SIEX - Sistema de Informações de Extensão

25495 - Olhar Inclusivo: Pensar a Acessibilidade no Espaço da Unifesp através da fotografia
Ano Base: 2024
Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar

Programa preliminar: Sendo a acessibilidade um tema candente nas discussões universitárias, essa oficina fotográfica busca construir o espaço através do olhar da câmera, tentando evidenciar os pontos de defasagem de acesso no ambiente que frequentamos todos os dias e fomentar uma discussão sobre o que significa acessibilidade. Culminando numa intervenção visual e numa interação com o espaço, buscamos também evocar em outras pessoas que frequentam a Unifesp as mesmas reflexões, para que isso transcenda a própria oficina.

Objetivos e Resultados Esperados: Sensibilizar os alunos em relação a acessibilidade e ao espaço que eles habitam através da produção coletiva de uma intervenção visual no espaço da universidade, Assim, os ambientes fotografados terão um novo sentido para todos aqueles que frequentarem o espaço após a oficina.

Programação do evento: 1º Etapa: Momento de evocar o conhecimento dos alunos com perguntas como o que eles entendem como deficiência, se há alguma pessoa com deficiência na família, se algum deles tem alguma deficiência. Após isso, perguntar como elas percebem que essas pessoas experienciam os lugares, como elas acessam ele, também sobre situações que eles presenciaram com pessoas com deficiência que pareceram corriqueiras em um primeiro momento, mas que olhando hoje, possam ser absurdas. O objetivo aqui é valorizar o conhecimento já presente nos alunos a partir de suas experiências pessoais e através da partilha de suas vivências criar um lugar comum, base para a discussão. Ao fim da discussão, anunciamos a atividade proposta para o próximo encontro: fotografar os pontos do campus que evoquem um problema de acessibilidade para pessoas com deficiência. 2º Etapa: Os alunos irão fotografar o campus com seus celulares e irão identificar os problemas de acessibilidade que podem afetar pessoas com deficiência. Para isso, serão formados grupos de três, para que a discussão seja produtiva, para que possam trocar conhecimento, indagar e desenvolver uma concepção do espaço que acolhe ou não. A partir das fotos impressas e dos problemas identificados, voltamos para a sala de aula e um grupo expõe sua foto para que o resto dos participantes enunciem esse problema, sem que o grupo que produziu a foto fale. Após isso, o grupo produtor da foto compartilha a sua visão sobre o problema identificado. Identificados os problemas, sugerimos uma pesquisa de imagens que possam evocar o problema de forma provocadora para que sejam coladas nos locais onde eles foram identificados. Aqui podem se produzir colagens, frases, etc. 3º Etapa: Iremos realizar uma intervenção nos espaços fotografados. Todos os alunos irão colar as imagens pelo campus como num roteiro, para que eles possam partilhar também das experiências no espaço físico que os outros tiverem. Aqui tentaremos também, ao final, expandir o conceito de acessibilidade como acesso à universidade e permanência.

Estratégias de Divulgação: cartazes e redes sociais