SIEX - Sistema de Informações de Extensão

26796 - O gênero literário Fanfiction como prática de escrita colaborativa, no ensino básico: novas abordagens de letramento literário
Ano Base: 2024
Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar

Programa preliminar: O objetivo deste minicurso, produzido no âmbito do projeto de extensão "Cadernos Acadêmicos: Conexões Literárias", é apresentar propostas de letramento literário por meio de trabalhos publicados no periódico. Através dos artigos listados no cronograma da atividade, os ouvintes poderão ampliar seus repertórios de estratégias e metodologias para a aplicação de aulas que visem ao desenvolvimento de habilidades de letramento e leitura literária. Conforme Cosson (2009), o letramento literário "é fundamental no processo educativo". Para o autor, dentre as estratégias para o desenvolvimento de habilidades de leitura, o letramento literário se destaca por oferecer ferramentas de compreensão, auxiliando o leitor a dominar o complexo mundo da linguagem. Nesse sentido, a promoção de pesquisas científicas que abordam tal temática propicia, simultaneamente, o desenvolvimento de habilidades pessoais, no caso do público em geral, e profissionais, no caso dos educadores e pesquisadores.

Objetivos e Resultados Esperados: ¿ Apresentar conceitos e metodologias relevantes para o desenvolvimento do letramento e da leitura literária na sala de aula. ¿ Contribuir para a ampliação do conhecimento sobre estratégias pedagógicas. ¿ Proporcionar experiências de troca de conhecimentos entre pesquisadores e ouvintes das palestras. ¿ Propiciar, aos estudantes dos primeiros semestres, bem como à comunidade externa não dedicada à pesquisa, a compreensão da importância prática das pesquisas desenvolvidas no âmbito da graduação e do Programa de Pós-Graduação. ¿ Promover os trabalhos desenvolvidos pelo periódico "Cadernos Acadêmicos: Conexões Literárias".

Programação do evento: 21/11/2024 - Vivane Martins apresenta O gênero literário Fanfiction como prática de escrita colaborativa, no ensino básico: novas abordagens de letramento literário

Estratégias de Divulgação: Página da universidade, redes sociais da EFLCH, grupos de WhatsApp e cartazes.