SIEX - Sistema de Informações de Extensão

27259 - DA PESQUISA À SALA DE AULA: AS ÁGUAS NOS TERRITÓRIOS DE SÃO PAULO (VESPERTINO)
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Serão realizados seis encontros entre os cursistas, professores do curso, estudantes do Lab II e agentes da Ação Educativa/APESP. O primeiro em 22/05 será realizado numa sala de aula no Campus de Guarulhos. O segundo, em 29/05, será realizado na Escola Jardim Fontalis. Na data e hora combinadas entre os participantes, o terceiro será realizado online entre os cursistas e os grupos de estudantes do Lab II com quem eles estão distribuídos para elaborar uma proposta final de aula sobre o tema de águas e territórios paulistas. O quarto será uma oficina dos grupos no dia 12 de junho. O encontro final, para apresentar as propostas didáticas, será realizado no dia 28/06 a partir de 9h no APESP.

Objetivos e Resultados Esperados: Este curso pretende criar condições para a produção de propostas didáticas a serem aplicadas nas escolas públicas sobre a temática das águas e recursos naturais na cidade de São Paulo. Entre as condições básicas, o curso vai nutrir uma relação entre professores da escola pública e professores e estudantes da universidade. A experiência pilota será desenvolvida entre o departamento de História da UNIFESP e a EMEF Jardim Fontalis em São Paulo. As propostas didáticas serão elaboradas por meio de recortes temáticos a partir da seleção de fontes visuais (fotos, mapas, ilustrações, cartazes, etc.) sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP). Seu objetivo é, primordialmente, promover o diálogo entre pesquisa, ensino e extensão universitária, como modo a contribuição para dinamização dos projetos pedagógicos das escolas públicas. Como resultado, espera-se um aperfeiçoamento das capacidades dos educadores e alunos de graduação na utilização didática de fontes documentais, bem como das políticas de Ação Educativa do APESP, com finalidade a despertar a capacidade crítica dos estudantes da educação básica.

Justificativas: O tema das águas e dos recursos hídricos é uma das questões mais sensíveis hoje, sobretudo em uma cidade da escala de São Paulo em que se carece cotidianamente de políticas públicas para sua promoção e distribuição. Tratar do tema por meio da elaboração de materiais didáticos a partir do diálogo entre os vários agentes envolvidos no projeto é, portanto, uma atividade de máxima relevância para produção de projetos nas escolas, bem como na formação dos alunos da UNIFESP. Por parte do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), o setor de Difusão e Ação Educativa tem larga experiência na promoção de atividades de difusão social que contemplam uma ampla valorização da reflexão histórica na sociedade e o desenvolvimento de uma maior consciência crítica acerca da memória e dos apagamentos sociais realizados. Por parte da Escola Municipal Jardim Fontalis a ação do curso faz parte do Projeto Pedagógico da escola que tem como proposta pensar o território e sua integração na cidade. Com mais que mil alunos e administradores e professores interessados no crescimento dos estudantes, a escola tem aproveitada de diversas oportunidades externas para fortalecer relações com a comunidade em seu entorno. Participa de projetos com as ongs CulturaEduca, Imprensa Jovem e Estudantes em Ação, produzindo sites da Internet e vídeos de YouTube. Todas essas ações contribuíram para o desenvolvimento da escola pública, seus alunos e a comunidade onde estão situados. Vêm agora a UNIFESP em colaboração com a Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo criar com a escola este curso de extensão para investigar a história e atualidade da questão das águas na Zona Norte da de São Paulo, bem na divisa com Guarulhos. No que toca à UNIFESP, diante da necessidade de curricularizar as atividades de extensão nos cursos de graduação da UNIFESP - em conformidade com a estratégia 12.7, da Meta 12, do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), que orienta os cursos de graduação a assegurar 10% de seus créditos curriculares em programas e projetos de extensão universitária -, o Departamento de História da UNIFESP concentrou nas disciplinas de ¿Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão em História¿ horas de atividades comunitárias, parte essencial do ofício dos profissionais envolvidos com a História. A partir daí foi criado o projeto de extensão guarda-chuva ¿Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão em História: metodologias para a análise de fontes escritas, visuais e orais¿, no qual o presente curso se insere.

