SIEX - Sistema de Informações de Extensão

26461 - Das paisagens da UNIFESP Campus Guarulhos e da Av. Jurema nos Pimentas à leitura do mundo. O trabalho de campo como práxis na formação de professores que ensinam geografia
Ano Base: 2024
Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar

Programa preliminar: Esta ação se insere no grupo de estudos Ensino de Geografia e Formação de professores vinculado ao departamento de Educação, curso de Pedagogia e no Grupo de Pesquisa Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica ¿ GEODDIP relacionado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), ambos da Escola de Filosofia e Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Campus Guarulhos - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). No início da atividade , no dia 9 de novembro. reunião com o grupo para repassar os pontos de observações programados para o trajeto . Objetivo : evidenciar o papel da observação no ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental na escola básica

Objetivos e Resultados Esperados: O objetivo da ação é o de construir subsídios assentados na indissociabilidade entre teoria e prática para as atividades pedagógicas de professores que ensinam geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio do trabalho de campo, no entorno do Campus Guarulhos da Unifesp e da Avenida Jurema nos Pimentas. Essa proposta reafirma o componente curricular geografia no contexto das atividades do/a professora/o para a formulação de fundamentos e de organização de leituras e escritas geográficas. Busca na dinâmica do trabalho de campo os fundamentos da construção discursiva e do desenvolvimento cognitivo enquanto atividade escolar

Programação do evento: 9 de novembro. Horário 8 às 17h . Local de encontro para o início do percurso : portão principal do Campus Guarulhos Assuntos : -O componente curricular Geografia na escola básica, a observação no ensino de Geografia como fundamento teórico metodológico do professor _associar as noções de paisagem (percepção do mundo) e território (ordenação do mundo percebido) com os processos de alfabetização geográfica e letramento nas diferentes linguagens que compõem o mundo escolar.

Estratégias de Divulgação: mídias sociais da Unifesp, mídias sociais vinculadas à rede municipal de educação de Guarulhos , mídias sociais /e-mail e whatapp de alunos da unidade curricular eletiva: O currículo da cidade e a escola pública: paisagem e território na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental