SIEX - Sistema de Informações de Extensão

27400 - Contribuições da teoria histórico-cultural para a práxis pedagógica
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Aula 1: 26/05/2025 - Periodização do desenvolvimento psicológico na teoria histórico-cultural. Aula 2: 02/06/2025 ¿ Formação de conceitos na teoria histórico-cultural. Aula 3: 09/06/2025 ¿ Criatividade na teoria histórico-cultural e sua importância para o desenvolvimento do adolescente.

Objetivos e Resultados Esperados: Abordar as contribuições da psicologia histórico-cultural para a construção da práxis pedagógica na educação básica, com vistas ao seu aprimoramento.

Justificativas: A ação compõe um ciclo de palestras organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente - PRODOC, certificado pela Unifesp e credenciado no CNPq, que realiza estudos e pesquisas sobre a formação e o trabalho dos professores, especialmente no contexto da escola pública. No referido ciclo, uma ação iniciada em 2020, (SIEX 17726, 19661, 21806, 21981, 25051) o PRODOC tem convidado especialistas de diversas áreas para debater temáticas de interesse da comunidade educacional.

Metodologias: Aulas expositivas e dialogadas, utilização de recursos tecnológicos e audivisuais variados, discussão de casos de ensino, jogos e dinâmicas de grupo.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Aula 1: 26/05/2025 - Periodização do desenvolvimento psicológico na teoria histórico-cultural. Aula 2: 02/06/2025 ¿ Formação de conceitos na teoria histórico-cultural. Aula 3: 09/06/2025 ¿ Criatividade na teoria histórico-cultural e sua importância para o desenvolvimento do adolescente.

Referências (bibliográficas e outras): FACCI, M. D. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, p. 64-81, abril 2004. MALANCHEN, J. ; ANJOS, R. E. Educação escolar e o desenvolvimento do pensamento conceitual na adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Rev. HISTEDBR On-line, Campinas, v.18, n.4 [78], p.1130-1149, out./dez. 2018. VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. (Z. Prestes, Trad.). Ática, 2009.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Os participantes serão convidados a avaliar as atividades propostas pelo curso com vistas ao seu aprimoramento. Adicionalmente, serão orientados a realizar uma auto-avaliação sobre sua participação com foco em refletir sobre seu percurso formativo.

Estratégias de Divulgação: Site da Unifesp

Recursos didáticos: Textos, vídeos, projetor de slides, quadro, jogos, material plástico.

Ementa: O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente, partindo dos laços interdisciplinares existentes entre psicologia e educação, propõe abordar neste minicurso as contribuições da psicologia histórico-cultural para a construção da práxis pedagógica na educação básica. Para tanto, serão discutidos aspectos fundamentais da relação entre aprendizagem e desenvolvimento, da infância à adolescência.