SIEX - Sistema de Informações de Extensão

27244 - FAMÍLIA(S) E USO DE DROGAS: PARADIGMAS DA PÓS MODERNIDADE
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Revisitar e atualizar os participantes sobre importância e desafios do cuidado incluindo a clínica de famílias com pessoas dependentes de substâncias psicoativas sob o enfoque do cuidado em liberdade, da psicoterapia sistêmica e cognitiva considerando a cultura intra e interfamiliar, seus contextos e necessidades nas tarefas e papéis diante de situação de desafio e sofrimento. Serão abordados ainda as identificações de risco e proteção, a identificação das forças familiares e os instrumentos utilizados para avaliação das dinâmicas e funcionamentos familiares.

Objetivos e Resultados Esperados: Revisitar e atualizar os participantes sobre importância e desafios do cuidado incluindo a clínica de famílias com pessoas dependentes de substâncias psicoativas sob o enfoque do cuidado em liberdade, da psicoterapia sistêmica e cognitiva considerando a cultura intra e interfamiliar, seus contextos e necessidades nas tarefas e papéis diante de situação de desafio e sofrimento.

Justificativas: O abuso e a dependência drogas e seus impactos nas áreas da saúde, educação e segurança pública exigem nesta segunda década do século XXI atenção especial. Os problemas relacionados ao consumo problemático de substâncias psicotrópicas não estão circunscritos apenas ao usuário, ao contrário afetam direta e indiretamente a vida familiar, ocupacional e social. Neste sentido ações multidisciplinares que atinjam as várias dimensões da questão devem ser consideradas, incluindo a compreensão do contexto familiar onde as pessoas estão inseridas assim como o uso de substâncias. No Brasil, as políticas voltadas para a saúde mental envolvendo as famílias são incipientes, muito devido uma cultura estigmatizada e pouco estudada de maneira detalhada do funcionamento das famílias com um ou mais dependentes de drogas no seu interior. Também, paradoxalmente, ainda de forma moralista e ou preconceituosa as famílias são demasiadas julgadas e culpabilizadas quando problemas complexos como a dependência de substância esta presente no seu interior. Além disso existe também no interior das famílias um reforço da visão culpabilizadora da pessoa que está apresentando o problema, e que, portanto, o cuidado deve ser único e exclusivamente nela sem incluir todo o sistema familiar. A falta de cuidado em relação as políticas assim como as crenças culpabilizadoras se contrapõem com os resultados potentes de estudos internacionais que mostram que quando a família juntamente com os dependentes recebe cuidado sistêmicos os desfechos dos tratamentos são mais efetivos ao longo do tempo. Neste sentido é muito importante o conhecimento e a atualização deste tema, junto aos profissionais de saúde do SUS que estão na linha de frente dos serviços, muitas vezes também não sabendo como lidar com as diversas situações impostas no cotidiano de trabalho, enfrentando queixas e necessidades imediatas de internações do pessoas da família dependentes de substância. A escassez de qualificação profissional tanto de médicos como demais profissionais da área da saúde e da assistência social, para atendimento dos usuários de substâncias, bem como seus familiares, é um consenso nas várias regiões brasileiras. Neste o contexto este curso de Extensão tem por objetivo oferecer orientações e cuidados básicos em relação as abordagens familiares com dependentes de drogas.

Metodologias: Este curso de extensão acontecerá de forma remota (online, via plataforma Google Meet) em oito aulas com 4 horas de duração cada uma, totalizando 32 horas de curso no total. As aulas serão administradas semanalmente, as terças feiras. O material pedagógico será de acesso livre, aos participantes do curso, sugeridos pelos professores para que os profissionais possam efetuar suas reflexões críticas e leituras sobre temas específicos abordados em aula, e na última aula os alunos apresentarão uma breve resenha pautando sobre seu aproveitamento durante o curso.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Aula 1: Apresentação do Curso Contextualização dos serviços dos profissionais e cartografia dos serviços. História da família no decorrer do tempo e a diversidade de conceitos Aula 2: Família sob visão sistêmica e cognitiva e Família uso de drogas que fenômeno é esse? A visão bioecológica Aula 3: Família, Prevenção e Educação para Autonomia e Avaliação Familiar com dependentes de drogas I- Visão integrativa Aula 4: Avaliação Familiar com dependentes de drogas II e Uso de Genograma com família de dependentes de drogas Aula 5: Violência entre casais e dependências de drogas e Comportamento Parental no consumo de álcool por adolescentes Aula 6: Padrões complementares de relacionamentos familiares X Codependência e Políticas Públicas voltadas para famílias no Brasil: do ideal ao possível Aula 7: Mulheres em situação de rua, uso de drogas e suas relações familiares e Faculdade de experiencia de vida: Mulheres na Cracolândia Aula 8: O profissional de saúde e relações familiares: ressonâncias e distanciamentos nos atendimentos familiares e Avaliação geral curso

