SIEX - Sistema de Informações de Extensão

27371 - 1º Simpósio de História do Retrato : Teorias, Metodologias e Estudos de Caso
Ano Base: 2025
Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar

Programa preliminar: 06 de maio de 2025: Mesa 1: O poder e a tradição clássica no retrato (início 14h00) Vinicius de Oliveira Bernardo - Da lenda ao Imperador: Carlos Magno e sua moeda Maria Cristina Loureiro Achcar - A construção de autoridade por meio dos autorretratos: o caso de Sofonisba Anguissola Thainan Noronha de Andrade - O Retrato de Cosimo I de¿ Medici como Orfeu: arte e mito na celebração do poder Mesa 2: O Renascimento e seu impacto na arte do retrato (início 16h00) Janaína Santana - Usos e funções da galeria de retratos: o caso de Dona Catarina de Áustria (1552) Sarah Maria de Godoy Costa e Nascimento - Retrato e Sociedade na Arte Renascentista: A "Dama Florentina" de Alessandro Allori Janaína da Silva Fonseca - A Matéria do Retrato: A agência das plantas em Vertumnus de Giuseppe Arcimboldo Janaína Simões - Dalton Paula: entre o Renascimento italiano e o decolonial em Retratos Brasileiros Conferência de abertura (início 19h40): Profa. Dra. Elaine Dias (UNIFESP) Prof. Dr. Cássio da Silva Fernandes (UNIFESP) 07 de maio de 2025: Mesa 3: As mulheres no mundo moderno e a filosofia como aliada metodológica e fonte para os estudos do retrato (início 14h00) Nathan Gomes - O topos da mulher guerreira no imaginário brasileiro oitocentista Larissa Galende Guidolin - Académicas y Ilustradas: uma análise do retrato da Marquesa de Villafranca Francisco Fontanesi Gomes - ¿Existe uma feiura que é mais amável que qualquer beleza¿: O retrato de Fernando VII na coleção do MASP por Francisco de Goya Lucas Carvalho L. Teixeira - Retratos cósmicos: Martin Heidegger e a virada pós-metafísica na teoria da arte ¿ Um esforço hermenêutico Mesa 4: O retrato no Brasil moderno e os seus novos meios (início 16h30) Samuel Mendes Vieira - Dois retratos e algumas questões no processo de catalogação das obras de Belmiro de Almeida Simone de Oliveira Souza - Olhar o outro e a si mesmo: reflexões sobre as pinturas dos Irmãos Timotheo da Costa Profa. Dra. Lúcia K. Stumpf - Marca registrada: a construção da autorrepresentação de d. Obá II d¿África (1878-1890) Natália Cristina de Aquino Gomes - A imagem do escultor: os retratos fotográficos de Rodolfo Pinto do Couto Laura Camila Silva da Silva - O retrato de Carlos Gomes e sua afrodescendência no traço de David Widhopff Conferência de encerramento (início 19h40): Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins (USP/Museu Paulista)

Objetivos e Resultados Esperados: Pretende-se reunir acadêmicos de todos os níveis e de diversas instituições de ensino para que se possa promover uma discussão de alto nível sobre o retrato, seus meandros e características, do medievo ao século XX. Um dos intuitos é a troca de ideias, fontes, bibliografias sobre o gênero artístico, experiências em arquivos e análises destes objetos, fortalecendo o estudo do assunto entre os participantes e auxiliando todas as pesquisas dos envolvidos, construindo pontes interinstitucionais entre os comunicadores e conferencistas. Os resultados que esperamos são a difusão do conhecimento e das pesquisas acerca da temática do retrato, a divulgação e o fortalecimento das atividades presenciais na UNIFESP EFLCH; proporcionar aos alunos do PPGHA e da Graduação um evento que lhes permita um contato mais aprofundado com este tema caro à História da Arte; a aproximação entre os comunicadores e a manutenção dos contato destes pesquisadores; promover o fortalecimento da relação com outras instituições através dos participantes externos, como a USP e UNICAMP. Difundir as pesquisas realizadas pelos membros dos grupos de pesquisa CNPq HARPA e Warburg e Renascimentos. Também se pretende, como resultado do evento, publicar no devido tempo, um livro com as contribuições de todos os participantes do Simpósio, demonstrando os resultados das discussões e seus temas.

