SIEX - Sistema de Informações de Extensão

27769 - Aprendizagem Baseada em Projetos
Ano Base: 2025
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
Plano de ensino

Plano de ensino: O curso ¿Introdução à Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL)¿ é uma ação de extensão universitária gratuita, online e massiva, voltada para a formação de até 2000 participantes. É destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, educadores da educação básica e superior, profissionais de áreas afins e interessados em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Com duração de quatro semanas, o curso oferece uma abordagem teórico-prática sobre os fundamentos, benefícios, planejamento, gestão e avaliação de cursos baseados em projetos. As atividades são conduzidas por meio de videoaulas, leituras especializadas, estudos de caso e fóruns interativos no ambiente virtual do curso. Na primeira semana, os participantes conhecerão os principais benefícios da aprendizagem baseada em projetos, incluindo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, a promoção da criatividade, o estímulo ao pensamento crítico e ao design, além do impacto social e da contribuição para a empregabilidade dos alunos. Durante a segunda semana, serão exploradas as estratégias para estruturar um curso centrado em PBL. Serão abordados tópicos como o diagnóstico do perfil dos estudantes, a escolha de conteúdos e temas de projeto, a criação de cronogramas e a organização de ambientes virtuais de aprendizagem. A terceira semana será dedicada ao gerenciamento de cursos com foco em projetos. Os participantes refletirão sobre práticas de monitoramento, dinâmicas em grupo, entrega de produtos parciais e finais, além da gestão de imprevistos e da necessidade de flexibilidade durante a implementação do curso. Na quarta e última semana, o foco será a avaliação da aprendizagem em projetos, com ênfase em rubricas, avaliação por pares e estratégias formativas. Também serão apresentados os passos para a transição de um curso tradicional para o modelo baseado em projetos, os principais desafios enfrentados por professores e alunos, os riscos associados à aplicação da PBL e experiências concretas de sua adoção em contextos presenciais, híbridos, à distância e não formais. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a compreender e aplicar os fundamentos da PBL em diferentes cenários educacionais, contribuindo para práticas pedagógicas mais engajadoras, colaborativas e significativas.

Objetivos e Resultados Esperados: Promover a compreensão dos fundamentos teóricos e práticos da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), capacitando os participantes a planejar, implementar e avaliar projetos educacionais que favoreçam o protagonismo dos estudantes, a aprendizagem ativa e a integração entre teoria e prática em contextos escolares e formativos diversos.

Justificativas: A necessidade de transformar a prática pedagógica tradicional e promover uma educação mais significativa, colaborativa e conectada aos desafios contemporâneos tem impulsionado o interesse por metodologias ativas de ensino, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). Essa abordagem estimula o desenvolvimento de competências essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade e trabalho em equipe, contribuindo para uma formação mais integral dos estudantes. Diante desse cenário, o curso busca oferecer subsídios teóricos e práticos para educadores e demais interessados implementarem a PBL de forma contextualizada e eficaz, promovendo inovação e engajamento no processo de ensino-aprendizagem.

Metodologias: METODOLOGIA DE ENSINO O curso será desenvolvido a partir de uma abordagem autoinstrucional, combinando videoaulas expositivas e dialogadas com o uso do livro-texto Aprendizagem Baseada em Projetos, de autoria do próprio professor responsável pelo curso. Essa combinação visa oferecer aos participantes uma experiência de aprendizagem acessível, flexível e bem fundamentada, com foco na compreensão e aplicação dos conceitos centrais da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). Cada semana do curso abordará um conjunto de tópicos específicos, organizados de forma progressiva, favorecendo a construção de conhecimento de maneira contextualizada e prática. O material será disponibilizado por meio de uma plataforma virtual, e os participantes poderão acessar os conteúdos no momento que julgarem mais adequado dentro do período semanal. Para apoiar o processo de consolidação da aprendizagem, ao final de cada semana será proposto um exercício de revisão, elaborado no formato de questionário via Google Forms, com questões que retomam os principais conceitos e práticas discutidas nas aulas e no material de leitura. Esses exercícios terão caráter formativo e servirão como instrumento de autoavaliação para os participantes. A metodologia também prevê a integração entre teoria e prática, incentivando os participantes a refletirem sobre sua realidade profissional e a esboçarem, ao longo do curso, uma proposta preliminar de aplicação da PBL em seus contextos educacionais.