Referências (bibliográficas e outras): 1.Familia e Uso Drogas: paradigmas da pós modernidade:Eroy Aparecida da Silva e Ana Regina Noto ( orgs),Editora Red Publicações, 2022. 2.Curso SUPERA: materiais disponíveis através do site https://www.supera.org.br/material/ 3.Figueiredo, R & Cavallari, C.; (Orgs):v.21 n.2 (2020). Drogas e 30 anos de Redução de Danos. Disponivel para dowload. 4.Lima. L.T.; Surjus, L.; Silva, L. (Orgs), 2019, Redução de Danos : Ampliação e materialização de direitos. Ebook -UNIFEST/UNIVESP/Diverso . 5.Noto, A.R.; Locatelli,D.P.; Silva,E.A.; Opaleye, E.; Amato, T.C.; Bonadio, A.N.; Formação Profissional em álcool e outras drogas: possiblidades e desafios da construção coletiva. Ebook-UNIFESP. Disponível gratuitamente rede.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: O recebimento da certificação do curso estará restrito a frequência de 90% nas aulas e a entrega de resenha com relato de um artigo sobre o tema, ao término do curso, assim como avaliação de cada uma das aulas.

Estratégias de Divulgação: Através da rede de catálogos UNIFESP e redes sociais, contatos de WhatsApp e lista de e-mails dos profissionais - alunos de cursos anteriores

Recursos didáticos: internet, computador

Ementa: O abuso e a dependência drogas e seus impactos nas áreas da saúde, educação e segurança pública exigem nesta segunda década do século XXI atenção especial. Os problemas relacionados ao consumo problemático de substâncias psicotrópicas não estão circunscritos apenas ao usuário, ao contrário afetam direta e indiretamente a vida familiar, ocupacional e social. Neste sentido ações multidisciplinares que atinjam as várias dimensões da questão devem ser consideradas, incluindo a compreensão do contexto familiar onde as pessoas estão inseridas assim como o uso de substâncias. No Brasil, as políticas voltadas para a saúde mental envolvendo as famílias são incipientes, muito devido uma cultura estigmatizada e pouco estudada de maneira detalhada do funcionamento das famílias com um ou mais dependentes de drogas no seu interior. Também, paradoxalmente, ainda de forma moralista e ou preconceituosa as famílias são demasiadas julgadas e culpabilizadas quando problemas complexos como a dependência de substância esta presente no seu interior. Além disso existe também no interior das famílias um reforço da visão culpabilizadora da pessoa que está apresentando o problema, e que, portanto, o cuidado deve ser único e exclusivamente nela sem incluir todo o sistema familiar. A falta de cuidado em relação as políticas assim como as crenças culpabilizadoras se contrapõem com os resultados potentes de estudos internacionais que mostram que quando a família juntamente com os dependentes recebe cuidado sistêmicos os desfechos dos tratamentos são mais efetivos ao longo do tempo. Neste sentido é muito importante o conhecimento e a atualização deste tema, junto aos profissionais de saúde do SUS que estão na linha de frente dos serviços, muitas vezes também não sabendo como lidar com as diversas situações impostas no cotidiano de trabalho, enfrentando queixas e necessidades imediatas de internações do pessoas da família dependentes de substância. A escassez de qualificação profissional tanto de médicos como demais profissionais da área da saúde e da assistência social, para atendimento dos usuários de substâncias, bem como seus familiares, é um consenso nas várias regiões brasileiras. Neste o contexto este curso de Extensão tem por objetivo oferecer orientações e cuidados básicos em relação as abordagens familiares com dependentes de drogas.