SIEX - Sistema de Informações de Extensão

27414 - A inteligência do coração: a linguística antropológica da Bíblia Hebraica
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Na primeira aula será realizado uma apresentação das características gerais da linguagem da Bíblia Hebraica, destacando a expressão conceitual por meio do pensamento sintético e figurativo (a citação de órgãos característicos aludindo à sua função). Discutiremos essa conceitualidade singular (Eigenbegrifflichkeit) da antropologia hebraica em contraste com os traços da antropologia helênica. Na segunda e terceira aula, discutiremos a riqueza de significação das palavras que descrevem a condição humana. O modo como o texto bíblico delineia a composição orquestral da tríade desejos (nefe¿), carisma (rua¿) e consciência (leb), a partir de uma noção peculiar de tempo, serão objeto de análise. 12/05 - As singularidades do pensamento hebraico: o coração como consciência densa e o conceito de tempo (o imperativo do lembrar). Prof. André Oswaldo Ribeiro 19/05 - A linguística antropológica hebraica- o coração como órgão da consciência na Bíblia Hebraica. Prof. André Oswaldo Ribeiro 26/05 - A linguística antropológica II - a inteligência do coração em face dos termos nefesh (emoções, desejo, garganta) e rua¿ (espírito, dinâmica, graça). Prof André Oswaldo Ribeiro 02/06 - Do coração de pedra ao coração que ouve (lev shomea). O tempo como narrativa de esperança. Prof. André Oswaldo Ribeiro

Objetivos e Resultados Esperados: Oferecer uma apresentação dos termos-chave que compõem a linguística antropológica da tanak (Bíblia Hebraica).

Justificativas: Ao longo dos seus nove séculos de composição, a literatura hebraica bíblica registra o desenvolvimento de uma linguística antropológica peculiar. Seus termos-chave apresentam um caráter polissêmico e polivalente. Os termos rua¿, nefe¿ e leb, comumente traduzidos como espírito, alma e coração, respectivamente, apresentam uma gama de significados. O exame minucioso e contextual desses termos apresenta ao leitor moderno uma leitura sofisticada da condição humana, propondo questões filosóficas que atravessam os séculos.

Metodologias: Aulas expositivas e interativas online por videoconferência através do Google Meet.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Na primeira aula será realizado uma apresentação das características gerais da linguagem da Bíblia Hebraica, destacando a expressão conceitual por meio do pensamento sintético e figurativo (a citação de órgãos característicos aludindo à sua função). Discutiremos essa conceitualidade singular (Eigenbegrifflichkeit) da antropologia hebraica em contraste com os traços da antropologia helênica. Na segunda e terceira aula, discutiremos a riqueza de significação das palavras que descrevem a condição humana. O modo como o texto bíblico delineia a composição orquestral da tríade desejos (nefe¿), carisma (rua¿) e consciência (leb), a partir de uma noção peculiar de tempo, serão objeto de análise.

Referências (bibliográficas e outras): AUERBACH, E. Mimesis: A Representação da Realidade na Literatura Ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2007. WOLFF, H. Antropologia do Antigo Testamento. Trad. Antônio Steffen, São Paulo: Loyola, 1975. VAUX, R. Instituições de Israel. Trad. Daniel de Oliveira. São Paulo: Vida Nova, 2004. HARRIS, R. et al. Dicionário internacional de teologia do Antigo Testamento. Trad. Márcio Redondo et al. São Paulo: Vida Nova, 1998.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Presença e participação nas aulas online

Estratégias de Divulgação: Canais institucionais da UNIFESP; Mailing do NUR ¿ Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental; redes sociais.

Recursos didáticos: computador, acesso à internet, material a ser divulgado pelo professor

Ementa: Ao longo dos seus nove séculos de composição, a literatura hebraica bíblica registra o desenvolvimento de uma linguística antropológica peculiar. Seus termos-chave apresentam um caráter polissêmico e polivalente. Os termos rua¿, nefe¿ e leb, comumente traduzidos como espírito, alma e coração, respectivamente, apresentam uma gama de significados. O exame minucioso e contextual desses termos apresenta ao leitor moderno uma leitura sofisticada da condição humana, propondo questões filosóficas que atravessam os séculos.