25701 - Argumentatividade na prática da leitura e da produção de textos: reflexões para o ensino
Ano Base: 2024Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar
Programa preliminar: O seminário (webnário) "Argumentatividade na prática da leitura e da produção de textos: reflexões para o ensino" , tomando por base documentos curriculares para o ensino de português, a exemplo da BNCC, que postula a capacidade de ¿Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação¿ (Brasil, 2018, p.83), como uma das competências para o ensino fundamental nesta área, objetiva discutir como os textos podem ser trabalhados na escola com atenção especial para sua argumentatividade. Serão analisados textos voltados ao trabalho com a leitura com o intuito de construir sugestões didáticas que favoreçam a reflexão sobre a mobilização de recursos linguísticos e visuais para a expressão de pontos de vista na produção textual discente. Serão ainda analisados textos produzidos na escola a fim de observar como o/a discente opera e pode operar com a gestão e defesa de pontos de vista. O evento inscreve-se no campo da linguística de texto de base sociointerativa e discursiva, que toma o texto como uma unidade de sentido, o qual é sempre guiado por uma orientação argumentativa (Koch e Elias, 2016; Cavalcante et alii, 2020), ainda que nem sempre haja a defesa explícita de pontos de vista (Cortez, 2011).
Objetivos e Resultados Esperados: O evento tem como objetivos: - discutir como os textos podem ser trabalhados na escola com atenção especial para sua argumentatividade; - analisar textos voltados ao trabalho com a leitura com o intuito de construir sugestões didáticas que favoreçam a reflexão sobre a mobilização de recursos linguísticos e visuais para a expressão de pontos de vista na produção textual discente; - analisar textos produzidos na escola a fim de observar como o/a discente opera e pode operar com a gestão e defesa de pontos de vista. Esperamos com a realização do seminário oferecer, especialmente a professores/as da Educação Básica e a licenciandos/as de Letras, um espaço de discussão sobre ferramentas teóricas que possam contribuir para a atualização e a ampliação de conhecimentos, e a elaboração de metodologias para o ensino de Língua Portuguesa.
Programação do evento: O seminário sobre argumentação no ensino da leitura e da escrita será ministrado pela Profa. Dra. Suzana Cortez (UFPE) e acontecerá em 01/08/2024, das 14h30 às 16h30, via Google Meet. Trata-se de uma atividade vinculada ao grupo de pesquisa Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa ( THELPO - CNPq/ Programa de Pós-Graduação em Letras-UNIFESP).
Estratégias de Divulgação: O evento será divulgado em redes sociais pela comissão organizadora. Também, se possível, esperamos contar com a divulgação nos canais oficiais da Unifesp.