25494 - Reflexões acerca da experiência acadêmica na periferia: o Rap e o Samba na construção de identidade, expressão e pertencimento entre a EFLCH e o Bairro dos Pimentas
Ano Base: 2024Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar
Programa preliminar: A primeira etapa visa introduzir os gêneros musicais rap e samba, contextualizando suas origens e evidenciando as adversidades enfrentadas por esses estilos diante da sociedade. Nesse segmento, será conduzida uma análise comparativa entre as letras de uma música de rap e uma de samba, promovendo discussões sobre suas similaridades e disparidades, e incentivando os participantes a compartilharem suas próprias percepções e referências musicais. Na segunda parte, será ministrada uma breve oficina introdutória de ritmo, utilizando instrumentos de percussão do samba. Durante esta atividade, será explorada a construção rítmica e a noção de coletividade, destacando a importância da resistência e do sentimento de pertencimento. Além disso, serão abordadas questões pertinentes ao conceito de "racismo sonoro", com uma comparação entre a interpretação de sons, culminando em uma reflexão sobre a seletividade de estilos musicais, o que é considerado barulho e o que é considerado som dentro da universidade e da sociedade. Trazendo também as possibilidades de permanência estudantil relacionada com a greve que estamos vivenciando. Na terceira e última parte da oficina, realizaremos uma roda de conversa, retomando a interseção entre o rap e o samba. Um dos temas em destaque será um acontecimento recente: o desfile de carnaval da escola de samba Vai-Vai em 2024, com o enredo ¿Capítulo 4, Versículo 3 ¿ Da rua e do povo, o Hip Hop: um manifesto paulistano¿, que homenageou o álbum "Sobrevivendo no Inferno" dos Racionais MC¿s. Lançado em 1997, este disco retrata os desafios enfrentados pela cidade de São Paulo durante a década de 1990, incluindo eventos marcantes como o massacre do Carandiru em 1992, tema abordado na música "Diário de um detento". A reação negativa de algumas autoridades, como o sindicato dos delegados de polícia e determinados políticos, será também objeto de análise. Por meio dessa, pretende-se promover uma reflexão sobre como a existência e a resistência desses movimentos artísticos podem causar incômodo e a necessidade da sua permanência, culminando em considerações finais sobre a importância dos dois ritmos na expressão e resistência das comunidades.
Objetivos e Resultados Esperados: O objetivo central é promover um diálogo sobre a identidade individual e coletiva dos alunos do campus em relação à vivência periférica. E o rap e o samba, como expressão da cultura periférica, servirá como ferramenta para a comunidade acadêmica da Unifesp se familiarizar com a realidade vivenciada naquele espaço através da análise das músicas. Por meio dessa ação os membros da Unifesp Pimentas terão a oportunidade de conhecer a fundo as vivências, os anseios e as lutas dos moradores da comunidade que os circunda. Além de promover uma reflexão crítica a partir das letras que servirão de base para os debates a respeito dos desafios daqueles que se relacionam com e no espaço periférico, e a busca por possíveis soluções. O projeto tem potencial para construir pontes através do diálogo. A música se insere nesse contexto tendo como função o estreitamento da relação entre os alunos da Unifesp Pimentas e os moradores da comunidade, abrindo caminhos para uma maior solidariedade. Como resultado, esperamos integrar a Unifesp Pimentas à comunidade local através da análise da produção musical periférica. O projeto busca superar um pouco do distanciamento simbólico e físico entre ambos e a música será usada como um instrumento para aproximar os universos da Unifesp (academia) e do Bairro dos Pimentas (periferia), criando espaços de diálogo, escuta, aprendizado e colaboração coletiva.
Programação do evento: um único encontro prático conforme descrito no programa.
Estratégias de Divulgação: cartaz e redes sociais