27590 - A narrativa de mulheres latino-americanas no século XX: Silvina Ocampo e a irrupção do fantástico
Ano Base: 2025Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar
Programa preliminar: Este evento, intitulado ¿A narrativa de mulheres latino-americanas no século XX: Silvina Ocampo e a irrupção do fantástico¿ faz parte das atividades do Projeto #NiUnaMenos: feminismos e gênero em produções culturais latino-americanas, que têm como foco o histórico e a atuação dos movimentos de mulheres latino-americanos em diálogo com algumas das teorias feministas e de estudos de gênero, predominantemente latino-americanas, buscando promover a reflexão sobre produções culturais da região - tais como obras literárias, filmes e canções - a partir dessa perspectiva feminista latino-americana. O projeto teve início em março de 2024 e prevê atividades como grupos de estudos, cursos de extensão, ciclos de cinema, eventos, oficinas de tradução e seminários em parceria com instituições públicas e privadas, bem como coletivos e movimentos sociais brasileiros e de outros países latino-americanos, de modo a unir prática e ação, em consonância com a práxis dos movimentos feministas. Este evento será conduzido pelo Prof. Dr. Rodrigo de Freitas Faqueri Montanholi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ¿ Campus Itaquaquecetuba. A palestra pretende evidenciar os elementos constituintes do universo fantástico na narrativa produzidas por mulheres latino-americanas no século XX, tendo como base a escrita da argentina Silvina Ocampo (1903-1993), que se configurou como uma grande representante do gênero em questão. Considerada por sua biógrafa, a também escritora Mariana Enríquez, como a ¿terceira cabeça do monstro¿, Silvina Ocampo viveu e escreveu longe dos holofotes que focalizavam com frequência as outras cabeças dessa figura insólita: Jorge Luis Borges e Bioy Casares. Assim, com a análise e a discussão sobre o conto `La casa de azúcar¿, pertencente à coletânea La furia (1959), este evento pretende mergulhar no universo ficcional criado por Silvina Ocampo, que se faz valer do duplo e da liberação da figura da mulher das amarras do patriarcado para irromper o fantástico em sua obra singular.
Objetivos e Resultados Esperados: A palestra pretende evidenciar, para as e os estudantes e o público em geral, os elementos constituintes do universo fantástico nas narrativas produzidas por mulheres latino-americanas no século XX. Tendo como base a escrita da argentina Silvina Ocampo (1903-1993) que, mesmo tendo sido uma grande representante do gênero em questão, viveu e escreveu longe dos holofotes que focalizavam com frequência nomes como o de Borges e o de Bioy Casares. Apesar disso, Ocampo valeu-se do duplo e da liberação da figura da mulher das amarras do patriarcado para incluir o fantástico na sua obra.
Programação do evento: 22/05/2025 - 15hs (vespertino), sala de aula 209 - Apresentação do Prof. Dr. Rodrigo de Freitas Faqueri Montanholi ¿ Apresentação de ¿A narrativa de mulheres latino-americanas no século XX: Silvina Ocampo e a irrupção do fantástico¿ - Discussão com as e os estudantes, que previamente terão lido alguns dos contos de Silvina Ocampo. 22/05/2025 ¿ 19.30hs (noturno), sala de aula 209 - Apresentação do Prof. Dr. Rodrigo de Freitas Faqueri Montanholi ¿ Apresentação de ¿A narrativa de mulheres latino-americanas no século XX: Silvina Ocampo e a irrupção do fantástico¿ - Discussão com as e os estudantes, que previamente terão lido alguns dos contos de Silvina Ocampo.
Estratégias de Divulgação: Todos os canais da Unifesp Guarulhos (Instagram, divulgação lista de Professores, etc.)