Programação do evento: Programa do I Simpósio de História do Retrato Organização: Francisco Fontanesi Gomes (doutorando, UNIFESP), Janaína Santana (mestranda, UNIFESP), Prof. Dr. Cássio Fernandes (UNIFESP) e Profa. Dra. Elaine Dias (UNIFESP). |06 de maio de 2025: Mesa 1: O poder e a tradição clássica no retrato (início 14h00) Vinicius de Oliveira Bernardo - Da lenda ao Imperador: Carlos Magno e sua moeda; Maria Cristina Loureiro Achcar - A construção de autoridade por meio dos autorretratos: o caso de Sofonisba Anguissola; Thainan Noronha de Andrade - O Retrato de Cosimo I de¿ Medici como Orfeu: arte e mito na celebração do poder. Mesa 2: O Renascimento e seu impacto na arte do retrato (início 16h00). Janaína Santana - Usos e funções da galeria de retratos: o caso de Dona Catarina de Áustria (1552); Sarah Maria de Godoy Costa e Nascimento - Retrato e Sociedade na Arte Renascentista: A "Dama Florentina" de Alessandro Allori; Janaína da Silva Fonseca - A Matéria do Retrato: A agência das plantas em Vertumnus de Giuseppe Arcimboldo; Janaína Simões - Dalton Paula: entre o Renascimento italiano e o decolonial em Retratos Brasileiros Conferência de abertura (início 19h40): Profa. Dra. Elaine Dias (UNIFESP) Prof. Dr. Cássio da Silva Fernandes (UNIFESP). |07 de maio de 2025: Mesa 3: As mulheres no mundo moderno e a filosofia como aliada metodológica e fonte para os estudos do retrato (início 14h00). Nathan Gomes - O topos da mulher guerreira no imaginário brasileiro oitocentista; Larissa Galende Guidolin - Académicas y Ilustradas: uma análise do retrato da Marquesa de Villafranca; Francisco Fontanesi Gomes - ¿Existe uma feiura que é mais amável que qualquer beleza¿: O retrato de Fernando VII na coleção do MASP por Francisco de Goya; Lucas Carvalho L. Teixeira - Retratos cósmicos: Martin Heidegger e a virada pós-metafísica na teoria da arte ¿ Um esforço hermenêutico. Mesa 4: O retrato no Brasil moderno e os seus novos meios (início 16h30). Samuel Mendes Vieira - Dois retratos e algumas questões no processo de catalogação das obras de Belmiro de Almeida; Simone de Oliveira Souza - Olhar o outro e a si mesmo: reflexões sobre as pinturas dos Irmãos Timotheo da Costa; Profa. Dra. Lúcia K. Stumpf - Marca registrada: a construção da autorrepresentação de d. Obá II d¿África (1878-1890); Natália Cristina de Aquino Gomes - A imagem do escultor: os retratos fotográficos de Rodolfo Pinto do Couto; Laura Camila Silva da Silva - O retrato de Carlos Gomes e sua afrodescendência no traço de David Widhopff. Conferência de encerramento (início 19h40): Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins (USP/Museu Paulista).

Estratégias de Divulgação: Postagens nas plataformas digitais do Instagram (da EFLCH, do PPGHA e dos organizadores) e do Whatsapp. Envio de mensagens eletrônicas pelo setor de eventos para a comunidade da EFLCH. Também serão colocados cartazes no campus da EFLCH , assim como serão feitas visitas às salas de aula da graduação para convidar diretamente os alunos para o Simpósio.