SIEX - Sistema de Informações de Extensão

26371 - 7º Ciclo de Formação de Pesquisadores em Educação: Produção do conhecimento de pesquisadores do GEODDIP
Ano Base: 2024
Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar

Programa preliminar: Palestrantes convidados: Prof. Dr. Robinson Jacintho de Souza; Prof. Dr. Paulo Luiz Vieira Ementa: O Grupo de Estudos e Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica ¿ GEODDIP, se dedica a investigações sobre o campo da formação de professores e tem como um de seus objetivos a formação de pesquisadores. Para tanto, organiza, periodicamente, o evento intitulado Ciclos de Formação de Pesquisadores em Educação, que se propõe a subsidiar educadores e pesquisadores em suas práticas investigativas. Essa atividade apresenta a produção de conhecimentos de pesquisadores do GEODDIP e se insere no desenvolvimento de ações formativas para o fortalecimento epistemológico de pesquisadores e pesquisadoras, favorecendo o desdobramento de condutas investigativas que atentem para a rigorosidade científica. Além disso, busca compartilhar os resultados da produção científica com outros grupos de pesquisa, instituições acadêmicas e comunidade científica, contribuindo assim para o avanço das pesquisas na área da formação docente. Os temas abordados serão: o Os sentidos do papel do coordenador pedagógico na escola pública, uma perspectiva Histórico Cultural - Prof. Dr. Paulo Luiz Vieira O trabalho se constitui como uma pesquisa de base materialista dialética que busca discutir e analisar a profissionalização do coordenador pedagógico escolar atuante nas escolas públicas do município de São Paulo em áreas de alto índice de vulnerabilidade a partir do seu fazer profissional e das dimensões de seu trabalho que contemplam a formação de professores, a articulação das relações, projetos e ações na escola para o processo de transformação na realidade escolar. É uma pesquisa do campo de estudos da formação de professores com base nas pesquisas voltadas à psicologia da educação, especificamente à linguagem no que tange a construção de sentidos e significados e têm como lócus de pesquisa as escolas públicas municipais localizadas na região leste da Cidade de São Paulo em regiões o Metamorfose epistemológica: o processo evolutivo da pesquisa em educação - do pré-projeto à concretização empírica e as contribuições do GEODDIP - Prof. Dr. Robinson Jacintho de Souza. A investigação científica no campo educacional é um processo complexo e com muitas nuances, caracterizado por transformações significativas desde sua concepção até sua materialização. Este tema se justifica pela necessidade básica de uma análise meticulosa e crítica do percurso investigativo, contemplando suas nuances epistemológicas, metodológicas e práxicas. Ao apresentar a trajetória completa - do pré-projeto à implementação da pesquisa - oferecemos à comunidade acadêmica (UNIFESP e as demais) uma perspectiva integral e transparente do fazer científico na área da educação.

Objetivos e Resultados Esperados: O Grupo de Estudos e Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica ¿ GEODDIP, se dedica a investigações sobre o campo da formação de professores e tem como um de seus objetivos a formação de pesquisadores. Para tanto, organiza, periodicamente, o evento intitulado Ciclos de Formação de Pesquisadores em Educação, que se propõe a subsidiar educadores e pesquisadores em suas práticas investigativas. Essa atividade apresenta a produção de conhecimentos de pesquisadores do GEODDIP e se insere no desenvolvimento de ações formativas para o fortalecimento epistemológico de pesquisadores e pesquisadoras, favorecendo o desdobramento de condutas investigativas que atentem para a rigorosidade científica. Além disso, busca compartilhar os resultados da produção científica com outros grupos de pesquisa, instituições acadêmicas e comunidade científica, contribuindo assim para o avanço das pesquisas na área da formação docente.

Programação do evento: Programação: 19h - Abertura do evento pela coordenação, seguido de Apresentação e desenvolvimento do pesquisador (45´ para cada palestrante), debate sobre a exposição; considerações finais de ambos os pesquisadores, considerações finais pela coordenação do evento, e, por fim, às 22h - Encerramento.

Estratégias de Divulgação: Utilização de Mídias sociais de integrantes do GEODDIP plataformas de divulgação da UNIFESP Contado com as redes de colaboração do GEODDIP