SIEX - Sistema de Informações de Extensão

27503 - A preceptoria na graduação em Saúde
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: É nossa compreensão de que os campos abaixo, devidamente preenchidos, constituem o plano de ensino deste curso.

Objetivos e Resultados Esperados: Aprimorar a capacidade de profissionais inseridos(as) na Rede Municipal de Saúde de Santos para o acolhimento e compartilhamento de conhecimentos importantes para a formação de graduandos(as) da área da Saúde.

Justificativas: A formação de futuros(a) profissionais de Saúde pode se beneficiar especialmente de aportes originados nas práticas e respectivas elaborações de trabalhadores(as) inseridos(as) em diferentes serviços da Rede Municipal de Saúde de Santos. Consideramos que esse acúmulo prático e teórico pode ser potencializado por meio de discussões e novas elaborações, com base nos referenciais da Educação em Saúde, qualificando as ações de preceptoria e outros modos de apoio possíveis, por parte da SMS e seus(suas) profissionais, no processo ensino-aprendizagem de graduandos(as) da área da Saúde. É importante lembrar que, segundo os preceitos da Constituição Federal de 1988, compete ao SUS ¿ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde¿ (BRASIL, 1988, art. 200, inciso III). Da mesma maneira, a Lei Orgânica da Saúde (LOS) advoga que uma política para os/as trabalhadores/as de saúde deverá ter como objetivo organizar um sistema de formação em todos os níveis de ensino e extensão. O que tem se constituído historicamente num grande desafio para ambos: universidades e serviços. Neste sentido, mais recente, a Portaria Interministerial nº 1.127/MEC/MS, de 04 de agosto de 2015, institui as diretrizes para a celebração dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES), assim como para o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do SUS.

Metodologias: Oferta de curso de extensão de 100h de duração, de caráter prático e teórico, voltado ao desenvolvimento de habilidades necessárias ao processo de ensino-aprendizagem para preceptoria. O curso terá como campo de práticas o acompanhamento, por parte dos profissionais nele inseridos, de uma disciplina de graduação ofertada pelo Eixo Trabalho em Saúde (TS) do Instituto Saúde e Sociedade (ISS) da Unifesp, Campus Baixada Santista. Intitulada ¿Desigualdades Sociais e Políticas Públicas de Saúde no Brasil¿, a referida disciplina tem como objetivo principal apresentar o histórico e práticas atuais do Sistema Único de Saúde, sendo ofertada para as seis graduações do ISS, totalizando 240 estudantes. Boa parte do curso aqui proposto se dará por meio do acompanhamento desta disciplina, formando 11 duplas compostas por um(a) docente da Unifesp e um(a) profissional da SMS para o acompanhamento da mesma. Além desse acompanhamento, os(as) profissionais inseridos(as) neste curso de extensão terão encontros específicos destinados a debater e aprofundar questões pertinentes ao objeto da proposta, a ser conduzidos por expositores(as) convidados(as).

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: 23/5/25 - Apresentação do curso de preceptoria na graduação em Saúde; estabelecer contratos iniciais da proposta e da avaliação. 27/6/25 - Aula expositiva-dialogada sobre "A preceptoria na formação e na educação permanente em Saúde", abordando os pontos críticos e potencialidades do exercício da preceptoria nos serviços. 14/8/25 - Apresentar e discutir a proposta do módulo "Desigualdades Sociais e Políticas de Saúde no Brasil " 19/8 a 12/12/25 - Acompanhamento das aulas, semanalmente, das 14h às 18h, em sala com um docente do módulo: 16 encontros, 80h. 18/9 - Supervisão I - acompanhamento do processo 23/10 - Supervisão II - acompanhamento do processo 27/11 - Supervisão III - acompanhamento do processo 11/12 - Avaliação geral do curso de preceptoria

Referências (bibliográficas e outras): BOTTI, S. H. DE O.; REGO, S. T. DE A.. Preceptor: o profissional de saúde-educador do século XXI. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 48, n. 2, 2024. BARATA, R. B .Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde?. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2009. 120 p BOSCHETTI, I. A política de seguridade social no Brasil. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009, p.323-338. BRASIL, Ministério da Saúde_. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. 110p. (Série E. Legislação em Saúde). Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf>. ESCOREL, S. Equidade em saúde. In: PEREIRA,I. B.; LIMA, J. C. F. Dicionário da educação profissional em saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: Escola Saúde Soc. São Paulo, v.25, n.1, p.9-18, 2016 17 Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, 2008. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/ dicionario/verbetes/equsau.html> MATTA, Gustavo Corrêa; MOROSINI, Márcia Valéria Guimarães. Atenção Primária à Saúde. 2009. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/ateprisau.html; PAIM, J. et al. O que é o SUS. Rio de Janeiro. Ed. Fiocruz, 2015. 93p (Coleção Temas em Saúde); PAIM, J.; TRAVASSOS, C.; ALMEIDA, C.; BAHIA, L.; MACINKO, J. O Sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Lancet, 2011; publicado online em 9 de maio. DOI:10.1016/S0140-6736(11)60054-8.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: Na prática, os profissionais do curso de preceptoria irão elaborar e consolidar os aspectos que estão vivenciando e percebendo, em dois níveis: olhando para si próprio e para o curso como um todo. Ou seja, irão redigir um texto contendo elaborações sobre sua própria formação, a partir do vivenciado, reportando o que está sendo (ou não assimilado), detalhando como isso está se dando e tecendo considerações que julgar pertinentes. Para além de si, será requerido que olhem para o conjunto de iniciativas que conformam o curso, igualmente tecendo considerações sobre suas impressões e perspectivas sobre a totalidade de iniciativas que conformam o curso. A perspectiva de evidenciar, por meio da escrita, o que ¿acontece¿, na perspectiva desenvolvida por Jorge Larrosa Bondía, convergindo com o que vimos aqui afirmando, incluindo a busca de avaliar com base naquilo que realmente ¿se passou, tocou¿ os referidos profissionais. Uma versão do texto deverá ser apresentada à(o) docente da respectiva dupla no dia 20/10 e outra, mais avançada, no dia 28/11. O texto deverá conter duas partes: uma sobre a própria trajetória e desempenho individual e outra abordando a perspectiva individual sobre o curso propriamente dito. Além do texto, a frequência em ao menos 75% do curso é condição para a aprovação e certificação dos inscritos.

Estratégias de Divulgação: O curso está direcionado a profissionais com formação universitária da Secretaria Municipal de Saúde de Santos. A divulgação e indicação de interessados se dará por meio desta secretaria, com base em critérios próprios.

Recursos didáticos: 1. Dois encontros preparatórios com explanação dialogada sobre a proposta do curso, sentido da formação e resultados esperados; 2. Participação em todas as atividades desenvolvidas em sala de aula no módulo do segundo termo TS (Desigualdades Sociais e Políticas de Saúde no Brasil ), totalizando 16 encontros e 80h-aula; 3. quatro encontros específicos com os preceptorandos, para supervisão e particular elaboração do processo, conteúdos e questões relativas ao curso.

Ementa: Aprimorar a capacidade de profissionais inseridos(as) na Rede Municipal de Saúde de Santos para o acolhimento e compartilhamento de conhecimentos importantes para a formação de graduandos(as) da área da Saúde. As atividades aqui propostas devem servir como base para reflexão dos(as) profissionais envolvidos(as) no curso, a fim de desenvolver um ensino em serviço que articule os problemas e demandas de cada serviço com os conteúdos presentes do percurso formativo dos(as) graduandos(as). Compondo assim, planejamento de intervenções de cunho educativo e participativo.