SIEX - Sistema de Informações de Extensão

27654 - Educação Linguística em Língua Inglesa e Teoria Feminista Negra: as Epistemologias do Sul na Sala de Aula e na Formação de Professores
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: Estudo crítico e interseccional das relações entre linguagem, raça e gênero no ensino de língua inglesa. Discussão de obras centrais da Teoria Feminista Negra em língua inglesa, articuladas às Epistemologias do Sul. Reflexão sobre a formação docente e práticas pedagógicas comprometidas com a justiça social, os direitos humanos e a valorização de saberes historicamente marginalizados. Será ofertado um curso em 2025, de julho à dezembro. Os encontros serão online, nas segundas feiras de 10h às 11h e buscamos realizar entre 12-15 encontros entre julho e dezembro de 2025.

Objetivos e Resultados Esperados: O projeto manifesta a necessidade da educação de promover ações que tem como objetivo ressignificar e sensibilizar o olhar da sociedade acerca da situação social da comunidade negra brasileira promovendo intervenções na formação dos alunos a partir de materiais teóricos e culturais (filmes, seriados, publicidade etc). Assim, busca-se promover um conhecimento maior do pensamento feminista negro baseado nas escritas das intelectuais Gloria Anzaldúa, Grada Kilomba, Saidiya Hartman, Patricia Hill Collins e Jaqui Alexander.

Justificativas: O projeto questiona as crenças que ainda prevalecem no sistema educacional onde o cânone ainda predomina e promove a ideologia que devemos transmitir um conhecimento objetivo, estruturalista, elitista e válido. Neste sentido, o projeto se inspira nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, CNE/CP 3/2004 e a Lei 10.639/2000 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Neste contexto, acredita-se que falar na ¿raça humana no singular¿ despolitiza o discurso. Defender que somos todos iguais por sermos humanos, enfraquece as lutas pelo tratamento diferente que gêneros ou raças ¿subalternizadas¿ recebem.

Metodologias: Este projeto se fundamenta na teoria de ecologia dos saberes e busca a articulação dos interesses educacionais com os interesses científicos e sociais. Assim sendo, trabalha dentro do contexto de zonas de contatos simétricos entre a academia e a educação básica. O trabalho de conscientização racial na educação básica e superior é uma iniciativa inovadora na educação que busca educar o corpo docente e o alunado sobre racismo e sexismo e inventar caminhos para fazer Outras histórias humanas surgirem que historicamente foram silenciadas e invisibilizadas. Entretanto, nos, como educadores ainda precisamos inventar as maneiras de trazer essas discussões e conhecimentos nas nossas salas de aula. E, mais do que isso, precisamos combater o preconceito dos próprios educadores e docentes, como deixa claro o caso do professor de Ciências Sociais da UFES que foi exonerado do cargo por declarar em sala de aula que prefere um médico branco do que negro.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: 07/07 - Gloria Anzaldúa 18/08 - Gloria Anzaldúa 25/08 - Grada Kilomba 01/09 - Grada Kilomba 15/09 - Saidiya Hartman 29/09 - Saidiya Hartman 13/10 - Jaqui Alexander 27/10 - Jaqui Alexander 10/11 ¿ bell hooks 24/11 ¿ bell hooks 01/12 - Sara Ahmed 08/12- Sara Ahmed 15/12 - Patricia Hill Collins

Referências (bibliográficas e outras): AHMED, Sara. Living a feminist life. Durham and London: Duke University Press, 2017. ALEXANDER, Jacqui. Pedagogies of Crossing: Meditations on Feminism, Sexual Politics, Memory, and the Sacred. Durham, N.C.: Duke University Press, 2005. ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Frontera: La nueva mestiza. Trad. de Carmen Valle Simón, Madrid: Capitán Swing, 2016. COLLINS, Patricia, H. Black Feminist Thought: Knowledge, Consciousness and the Politics of Empowerment. New York: Routledge, 1990. HARTMAN, Saidiya V. Wayward lives, beautiful experiments: intimate histories of social upheaval. New York : W.W. Norton & Company, 2019. hooks, bell. Community: A Loving Communion. In: hooks, bell. All About Love. New Visions. 1 ed. New York: HarperCollins, 2001. p. 127-144. KILOMBA, Grada. Plantation Memories: Episodes of Everyday Racism. Münster: Unrast Verlag. 2. Auflage, 2010.

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: A avaliação será formativa, considerando: Participação nos encontros síncronos (mínimo de 75%). Engajamento nas leituras e discussões. Entrega de um questionário final reflexivo ao término do curso. Elaboração opcional de proposta pedagógica baseada nas leituras.

Estratégias de Divulgação: Catalogo siex e instagram do projeto

Recursos didáticos: Para a realização das atividades propostas no curso, serão utilizados recursos didáticos diversos que viabilizem o acesso aos textos, estimulem a participação crítica dos(as) cursistas e promovam a integração entre teoria e prática. São eles: Plataforma Google Meet: para realização dos encontros síncronos semanais. Textos teóricos e literários em língua inglesa e portuguesa: trechos selecionados das obras de Gloria Anzaldúa, Grada Kilomba, Saidiya Hartman, Patricia Hill Collins, Jaqui Alexander, bell hooks e Sara Ahmed, entre outras. Slides e apresentações visuais: para apoio às exposições dialogadas e síntese dos principais conceitos discutidos em aula. Vídeos, entrevistas e podcasts: materiais audiovisuais com autoras e especialistas, selecionados para contextualizar as discussões e ampliar as vozes em sala. Obras artísticas e culturais (filmes, clipes, imagens, poesias): para mobilizar discussões sobre representação, identidade e resistência nas práticas sociais e culturais. Instrumentos colaborativos (Jamboard, Padlet, Google Docs): para atividades de escrita coletiva, mapas conceituais e partilha de reflexões em grupo. Formulário de avaliação (Google Forms): para recolher impressões, aprendizagens e sugestões ao final do curso.

Ementa: Estudo crítico e interseccional das relações entre linguagem, raça e gênero no ensino de língua inglesa. Discussão de obras centrais da Teoria Feminista Negra em língua inglesa, articuladas às Epistemologias do Sul. Reflexão sobre a formação docente e práticas pedagógicas comprometidas com a justiça social, os direitos humanos e a valorização de saberes historicamente marginalizados.