26206 - 8o Simpósio do Samba - Identidades e Comunidades do Samba
Ano Base: 2024Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar
Programa preliminar: Seguindo o princípio de nucleação, conforme evento já realizado no ano passado, ao Campus Baixada Santista da Unifesp caberá a gestão da programação propriamente acadêmica que estará integrada à programação geral do Simpósio. O princípio de nucleação entende que diferentes entidades farão a gestão das partes da programação geral que estão sob seus cuidados sem que haja co-gestão de qualquer tipo. A programação acadêmica, objeto desta submissão, prevê inicialmente a realização de até seis Sessões Temáticas, reunindo trabalhos de diferentes pesquisadores e pesquisadoras do samba, bem como dois dias com programação de Minicursos e Oficinas. Ademais dessas atividades, o Campus Baixada Santista também deverá sediar uma Sessão de Lançamento de Livros. Estima-se que a composição das Sessões Temáticas, Minicursos, Oficinas e Sessão de Lançamento de Livros seja conhecida a partir de submissões à chamada pública e aberta, conforme já realizado em edições anteriores.
Objetivos e Resultados Esperados: A participação do Campus Baixada Santista como sede do 7o Simpósio do Samba mostrou que a presença da universidade como co-gestora do evento, especialmente em sua parte acadêmica, é capaz de ampliar o seu alcance e qualificar as discussões nele desenvolvidas. Estima-se que o 8o Simpósio do Samba consiga agregar em 2024 mais pesquisadores e pesquisadoras, representando outro salto no número de propostas submetidas, conforme já percebido entre a 6a e a 7a edições. Sendo assim, estima-se receber mais de 50 pesquisadores e pesquisadoras, agora não somente em Sessões Temáticas, mas também através de Minicursos, Oficinas e Lançamento de Livros. Espera-se ainda ampliar a participação da comunidade em geral e também estreitar ainda mais os laços entre a universidade e a comunidade do samba local. Note-se que a realização do 7o Simpósio do Samba teve desdobramentos importantes em áreas ligadas à Graduação, Extensão e Pesquisa, especialmente na construção da articulação que tornou possíveis visitas de campo por parte do Eixo Trabalho em Saúde e a criação de projetos de Extensão e Pesquisa que, articulados com a Escola de Samba X-9, agora buscam compreender, problematizar e intervir em temas de Saúde Integral da População Negra, bem como salvaguardar a memória afrobrasileira e afrocaiçara presente na rotina das regiões do Macuco e Bacia do Macuco.
Programação do evento: Listadas abaixo todas as atividades previstas para acontecer na programação acadêmica: 02/12/2024 - das 14 às 17 horas: Sessão de Lançamento de Livros 02/12/2024 - das 18 às 22 horas: Oficinas e/ou Minicursos 03/12/2024 - das 18 às 22 horas: Oficinas e/ou Minicursos 04/12/2024 - das 09 às 12 horas: Sessão Temática #1 04/12/2024 - das 14 às 17 horas: Sessão Temática #2 05/12/2024 - das 09 às 12 horas: Sessão Temática #3 05/12/2024 - das 14 às 17 horas: Sessão Temática #4 06/12/2024 - das 09 às 12 horas: Sessão Temática #5 06/12/2024 - das 14 às 17 horas: Sessão Temática #6 Salienta-se novamente que a programação final de Oficinas, Minicursos e Sessões Temáticas, bem como a confirmação das obras e autores(as) presentes à Sessão de Lançamento de Livros será organizada pela Comissão Acadêmica tendo como base chamada pública e aberta. Estima-se que a divulgação da programação final seja feita no dia 28/10/2024, em acordo com cronograma de submissão, análise e publicização estimado.
Estratégias de Divulgação: Conforme já realizado no ano passado, estima-se a divulgação de evento nas diversas redes sociais ligadas às entidades que participam da gestão da programação geral. Estima-se também contar novamente com o apoio da Coordenadoria de Cultura da PROEC, bem como do Departamento de Comunicação Institucional da Reitoria e da assessoria local na área de comunicação, isso tanto para a promoção e difusão da chamada pública de trabalho quanto para a divulgação da programação geral. A exemplo do ano passado, estima-se que essas instâncias da universidade promovam o evento em nossas páginas oficiais. A programação acadêmica, da chamada pública de trabalhos à divulgação de sua composição final, também devem ser divulgadas por membros da Comissão Acadêmica em suas próprias redes sociais e em redes sociais de associações de pesquisadores e pesquisadoras das quais fazem parte. As demais entidades envolvidas em outros núcleos de programação, a saber, o Laboratório de Musicologia da EACH/USP, a Prefeitura Municipal de Santos, através da Secretaria Municipal de Cultura, o Instituto Histórico e Geográfico de Santos, assim como a Liga das Escolas de Samba da Baixada Santista, também participam de uma ampla rede de divulgação que capitaliza o Simpósio local, regional e nacionalmente.