SIEX - Sistema de Informações de Extensão

27301 - Colóquio Democracia no pensamento brasileiro
Ano Base: 2025
Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar

Programa preliminar: Colóquio de pesquisadores brasileiros de várias instituições com o objetivo de apresentar/discutir pesquisas em andamento ou concluídas que versam sobre a questão da democracia no pensamento e na política brasileira.

Objetivos e Resultados Esperados: Contribuir para a troca intelectual no campo do pensamento político brasileira e da teoria política.

Programação do evento: Serão 4 mesas e uma conferência final distribuídas nos dias 27 e 28 de março de 2025. 27/03/2025 (quinta-feira) 14h00 Abertura; 14h15-16h30 Mesa 1 - Liberalismo, comunismo, democracia: Leonardo Belinelli (CPDA/UFRRJ): Democracia e socialismo na transição democrática: anotações preliminares (1979 - 1994); Milton Lahuerta (Unesp/Araraquara): A difícil interlocução entre liberais e comunistas acerca da democracia no Brasil; Diogo Tourino (UFJF): A busca pelo moderno no país da modernização: república e democracia na obra de Luiz Werneck Vianna; André Kaysel (Unicamp): A Comunhão pela Repulsa: o anticomunismo como aglutinador das extremas-direitas. 17h00-19h30 Mesa 2 - A democracia e seus críticos Christiane: Jalles de Paula (UFJF): A democracia e seus limites: notas acerca do debate Alceu/Corção/Sobral; Paulo Henrique Cassimiro (UERJ): Democracia e liderança no pensamento autoritário brasileiro; José Artigas de Godoy (UFPB): Pensamento reacionário e democracia autoritária no Brasil; Gabriela Nunes Ferreira, Diego Ambrosini e Maria Fernanda Lombardi Fernandes (Unifesp): A democracia em disputa no Brasil dos anos 1930. 28/03/2025 (sexta-feira) 10h00 - 12h30 Mesa 3 - A democracia e seus intérpretes: André Botelho (UFRJ): A Revolução Burguesa no Brasil: 50 anos de um clássico difícil; Christian Lynch (IESP/UERJ): Um pensador da democracia: a ciência política de Wanderley Guilherme dos Santos; Angélica Lovatto (Unesp/Marília): O conceito de democracia no pensamento do cientista político Hélio Jaguaribe: dos anos 1940 aos anos 2000; Vera Alves Cepêda (UFSCar): O peso da economia na construção de um projeto de nação: um exame sobre a obra de Celso Furtado. 14h00-15h50 Mesa 4 - Questões conceituais: política, democracia e autoritarismo: Bernardo Ferreira (UERJ): Conceitos políticos: o que fazer com eles?; Bernardo Ricupero (USP): Autoritarismo: as aventuras de um conceito?; Jorge Chaloub (UFRJ): Conservadorismo difícil? Reflexões sobre a contemporaneidade de um conceito; Encerramento - 16h00-16h30 Brasílio Sallum Junior (USP): Democracia em risco.

Estratégias de Divulgação: Sites da Unifesp e do Campus; lista de e-mails; divulgação em associações como ABCP, SBS e Anpocs