26850 - Permanência Estudantil: Direitos e Deveres dos discentes quanto às bolsas auxílios
Ano Base: 2024Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar
Programa preliminar: 1) Reunião entre os integrantes do grupo para desenvolver os temas a serem abordados. 2) Desenvolvimento da apresentação que será proposta. 3) Desenvolvimento da dinâmica da parte interativa da ação. 4) Envio de convites em grupos de alunos UNIFESP
Objetivos e Resultados Esperados: Dando continuidade a ação desenvolvid no primeiro semestre, em que o grupo abordou os caminhos para adentrar na Universidade - seja ela pública ou privada -, bem como os benefícios sociais e econômicos dessa etapa, a ação aqui proposta para o 2° semestre visa informar e conscientizar os estudantes das universidades públicas sobre as ferramentas disponíveis de auxílio estudantil, com o objetivo de diminuir o volume de evasão da população estudantil das universidades públicas. Para além disso, será abordado os deveres e direitos do estudante que está sendo assistido por tais auxílios. O objetivo dessa temática é estimular que mais pessoas em situações de vulnerabilidade socioeconômica ocupem espaço no ensino superior no Brasil. Espera-se, como resultado um aumento da procura pelos núcleos de apoio estudantil (NAE) pelos alunos em situação de vulnerabilidade.
Programação do evento: O evento está programado para ocorrer no segundo semestre de 2024, dia 13/dezembro as15h. Iremos apresentar as oportunidades que a permanencia no ensino superior público oferece, os benefícios para as carreiras, contaremos também as nossas próprias histórias, visto que os integrantes do grupo possuem experiências estudantis e acadêmicas diversas, mas ao mesmo tempo com dificuldades semelhantes a que enfrenta a maioria dos jovens estudantes brasileiros, mas como ponto principal da exposição traremos as ferramentas que a UNIFESP disponibiliza para apoio e assistência estudantil. Por fim, faremos uma dinâmica de interação com os participantes com o fim de tirar dúvidas.
Estratégias de Divulgação: Parceria com responsáveis de sala de aula das turmas, redes sociais, e-mails direcionados, e o próprio boca a boca.