25968 - A observação enquanto metodologia privilegiada para o estudo do desenvolvimento na infância e da qualidade das interações entre pais e filhos. Exemplos e exercícios práticos
Ano Base: 2024Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar
Programa preliminar: Exposição teórica dialogada: Desenvolvimento de capacidades sócio-cognitivas; Apresentação de estratégias de observação sistematizada no comportamento e aquisições cognitivas nos primeiros anos de vida; Atividades práticas.
Objetivos e Resultados Esperados: O objetivo do Workshop é familiarizar estudantes e pesquisadores de áreas da saúde e educação com métodos específicos de observação sistematizada na primeira infância. Como resultados, espera-se fortalecer estudos em neurodesenvolvimento com novas estratégias de investigação, que também podem ser úteis no acompanhamento clínicos de crianças. Este evento internacional se soma aos propósitos do programa CAPES-PRINT: Evaluation of tools for the detection of neurodevelopmental, language and social cognition disorders in children and young people, and investigation of the effectiveness of educational therapeutic interventions - Edital nº 41/2017 - Processo 88887.310524/2018-00.
Programação do evento: - 9h Abertura: Professoras Claudia Berlim de Mello (Departamento de Psicobiologia) e Andrea Jackowski (Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica); - 9h30 Aula professora Carla Martins: A observação enquanto metodologia privilegiada para o estudo do desenvolvimento na infância e da qualidade das interações entre pais e filhos. Exemplos e exercícios práticos. - 10h30 Intervalo; -10h45 Atividades práticas e debate; - 12h Encerramento.
Estratégias de Divulgação: Divulgação em redes sociais das quais participam grupos de alunos e docentes da UNIFESP