26739 - III Encontro do Laboratório Agroflorestal da Unifesp Diadema de 2024
Ano Base: 2024Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar
Programa preliminar: A presente proposta consiste em um encontro formativo com atividades teórico-práticas em agrofloresta. Assim, serão abordados temas centrais à implantação e manejo agroflorestal, tais como: - Apresentação sucinta da área para novos participantes. - Reforço dos conceitos de SAF a partir da observação da área: sistemas produtivos com árvores, plantas para alimentar o solo (adubos verdes, leguminosas, margaridão), plantas de uso múltiplo, manejo do solo, microclima, etc. - Acompanhamento, adubação e rega das mudas arbóreas plantadas (pitanga, jerivá, cerejeira da mata, grumixama, saponária, uvaia, cambuci, caleludinha e araçá d´água). - Reconhecimento de PANCS (plantas alimentícias não convencionais): raízes e trepadeiras. bertalha coração e cará do ar. - Realização das atividades de manutenção e manejo necessárias (definidas em função da observação da área), sendo as mais frequentes: capina seletiva e poda de manutenção. Reforço da cobertura do solo em caminhos e canteiros. Rega de mudas arbóreas e acompanhamento visual de mudas plantadas e da germinação das sementes. - Capina manual, poda e reforço da cobertura do solo (mulching, lignificação do solo). - Colheita e podas. Justificativa Os sistemas agroflorestais (SAFs) são sistemas produtivos caraterizados por possuirem árvores, o que contribui para a conservação do solo, da água e da biota. Por envolver vários aspetos biofísicos, é interessante como tema de estudo. Ao longo dos anos, estudantes dos cursos de Ciências Ambientais e Biológicas da Unifesp, Campus Diadema, tem mostrado interesse pelo assunto dos SAFs. Inclusive, a área onde ocorrerá o encontro foi uma demanda dos estudantes do Curso de CA em 2019. Os encontros começaram em 2022 e foram mantidos com frequencia regular desde então, cumprindo os objetivos de manejo da área e na formação de um grupo de pessoas interessadas no assunto. Assim, a proposta se justifica, porque atende o interesse já explicitado do público alvo. Além de se constituir como um objeto pedagógio interessante. Finalmente, os encontros tem como contrapartida, o manejo da área LabSaf do El Dorado. Metodologia Será utilizada a metodologia da ação-participação, onde os participantes aprederão a partir da experiência em campo e da troca de conhecimento entre os pares. Nesse sentido, o docente apresenta a informação teórica e mostra como fazer as atividades de manejo que serão realizadas e depois atua como um orientador que norteira as ações, organiza a ação dos participantes e a partir dai, participa e interage de forma horizontal com o grupo.
Objetivos e Resultados Esperados: Objetivos O evento consiste em uma série de encontros formativos com atividades teorico-praticas para interessados no tema. Ao longo de 2024, ocorrerão vários encontros presenciais, em função das demandas de manejo da área e do público alvo interessado. Objetivos específicos: - Formação prática em manejo agroflorestal. - Manejo da área de SAF do El Dorado. - Divulgação dos conceitos de SAF e da existência da área no Campus. - Formação de um grupo de alunos interessados em agrofloresta. - Promover e manter os encontros periódicos na área. - Produção de sementes e propágulos para doação na Teia dos Povos. - Uso dos restos de poda do Campus, em colaboração com o projeto de compostagem. Resultados esperados: Manutenção da área LabSAF no Campus. Contato com as técnicas de manejo dos sistemas agroflorestais. Reconexão mediante atividades práticas. Proporcionar aos participantes uma experiencia de contato com a terra. Mostrar na prática conceitos relevantes sobre agricultura sustentável e compostagem.
Programação do evento: Data: 19/11/2024 das 13h às 17h - 4h Assunto e atividades: No III Encontro LabSAF de 2024, será dada continuidade às atividades de manejo iniciadas 15 dias atrás, com colheita de milho crioula, manejo de poda, capina seletiva, e reforço de cobertura do solo, além de regar as mudas arbóreas. O foco do encontro é estudar a prática da poda para manejo da luz dentro do sistema produtivo. Conteúdo programático, atividades: - Apresentação sucinta da área. - Mapeamento e reconhecimento de espécies vegetais de interesse: plantas adubadoras e plantas comestíveis. - Avaliação de atividades e manejo adaptativo. - Capina seletiva e poda de manutenção. - Rega de mudas. - Reforço da cobertura do solo (caminhos e canteiros). - Lignificação e técnicas de mulching. - Acompanhamento de mudas e germinação de sementes. - Manejo da luz dentro do sistema produtivo. - Colheita de milho (crioulo roxo guarani).
Estratégias de Divulgação: Canais de divulgação dos discentes (grupos de whatsapp, Instagram), CACAU, Instagram do Programa de extensão @agroecologiaunifesp, canais de divulgação da Proec e fixação de cartaz do prédio de acceso do Campus Diadema. Critérios de avaliação do aproveitamento: Presença, participação proativa, roda de avaliação no fechamento da atividade presencial.