Metodologias: As atividades previstas serão: 1) reflexão sobre a história ambiental e urbana como um saber interdisciplinar; 2) reflexão sobre o território da EMEF Jardim Fontalis, tendo em vista sua história e características atuais; 3) discussão sobre os instrumentos de pesquisa para pesquisa sobre fontes visuais; 4) pesquisa e seleção de material documental pelos alunos da disciplina de Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão II; 5) elaboração de sequências didáticas a serem aplicadas nas escolas vinculadas aos projetos pedagógicos de cada escola. Estão previstas aulas dialogadas de conteúdo programático e encontros (oficinas) dos grupos de estudo e trabalho, mediados pelos professores do curso de extensão com o apoio dos funcionários da Seção de Difusão e Ação Educativa do APESP. Grupos de graduandos (matriculados na UC Lab II) serão designados para colaborar com cada professor/a da educação básica (inscrito no curso de extensão), e os mesmos grupos buscarão e selecionarão fontes documentais visuais para produção de propostas didáticas conjuntamente com a/os professora/es. As propostas serão apresentadas e comentadas na aula de encerramento. As atividades ocorrerão na UNIFESP (campus Guarulhos), na Escola Municipal Jardim Fontalis, nas dependências da APESP e também online, sempre às quintas, entre os meses de abril e maio.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: História de São Paulo e história ambiental. Arquivo e fontes visuais. Fundamentos para uma análise crítica de fontes visuais, Oficina sobre a EMEF Jardim Fontalis, seus projetos e território. Discussão de propostas pedagógicas. Produção de material didático sobre tema das águas para juntamente com docentes.

Referências (bibliográficas e outras): A verdade do Rodoanel. Disponível em https://averdadedorodoanel.blogspot.com/ . Acesso: 1 de março, 2025. BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem, p. 11-41. Bauru/SP: EDUSC, 2004. FERRAZ, Caio Silva (dir.) Entre Rios: a urbanização de São Paulo (2009). Vídeo, 28m. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Fwh-cZfWNIc&t=811s e em https://vimeo.com/14770270?&login=true#_=_ . GADOTTI, Moacir. (2017) Extensão Universitária: para quê? Instituto Paulo Freire. Disponível em < https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf >. ROCHA, Gerônicio Albuquerque. A disputa pela água em São Paulo: Entrevista. Revista Estudos Avançados (São Paulo). 17 (47). Abr 2003 https://doi.org/10.1590/S0103-40142003000100009 SANTOS, Fábio Alexandre dos. Domando as aguas: salubridade e ocupação dos espaço na cidade de São Paulo, 1975-1930. Doutorado em História. COSTA, Wilma Peres, orientadora. UNICAMP. 2006. SOLIA, Mariângela; FARIA, Odair Marcos; ARAÚJO, Ricardo. Mananciais da região metropolitana de São Paulo. São Paulo: Sabesp, 2007.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Qualidade didática da proposta didática; Originalidade do produto; Capacidade de trabalho em grupo; Frequência.

Estratégias de Divulgação: Pelo site e Face do Departamento de História, do Proec, e colaboração ativa na elaboração da proposta do curso com professores e a direção de EMEF Jardim Fontalis.

Recursos didáticos: Arquivo, Centro de Memoria (CMPH), biblioteca, lousa branca, computadores, projetor digital.

Ementa: História de São Paulo e história ambiental. Arquivo e fontes visuais. Fundamentos para uma análise crítica de fontes visuais, Oficina sobre a EMEF Jardim Fontalis, seus projetos e território. Discussão de propostas pedagógicas. Produção de material didático sobre tema das águas para juntamente com docentes.