27425 - Rodas de conversa: Re*conhecimento da pele para fora e da pela para dentro
Ano Base: 2025Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino
Plano de ensino: Disciplina/Atividade: Rodas de Conversa - Autoconhecimento e Bem-estar no Ambiente Científico; Carga Horária: 1h por semana; Modalidade: Presencial Público-alvo: Estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado, Professores e TAEs ;Responsável: Profa. Dra. Karina Ramalho Bortoluci
Objetivos e Resultados Esperados: Geral: Oferecer um espaço semanal estruturado para o cultivo da atenção plena, da respiração consciente e da presença corporal, visando o bem-estar dos estudantes no ambiente de pesquisa. Específicos: Desenvolver a consciência corporal e emocional no cotidiano acadêmico; Aplicar técnicas simples de respiração para modulação do estresse; Praticar movimentos de yoga acessíveis que promovam equilíbrio e liberação de tensões; Introduzir meditações curtas que favoreçam foco e regulação emocional; Estimular a autorresponsabilidade e o cuidado de si na jornada acadêmica. Resultados Esperados: Redução percebida dos níveis de estresse e ansiedade; Maior capacidade de foco e organização interna; Desenvolvimento de ferramentas práticas para autorregulação emocional; Fortalecimento da cultura de autocuidado e bem-estar no laboratório.
Justificativas: O ambiente acadêmico e de pesquisa frequentemente impõe desafios emocionais e cognitivos intensos. A falta de espaços seguros para autorreflexão e cuidado com a saúde mental contribui para o aumento de sintomas de ansiedade, esgotamento e desmotivação. Esta atividade busca promover práticas integrativas e autoconhecimento como ferramentas acessíveis para o desenvolvimento de uma postura mais consciente, equilibrada e saudável diante das demandas científicas e pessoais.
Metodologias: Rodas de conversa iniciais com reflexão guiada; Práticas de respiração consciente (coerência cardíaca, alternada, quadrada); Sequências curtas de yoga acessível (posturas estáticas e dinâmicas, com apoio); Meditações guiadas (visualizações, escaneamento corporal, afirmações); Integração dos temas com a rotina científica e espaço para partilha final.
Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: Temas mensais a serem desenvolvidos: - Tema 1: estado atual do corpo e da mente.: -Onde estou agora? -Respiração quadrada, alongamentos simples, escaneamento corporal; - Tema2: gatilhos e resposta ao estresse: - O que me mobiliza? - Respiração alternada, posturas de equilíbrio, visualização de enraizamento; Tema 3: autorresponsabilidade emocional: - Eu escolho responder - Respiração 6-6 (coerência cardíaca), movimentos fluídos, afirmações guiadas; Tema 4: clareza de propósito e foco interno.: - Qual é a minha intenção? - Respiração com foco na expiração, saudação ao sol modificada, meditação de intenção;
Referências (bibliográficas e outras): Artigos científicos relacionados ao papel do stress na inflamação e saúde global
Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Avaliação da Presença e relatórios mensais com mapeamento da evolução pessoal
Estratégias de Divulgação: Midias sociais e E-mail institucional
Recursos didáticos: Tapetes e cadeiras confortáveis; Ambiente acolhedor; Material impresso ou digital com práticas para casa (opcional)
Ementa: Práticas semanais integrativas voltadas ao autoconhecimento, manejo do estresse, respiração consciente, movimentos de yoga e meditação guiada, aplicadas ao contexto acadêmico-científico. A proposta visa desenvolver habilidades de autorregulação emocional, presença e equilíbrio na formação de estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado.