SIEX - Sistema de Informações de Extensão

27258 - Sistema Socioeducativo, Rede de Atendimento e Atuação Profissional: um diálogo com os/as profissionais do Município de Santa Maria/ RS
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Este curso de extensão tem por objetivo geral promover um diálogo entre profissionais que atuam no sistema socioeducativo do Município de Santa Maria /RS com discentes da Unifesp interessados no tema e profissionais da área. A iniciativa é fruto de uma palestra realizada em 2024, na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul, cujo fito naquele momento foi o de avançar na discussão sobre a atuação profissional frente aos novos desafios como cuidados em saúde mental do/a adolescente em privação de liberdade, recursos humanos e saúde do/a trabalhador/a, organizações criminosas e novas realidades interventivas, redes e fluxos de atendimento e novas abordagens pedagógicas. A partir desse encontro, por iniciativa das profissionais do sistema socioeducativo de Santa Maria/RS, objetivou-se um curso de curta duração para aprofundar os temas mencionados à luz das realidades municipais - Santos/SP e Santa Maria/RS. A escolha foi justamente pelas similaridades em termos de perfil dos adolescentes em privação de liberdade, questões relacionadas aos grupos criminais e saúde mental. Dito isso, o curso pretende formular eixos de discussão que possam mediar as experiências profissionais Municípios de Santa Maria/ RS e possíveis metodologias de trabalho e intervenção profissional para a realidade Santos/SP.

Objetivos e Resultados Esperados: Promover diálogo entre redes e fluxos de serviços dos Municípios de Santa Maria/RS com discentes da Graduação e Pós-graduação em Serviço Social da Unifesp; Problematizar os novos desafios da profissão no âmbito das medidas socioeducativas: Analisar os avanços e aprimoramento na elaboração documenta, entre eles o Plano Individual de Atendimento; Conhecer as ações de socioaprendizagem desenvolvidas pelo município e a rede socioeducativa; e Identificar como a rede tem atuando no âmbito das medidas de semiliberdade e prestação de serviço à comunidade;

Justificativas: Este curso é resultado de uma atividade realizada em 2024, no estado do Rio Grande do Sul a convite da Fundação de Atendimento Socioeducativo. A partir desse encontro, objetivou-se para este ano, no mês de abril dois encontros dialogados entre saberes e intervenções profissionais, com carga horária total de 15 horas, cujo objetivo é promover mais debate formação sobre redes e fluxos no âmbito das medidas socioeducativas e sua interface com as demais políticas sociais.

Metodologias: Encontro dialogado, com relatos de experiências profissionais. Iniciará às 09h com previsão de encerramento às 13h.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Medidas Socioeducativas; Redes e fluxos de atendimento; Saúde Mental e medida privativa de liberdade: novos desafios ou velhos dilemas? Plano Individual de Atendimento: no que precisamos avançar? Socioaprendizagem e projeções de futuridade do/a adolescente: caminhos divergentes?

Referências (bibliográficas e outras): Não se aplica

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Não se aplica

Estratégias de Divulgação: Apenas o site da Unifesp

Recursos didáticos: Googlemeet

Ementa: Promover encontro formativo e dialogado entre servidores da rede socioeducativa, de saúde, educação e assistência social de Santa Maria/RS e discentes de graduação e pós-graduação de da UNIFESP. Abordar os desafios, bem como as ações exitosas entre redes e fluxos, os novos processos de trabalho frente a terceirização da rede e o aumento de adolescente envolvidos com grupos criminais.