SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25276 - DESVENDANDO O MERCADO DE TRABALHO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA: UM GUIA PRÁTICO
Ano Base: 2024
Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar

Programa preliminar: A presente proposta de mesa-redonda têm por intuito possibilitar um espaço de discussão entre ginecologistas-obstetras atuantes em diferentes áreas dentro da especialidade, e por meio disso, ampliar as perspectivas do estudante da graduação de medicina e médicos já formados em torno da gama variada de caminhos que o especialista dessa área pode seguir. O evento ocorrerá por meio do Google Meets, no dia 28 de maio de 2024, às 19:30. A sua divulgação será realizada essencialmente pelo Instagram e por grupos de Whatsapp.

Objetivos e Resultados Esperados: Muitos estudantes antes de entrar na residência se sentem desafiados e desnorteados em como será a vida profissional depois da pós-graduação, tanto em questão de oportunidades do mercado de trabalho quanto em seguimento na vida acadêmica. Pensando nisso, a organização desta mesa redonda tem por objetivo a proposta da de aproximar a vida estudantil da vivência médica, possibilitando maior esclarecimento dos discentes à respeito de suas dúvidas e inseguranças na área de Ginecologia e Obstetrícia. Espera-se que a discussão gerada torne possível uma reflexão do estudante que possibilite ultrapassar ideias pré-concebidas sobre a carreira, e amplie as suas perspectivas em torno das numerosas possibilidades de atuação dentro da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia.

Programação do evento: O evento está programado para ocorrer dia 28 de maio de 2024, às 19:30. Os participantes que foram convidados e aceitaram o convite foram: Paulo Feldner; Luiza Russo; Marair Sartori; Fernanda Dittmer; Tamires França. O roteiro de perguntas que irão direcionar a discussão da mesa-redonda é este: O que fez você escolher essa especialidade? Quais eram as expectativas que você tinha sobre a atuação nessa área, e de qual maneira essas expectativas corresponderam à realidade que você vivenciou no mercado de trabalho? O que você consideraria que seriam desafios e recompensas no papel do GO na saúde da mulher? Como é a vida de um ginecologista obstetra logo após residência? (Oportunidades de trabalho, qualidade de vida, rotina, remuneração) Quando você terminou a residência, você tinha uma ideia específica em relação a qual subárea dentro da Ginecologia e Obstetrícia você queria trabalhar? E se sim, como foi a escolha dessa subespecialidade dentro da Ginecologia e Obstetrícia? Como foi a sua inserção no mercado nessa área específica? Demorou quanto tempo até você conseguir se consolidar nessa área? Como foi feita a escolha em qual ramo médico priorizar dentro da Ginecologia e Obstetrícia em cada momento de sua carreira? (hospital, ambulatório, consultório, meio acadêmico, pesquisa¿) Quais as diferenças mais significativas que você percebe entre a atuação no setor público e no setor privado? Como foi para você conciliar a vida pessoal com a carreira em Ginecologia e Obstetrícia? Como está sendo o impacto da tecnologia e da inovação na prática, e quais as expectativas do avanço da tecnologia na área da GO? Quais dicas vocês dariam a estudantes interessados em seguir carreira em GO?

Estratégias de Divulgação: Será feita por meio da conta do Instagram da Liga Acadêmica de Ginecologia (@lagiepm), da conta do Instagram do Departamento de Cultura Científica (@dcc.unifesp), e por meio de grupos de whatsapp que reúnem alunos estudantes da graduação de medicina.