25580 - Sistemas agroflorestais em espaços urbanos. Conceitos básicos e práticas para voluntários do Greenpeace Brasil
Ano Base: 2024Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar
Programa preliminar: O evento consiste em um minicurso para voluntários do Greenpeace Brasil. Serão abordados conceitos básicos de agroecologia e sistemas agroflorestais e a sua importânica para a promoção de serviços ecossistêmicos em espaços urbanos e periurbanos. A partir da visita à Unidade demostrativa do LabSAF, serão trabalhados conceitos e práticas, tais como: manejo e cobertura de solo, uso de árvores nativas nos SAFs, plantas multifuncionais, desenho e estratificação em SAF, plantas importantes para a segurança alimentar (mandioca, inhame e PANCs), compostagem. Também serão mostradas semenstes crioulas produzidas na área, mostrando a diversidade agrícola e trabalhando a sua importância no contexto da agricultura frente aos desafios da mudança climática. Além da parte teórica e demostrativa, será realizada um aprática para os participantes, que consistirá no manejo do SAF, espcificamente, se pocederá ao plantio de mudas nativas (com preferência pelo palmito jussara, o palmito da Mata Atlântica) e manejo da cobertura do solo.
Objetivos e Resultados Esperados: O objetivo do curso é abordar a importânica da agroecologia com ênfase nos sistemas agroflorestais em espaços urbanos e periurbanos. Os resultados esperados são promover a cidadania e dar capacitação básica para os voluntarios do Greenpeace Brasil sobre os princípios e as práticas da Agricultura sustentável, com base em SAFs.
Programação do evento: 08/06/2024 10h as 11h ¿ Apresentação dos participantes e da equipe. Dinâmica de início. Princípios básicos da agricultura sustentável. Histórico da área do LabSAF. 11h as 12h - Princípios básicos dos SAFs. Apresentação da Unidade demonstrativa. Conceitos abordados: manejo e cobertura de solo, uso de árvores nativas nos SAFs, desenho e estratificação em SAF, plantas multifuncionais,plantas importantes para a segurança alimentar (mandioca, inhame e PANCs). 12h as 13h - Almoço 13h as 14h ¿ Prática de campo: plantio de mudas, podas, preparo e cobertura do solo. 14h as 15h ¿ Coleta e observação de sementes, Conceitos abordados: agrobiodiversidade e resiliência agrícola frente à mudança climática. 15h as 16h ¿ Visita à área de compostagem. Conceitos abordados: compostagem. Fechamento.
Estratégias de Divulgação: Canais de difussao: @agroecologiaunifesp; CAEC Diadema; página do Proex, divulgação no Greenpeace