SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25445 - O legado francês e francrófono nas modernas nações da África Subsaariana
Ano Base: 2024
Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar

Programa preliminar: Esta oficina apresenta um panorama da francofonia na África Subsaariana em um contexto sócio-político-cultual da (des)colonização francesa na região. Além disso, aborda a intelectualidade de Senghor por cunhar o termo francofonia com o intuito de criar diálogos com os diversos países falantes da língua francesa no mundo. Para isso, a oficina, com duração de uma hora, oferecerá, inicialmente, um panorama contextual sobre a francofonia nas nações africanas subsaarianas, nos aspectos relacionados às questões intelectuais, históricas, culturais e políticas e, principalmente, linguísticas, no período de (des)colonização da França. Em seguida, serão lidos e comentados textos literários das diferentes nações. Referências bibliográficas Organisation Internationale de la Francophonie. Documents de Référence. Paris, 2023. Disponível em: < https://www.francophonie.org/ressources?type=5>. Acessado em 02 de abril de 2024. WALTER, H. Le français dans tous les sens. Paris: Robert Laffont, 1988. WALTER, H. Le français d¿ici, de là, de là-bas. Paris: J.C. Lattès, 1998.

Objetivos e Resultados Esperados: Descrever o surgimento da fracofonia nos países da África Subsaariana; Mostrar a importância do senegalês Léopold Sédar Senghor no conceito intitulado ¿francofonia¿; Relacionar a convivência do francês falado na África com as suas línguas autóctones.

Programação do evento: Data e hora da ação: 15/06/2024, das 16h30 às 17h30 Programa e atividades : 1. Apresentação do que é a francofonia e como esse conceito foi proposto por Sanghor. 2. Discussão sobre as nações que compõem a Francofonia na África Subsaariana. 3. Leitura de textos e análise de documentos visuais (fotografias e vídeos) para compreender como a língua francesa se transformou na África no contato com as línguas autóctones.

Estratégias de Divulgação: Catálogo Siex da Unifesp Redes sociais