26560 - Vamos conversar sobre a vida universitária no IC-CZL? Roda de Conversa sobre a trajetória universitária e as perspectivas de futuro dos/das estudantes da primeira turma do curso de Geografia
Ano Base: 2024Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar
Programa preliminar: Roda de conversa - Dia: 30/11/2024 , 9h00 às 12h , sendo: 9h - Abertura: Apresentação do objetivo da ação e do papel do Meta Observatório Institucional - CZL; 9h30 - Orientações sobre os objetivos da roda de conversa e dos minidepoímentos em vídeo; 10h - Conversa prospectiva sobre a trajetória acadêmica no IC [estímular a participação com perguntas provocadoras que incentivem a reflexão] 10h45 - Produção de minidepoimentos em vídeo sobre a vida uiversitária no IC-CZL 11h15 - Conversa reflexiva para a sistematização e síntese dos principais pontos [estimular a fala sobre pontos fortes e fracos, desafios e oportunidades da experiência]. Construção de uma "nuvem" com palavras-força recorrentes na conversa. 12h - Encerramento com fotografias da nuvem e dos participantes da oficina.
Objetivos e Resultados Esperados: Objetivo Central: - Conhecer a visão dos alunos formandos sobre sua trajetória universitária, bem como, suas perspectivas para o futuro profissional, sendo essencial para melhorar a qualidade da educação, promover um ambiente inclusivo e garantir que as instituições atendam às necessidades e expectativas de seus alunos. Objetivos Específicos: - Proporcionar a reflexão crítica, permitir que os alunos reflitam sobre suas experiências, identifiquem desafios e reconheçam conquistas. - Melhoria do Ensino: As opiniões dos estudantes fornecem informações valiosas sobre a eficácia das metodologias de ensino, currículos e apoio institucional. Isso pode orientar melhorias e ajustes que atendam melhor às necessidades dos alunos. - Identificação de Necessidades: Conhecer as percepções dos estudantes ajuda a identificar áreas em que eles podem estar enfrentando dificuldades, permitindo que a instituição ofereça suporte direcionado e relevante. - Engajar a participação: Quando os estudantes são ouvidos, eles se sentem mais valorizados e envolvidos no processo educativo. Isso pode aumentar o engajamento e a motivação, contribuindo para um ambiente de aprendizado mais positivo. - Promover da Inclusão: A diversidade de experiências e perspectivas entre os alunos deve ser reconhecida. Conhecer essas visões ajuda a criar um ambiente mais inclusivo, onde diferentes vozes são respeitadas e consideradas. - Preparar para o Futuro Entender como os alunos percebem sua formação pode auxiliar na preparação para o mercado de trabalho, permitindo que a instituição ofereça orientações e recursos que ajudem na transição para a carreira. - Avaliar o escopo Institucional: A visão dos alunos pode servir como um indicador da qualidade do ensino e da experiência universitária, ajudando a instituição a avaliar seu desempenho e a promover melhorias contínuas. - Fortalecer as Relações: Criar espaços de diálogo em que os estudantes possam compartilhar suas experiências fortalece as relações entre alunos e professores, promovendo um ambiente mais colaborativo e de confiança. Resultados esperados: Proporcionar a reflexão sobre a trajetória acadêmica. Compartilhar expectativas e medos em relação ao futuro. Fomentar a troca de experiências e aprendizagens. Criar um espaço de apoio mútuo entre os formandos. Conhecer A roda de conversa é uma abordagem pedagógica que promove a participação ativa e a troca de experiências entre os alunos. A roda de conversa permite que os alunos compartilhem suas ideias e experiências, facilitando a construção conjunta de saberes, proporciona um espaço seguro onde os alunos se sentem valorizados e respeitados, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
Programação do evento: Roda de conversa - Dia: 30/11/2024 , 9h00 às 12h , sendo: 9h - Abertura: Apresentação do objetivo da ação e do papel do Meta Observatório Institucional - CZL; 9h30 - Orientações sobre os objetivos da roda de conversa e dos minidepoímentos em vídeo; 10h - Conversa prospectiva sobre a trajetória acadêmica no IC [estímular a participação com perguntas provocadoras que incentivem a reflexão] 10h45 - Produção de minidepoimentos em vídeo sobre a vida uiversitária no IC-CZL 11h15 - Conversa reflexiva para a sistematização e síntese dos principais pontos [estimular a fala sobre pontos fortes e fracos, desafios e oportunidades da experiência]. Construção de uma "nuvem" com palavras-força recorrentes na conversa. 12h - Encerramento com fotografias da nuvem e dos participantes da oficina.
Estratégias de Divulgação: O público alvo da ação são alunos formandos da primeira turma do curso de Geografia, assim, as estratégias de divulgação serão: Convite via rede sociais, email e convite oral realizado por contato prévio.