26176 - Manejo de bananeira em SAF
Ano Base: 2024Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar
Programa preliminar: O evento consiste em um minicurso aberto a interessados. Serão abordados conceitos básicos de manejo ageoecológico de bananeiras em sistemas agroflorestais e a sua importânica para o manejo do agroecossistema como plantas de uso múltiplo. A partir da visita à Unidade demostrativa do LabSAF, serão trabalhados conceitos e práticas, abordando os conteúdos descritos a seguir: poda para otimizar a produção, cuidados de corte para evitar pragas, uso de poda de bananeira para melhoria do solo, como tirar mudas de bananeira. Além disso, será feita a manutenção da área com manejo e cobertura de solo.
Objetivos e Resultados Esperados: O objetivo do curso é abordar a importância das bananeiras em sistemas agroflrestais subtropicais, com ênfase nos sistemas agroflorestais em espaços urbanos e periurbanos. Os resultados esperados são, por um lado, otimizar o uso de bananeiras em sistemas agroecológicos, fortalecer os usos da agricultura urbana e periurbana com plantas de uso múltiplo (possuem usos produtivos, flores melíferas e ainda são consideradas plantas de serviço, porque melhoram o solo incrementando a sua capacidade de retenção de água e produção de matéria orgânica). Finalmente, espera-se promover melhores práticas de manejo de bananeiras e dar capacitação básica para os participantes.
Programação do evento: 20/09/2024 das 9h às 17h. Programação: 9h às 10h - Apresentação da unidade demonstartiva. Uso das bananeiras em SAF. 10h às 12h - Manejo de bananeiras: poda: onde, como e quanto podar, como evitar pragas. 12h às 13h - Almoço. 13h às 15h - Manejo de bananeiras: como tirar boas mudas e dicas de plantio. 15h às 16h - Manejo de bananeiras: uso da poda para melhoria do solo. 16 às 17h - Preparo de mudas para transporte, organização de materiais e fechamento da atividade com manutenção da cobertura de solo.
Estratégias de Divulgação: Canais de difussao: @agroecologiaunifesp; CAEC Diadema; página do Proex, divulgação no Greenpeace