsa I. F.; Esteves, Egeu G. (2022) Economia solidária: estratégias para incluir e transformar. São Paulo: Friedrich Ebert Stiftung Brasil, 16p. 2022. ISBN 978-65-87504-58-2 E-book disponível: https://library.fes.de/pdf-files/bueros/brasilien/19694.pdf Singer, Paul. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Perseu Abramo, 2002. E-book disponível: https://fpabramo.org.br/wp-content/uploads/2018/04/Introducao-economia-solidaria-WEB-1.pdf Bibliografia complementar Altieri, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3ªEd. São Paulo, Rio de Janeiro: Expressão Popular, AS-PTA, 2012. BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2ªEd. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014. e-book disponível: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf Leite, Marcia de P. A economia solidária e o trabalho associativo: teorias e realidades. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 24, n. 69, p. 31¿51, 2009. DOI https://doi.org/10.1590/S0102-69092009000100003 Primavesi, A. Manejo ecológico do solo: agricultura em regiões tropicais. São Paulo: Nobel, 2002. Petersen, P. (Org). Agricultura familiar camponesa na construção do futuro. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2009. e-book disponível on-line: http://www.bibliotecadigital.abong.org.br/handle/11465/373 Scholz, Trebor. Cooperativismo de Plataforma: contestando a economia do compartilhamento corporativa. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo; Editora Elefante; Autonomia Literária, 2016. E-book disponível: https://autonomialiteraria.com.br/wp-content/uploads/2020/07/cooperativismo-de-plataforma_web_simples.pdf Shiva, V. Monoculturas da mente: perspectiva da biodiversidade e biotecnologia. São Paulo: Ed. Gaia, 2003. Resenha disponível em: https://www.revistas.usp.br/agraria/article/view/97367 Endereços eletrônicos úteis https://aspta.org.br/biblioteca/ http://institutokairos.net/biblioteca/ http://contraosagrotoxicos.org/ http://pratoslimpos.org.br/ https://sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/agricultores https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/Sustentabilidade/hortas-em-rede.html

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Avaliação composta por: a) Avaliação coletiva (AC) por meio de seminário em grupo sobre tema escolhido pelos participantes ou outra ferramenta de avaliação individual proposta em consonância com a UC e com uso da bibliografia da UC. c) Avaliação individual continuada: presença e participação ativa nas atividades propostas. Avaliação constante por meio da presença e participação ativa nas atividades propostas, tais como: leituras, participação nas aulas, debates, diálogos, mutirões, etc.

Estratégias de Divulgação: Redes de AUPA

Recursos didáticos: Salas de aula da Unifesp Diadema, com data show. Área didática existente no Campus, sob coordenação deste Programa de Extensão. Materiais disponibilizados pelos docentes e/ou Programas vinculados, tais como: sementes, composto, etc.

Ementa: Análise e sistematização de conhecimentos sobre Agricultura Urbana e Periurbana de base Agroecológica (AUPA) e sobre estratégias solidárias de beneficiamento e comercialização nas modalidades associativas e cooperativas. AUPA como estratégia de melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida em espaços urbanos. Importância da AUPA na gestão territorial das cidades e na garantia de direitos para os seus habitantes. A UC elenca questões fundamentais dos sistemas agro-alimentares urbanos, desde iniciativas de produção, tais como hortas e quintais urbanos, até estratégias de aquisição e distribuição de alimentos. Também são abordadas as múltiplas questões atreladas à AUPA além da questão alimentar, tais como benefícios na gestão medioambiental, promoção da saúde física e mental e contribuição na educação. Associativismo e cooperativismo como estratégias de organização comunitária e de solidariedade entre consumidores e produtores.