SIEX - Sistema de Informações de Extensão

26187 - Plantio de bananeiras na Terra Indígena Guarani M´bya do Jaraguá
Ano Base: 2024
Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar

Programa preliminar: Serão abordados conceitos básicos de manejo agroecológico de bananeiras em sistemas agroflorestais e a sua importânica para o manejo do agroecossistema como plantas de uso múltiplo. Serão abordados os conteúdos específicos descritos a seguir: preparo de mudas de bananeira, preparo de berços de plantio, preparo de substrato para adubação no berço, cuidados no plantio de mudas de bananeira, cobertura do solo (restos de poda e/ou semeadura de adubos verdes para cobertura). Além disso, será feita uma roda de conversa no final da atividade para avaliação e fechamento.

Objetivos e Resultados Esperados: O objetivo do evento é realizar o plantio das mudas de bananeira obtidas na Unidade Demostrativa do LabSAF na Unifesp Diadema em Aldeia da Terra Indígena do Pico do Jaguaré. Além de abordar a importância das bananeiras em sistemas agroflrestais subtropicais, com ênfase nos sistemas agroflorestais em espaços urbanos e periurbanos. Os resultados esperados são: Promover melhores práticas de manejo de bananeiras e dar capacitação básica para os participantes. Diversificar os usos agrícolas da comunidade onde será realizado o evento. Fortalecer a produção de alimentos na Aldeia. Fortalecer o vínculo entre a Universidade e a comunidade externa, mediante atividades do Projeto de extensão, possibilitando que mais pessoas conheçam a reaidade das Aldeias do Jaraguá. Otimizar o uso de bananeiras em sistemas agroecológicos, fortalecer os usos da agricultura urbana da Aldeia com plantas de uso múltiplo (bananeiras possuem usos produtivos, flores melíferas e ainda são consideradas plantas de serviço, porque melhoram o solo incrementando a sua capacidade de retenção de água e produção de matéria orgânica).

Programação do evento: 22/09/2024 das 9h às 18h. Programação: 9h às 10h - Apresentação da Terra Indígena do Jaragua e da atividade proposta; 10h às 12h - Definição de áreas de plantio e preparo do solo (berços, adubação); 12h às 13h - Almoço; 13h às 15h - Manejo de bananeiras: cuidados para o plantio e dicas de manejo; 15h às 17h - Preparo das mudas e plantio de bananeiras. Rega e cobertura de solo; 17h às 18h - Organização de materiais e fechamento da atividade com roda de conversa.

Estratégias de Divulgação: Canais de difussao: @agroecologiaunifesp; CAEC Diadema; página do Proex.