Conteúdo programático com responsáveis pedagógicos por tema/assunto - aula ou grupo de aulas: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Semana 1 ¿ Fundamentos da Aprendizagem Baseada em Projetos ¿ Conceito e definição de PBL ¿ Origem histórica e influências filosóficas ¿ Princípios essenciais da abordagem segundo o PBLWorks ¿ Reflexões críticas sobre os princípios aplicados a diferentes contextos ¿ Benefícios da PBL: desenvolvimento de habilidades, pensamento crítico, visão interdisciplinar e impacto social Semana 2 ¿ Planejamento e Estruturação de Cursos com PBL ¿ Etapas do planejamento de um curso centrado em projetos ¿ Levantamento do perfil dos alunos e construção de cultura colaborativa ¿ Escolha dos conteúdos e definição dos temas dos projetos ¿ Criação de cronogramas e definição de entregas ¿ Organização do ambiente virtual de aprendizagem e integração com ferramentas digitais Semana 3 ¿ Implementação, Mediação e Gestão de Projetos ¿ Gerenciamento de entregas e acompanhamento do progresso dos alunos ¿ Dinâmicas de grupo, apresentações intermediárias e trocas entre equipes ¿ Monitoramento contínuo e promoção da reflexão sobre a aprendizagem ¿ Gestão de imprevistos, conflitos e desafios institucionais ¿ Papel do professor como facilitador e orientador de processos Semana 4 ¿ Avaliação, Impactos e Apresentações Finais ¿ Avaliação formativa e somativa em cursos com PBL ¿ Uso de rubricas e avaliação por pares ¿ Planejamento da apresentação pública dos resultados ¿ Riscos associados à implementação da PBL e estratégias de mitigação ¿ Relatos de aplicação da PBL em contextos presenciais, EaD, híbridos e não-formais

Referências (bibliográficas e outras): Bibliografia básica ¿ Amaral, J. A. A. do. (2024). Aprendizagem baseada em projetos. Kindle Direct Publishing.(Livro texto, disponível para download) ¿ Bender, W. N. (2014). Aprendizagem baseada em projetos: Educação diferenciada para o século XXI (C. M. R. Castro, Trad.). Penso. ¿ Buck Institute for Education. (2008). Aprendizagem baseada em projetos: Guia para professores de ensino fundamental e médio (F. F. Pinheiro & A. L. M. Farias, Trads.). Artmed. ¿ Boss, S., & Larmer, J. (2023). Ensino baseado em projetos: Como criar experiências de aprendizagem sólidas e envolventes (C. Nogueira, Trad.). Penso. ¿ Larmer, J., Mergendoller, J. R., & Boss, S. (2015). Setting the standard for project based learning: A proven approach to rigorous classroom instruction [Kindle edition]. ASCD. Bibliografia complementar ¿ BLWorks. (s.d.). Os 8 elementos essenciais da aprendizagem baseada em projetos. https://www.pblworks.org/what-is-pbl/gold-standard-project-design ¿ ¿ Bell, S. (2010). Project-based learning for the 21st century: Skills for the future. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies, Issues and Ideas, 83(2), 39¿43. https://doi.org/10.1080/00098650903505415 ¿ Blumenfeld, P. C., Soloway, E., Marx, R. W., Krajcik, J. S., Guzdial, M., & Palincsar, A. (1991). Motivating project-based learning: Sustaining the doing, supporting the learning. Educational Psychologist, 26(3¿4), 369¿398. https://doi.org/10.1207/s15326985ep2603&4_8

Modo e critérios da avaliação de aproveitamento: a) O aluno será avaliado pela realização de tarefas obrigatórias (que podem ser respostas a questionários eletrônicos enviados pelo professor.) b) Os alunos que deixarem de realizar uma ou mais das tarefas obrigatórias serão reprovados. c) A nota mínima para aprovação é 5.0

Estratégias de Divulgação: O curso será divulgado por meio e-mails enviados aos alunos de graduação, pós-graduação, TAEs, professores de todos os campi da Unifesp e alunos e docentes de outras instituições de ensino e por divulgação nos websites institucionais da Unifesp. Além disso será divulgado em redes sociais (Facebook, Linkedin, etc) e no website de extensão da Unifesp.

Recursos didáticos: O curso fará uso de um ambiente virtual de aprendizagem (Google Sites) com vídeoaulas, artigos e exercícios de avaliação da aprendizagem (Google Forms). O professor usará o Google Groups para enviar emails aos inscritos.

Ementa: Estudo introdutório sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) como metodologia ativa de ensino. Abordagem dos fundamentos teóricos, princípios essenciais e diferenciais da PBL em relação a outras práticas pedagógicas. Planejamento de projetos educacionais com foco em problemas reais, interdisciplinaridade e protagonismo estudantil. Estratégias de implementação, mediação docente e uso de tecnologias no desenvolvimento de projetos. Avaliação processual e formativa, elaboração de rubricas e apresentação pública dos produtos finais. Produção de um esboço de projeto autoral adaptado ao contexto de atuação dos participantes.