25720 - Assédio moral do trabalho (da educação pública): O que é, como prevenir e combater?
Ano Base: 2024Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar
Programa preliminar: O projeto é uma parceria entre a Coordenadoria de Medicina do Trabalho (Comed), do Departamento de Gestão de Pessoas e Ambiente de Trabalho (Degepat), da Secretaria de Gestão (SEGES) da Prefeitura Municipal de Santos e do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Psicodinâmica do Trabalho (LIPIPT) do Instituto Saúde e Sociedade (ISS) da Unifesp, coordenado pela professora Laura Camara Lima. A equipe é composta por uma convidada, Marisol Watanabe, que é especialista de psicodrama, saúde mental relacionada ao trabalho e reabilitação neurocognitiva funcional, estagiários do curso de Psicologia e estudantes ligados ao PET Equidade. O público-alvo são todos os diretores e coordenadores das unidades municipais de ensino de Santos. O Evento toma a forma de um workshop onde se inicia com um aquecimento, e depois serão problematizadas cenas de trabalho identificadas pelos participantes como assédio moral e serão pensados variações, desdobramentos e desfechos possíveis e desejados dessas cenas. Depois de uma pausa, será feita uma sistematização do que foi vivenciado e discutido em torno do conceito de assédio moral, causas, consequências e ações possíveis.
Objetivos e Resultados Esperados: Sensibilizar as diretoras e orientadoras das unidades municipais de ensino para as questões do assédio moral e violências no trabalho, considerando causas, consequências e formas de ação e prevenção, além da promoção de saúde. Espera-se mobilizar as diretoras para o problema, instigá-las à busca de ação e estreitar a parceria entre a Seduc, a Medicina do trabalho e a Unifesp, abrindo para perspectivas futuras de projetos.
Programação do evento: 8:30h - 9h/13h30h-14h00 - Acolhimento Acolhimento dos participantes - Jogo Sociométrico 9h - 10:40/14h-15h40 - Compartilhamento de cenas de assédio moral/ Encenação - Separar em grupo, mesclando os participantes (5min) ; - Em subgrupos de 5 diretores compartilhar histórias sobre o assédio (20 min) - Mesclar as histórias para prepararem uma encenação e definir uma manchete para a história (20 min); - Solicitar que 5 grupos venham encenar a cena - Em torno de 5 minutos por grupo (25 min) - Escolher uma manchete para aprofunda (1 min) - Encenar, abrindo para a contribuição da platéia (5 min) - Compartilhar as emoções - palavra ou frase (5 min) 10h40-11h /15h40-16h - Intervalo 11h - 12h/16h-17h - Comentários e Reflexões
Estratégias de Divulgação: Convocação dos diretores pela SEDUC