SIEX - Sistema de Informações de Extensão

27293 - Cirurgia Baseada em Evidências 2025
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Este é um curso diretamente relacionado as atividades didáticas do Grupo de Pesquisa em Medicina Baseada em Evidências do Programa de Pós-graduação em Cirurgia Translacional. Consiste em um ciclo de seminários sobre desenhos de estudos clínicos, análise crítica da literatura e publicação de artigos científicos. As aulas serão teóricas, nos seminários os alunos apresentarão seus projetos de pesquisa, seguidos de discussão de projetos mediadas pelos professores com a participação de todos. Nas aulas expositivas, os professores abordarão os seguintes temas: História do grupo MBE Ortopedia; Importância da CBE na PG; seminários; Métricas no grupo de pesquisa; Tipos de estudos e sua evidência; Tipos de Estudo e projetos em andamento; Estudo transversais, caso controle e coorte; Revisão Sistemática Cochrane; Estudos pré-clínicos e de acurácia; Formulando a melhor pergunta clínica; Ensaio clínico randomizado; Seminários: apresentação de projetos de pesquisa; Discussão de projetos.

Objetivos e Resultados Esperados: Apresentar conceitos de Cirurgia Baseada em Evidências, com foco em desenhos de estudos clínicos, análise crítica da literatura e publicação de artigos na linha de pesquisa de Medicina Baseada em Evidências do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Translacional (PPG-CT).

Justificativas: Ofertar aos participantes os conceitos fundamentais para a elaboração de desenhos de estudos clínicos, análise crítica da literatura e publicação de artigos voltados para a área de abrangência do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Translacional (PPG-CT).

Metodologias: O curso contará com: Seminários abordando os projetos do grupo de pesquisa; Discussão dos temas abordados nos seminários; Aulas expositivas.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: História do grupo MBE Ortopedia; Importância da CBE na PG; Divisão das atividades dos seminário;s Métricas no grupo de pesquisa; Tipos de estudos e sua evidência; Tipos de Estudo e projetos em andamento; Estudo transversais, caso controle e coorte; Revisão Sistemática Cochrane; Estudos pré-clínicos e de acurácia; Formulando a melhor pergunta clínica; Ensaio clínico randomizado; Seminários: apresentação de projetos de pesquisa; Discussão (projetos).

Referências (bibliográficas e outras): Anatasiou, L.; Alves, L. P. (Orgs.). Processos De Ensinagem Na Universidade: Pressupostos Para As Estratégias De Trabalho Em Sala. Joinville: Univille, 2003. Libâneo, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991. Padilha, P.R. Planejamento Dialógico: Como Construir O Projeto Político Da Escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003. Veiga, I.P.; De Alencastro (Org.). Repensando A Didática. 10. Ed. Campinas: Papirus, 1995.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Presença: Lista durante as aulas. Aproveitamento: Elaboração e apresentação de projeto; Não haverá prova formal.

Estratégias de Divulgação: Meios digitais: Intranet da Unifesp; E-mail de contato dos organizadores e alunos do PPG-CT.

Recursos didáticos: Computador e data show

Ementa: Prover ensinamentos éticos e científicos para a elaboração de desenhos de estudos clínicos, análise crítica da literatura e publicação de artigos voltados para a área de abrangência do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Translacional por meio de seminários abordando os projetos do grupo de pesquisa e a discussão dos temas abordados nos seminários.