26534 - A literatura na sala de aula da Educação Linguística: "trazer o corpo de volta" e "marcar o não-marcado"
Ano Base: 2024Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar
Programa preliminar: A partir da leitura das obras Funny boy do Shyam Selvadurai e do conto "Pigs can't fly" abordaremos a relevância de incorporar narrativas literárias na educação linguística, tanto em língua inglesa quanto em outras línguas maternas e adicionais. O objetivo é evidenciar a diversidade das línguas inglesas, refletindo sobre o fato de que, embora o inglês tenha uma história colonizadora, ele também foi apropriado por uma ampla variedade de corpos, culturas e experiências. O conto "Pigs Can't Fly", de Shyam Selvadurai, romancista canadense de origem cingalesa, será utilizado como base para discutir em sala de aula questões de gêneros e sexualidades na infância, situadas no contexto cultural do Sri Lanka. O evento busca, assim, promover uma reflexão crítica sobre as múltiplas identidades e culturas que fazem uso da língua inglesa para seus próprios fins, ressaltando o caráter crítico e criativo inerente ao uso de línguas colonizadoras.
Objetivos e Resultados Esperados: Esta palestra é organizada pelos monitores da disciplina Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e pela monitora do projeto de extensão Texto e Contexto, sociedade e literatura nos países de lingua oficial francesa, inglesa e portuguesa e objetiva a educação étnico racial por meio do estudo das culturas e literaturas africanas, em consonância com a Lei 10.639. Este evendo é aberto à comunidade em geral, sobretudo professores da educação básica e, por isso, será amplamente divulgada nas redes e nas escolas com as quais os cursos de graduação da EFLCH tem parcerias.
Programação do evento: A palestra será das 18h às 20h. Será mediada por monitoras e será gravada no google meet. O público poderá interagir com o palestrante, fazendo-lhe perguntas.
Estratégias de Divulgação: A palestra ocorrerá pela plataforma digital google meet, será possível interagir com o palestrante, fazendo-lhe perguntas. Ela será gravada e ficará disponibilizada publica e gratuitamente no canal de You Tube da monitoria de literatura portuguesa da Unifesp e no instagram do projeto de extensão Texto e Contexto e esta iniciativa objetiva produzir conteúdos relevantes no tema para pesquisa e formação de professores.